Existem alguns lugares que são símbolos de determinadas cidades ou países e a Capela de Nossa Senhora de Vitaleta é um deles. Se abrir qualquer guia de viagem sobre a Itália ou pesquisar apenas a palavra ‘Toscana’ no google, pode ter certeza de que a imagem dessa charmosa igrejinha vai aparecer em meio aos ciprestes verdes e rolos de feno. Não importa onde você pesquisar. Essa imagem simplesmente estará lá.

A Capela da Toscana

Para terem ideia da importância do lugar, os primeiros registros da existência da Capela datam de 1590 e calcula-se que tenha sido construída no final da Renascença e é protegida pela UNESCO.CC
Seu nome oficial (em Italiano) é Capella dela Madonna di Vitaleta e fica na cidade rural de Vitaleta, que faz parte da cidade de San Quirico d’Orcia.
Esta região do Val’Orcia é simplesmente uma das mais bonitas da Itália (eu diria que do mundo). Encontrar essa capela não é das tarefas mais fáceis. Se você estiver viajando por conta, eu diria que alugar um carro para rodar a Toscana é essencial.
Faz muita diferença e dá uma mobilidade inimaginável. Mesmo de carro, vocês não sabem a trabalheira que deu para encontrar essa belezoca!
Como chegar na Cappella della Madonna di Vitaleta
Sabíamos que a igreja ficava na área rural de San Quirico d’Orcia, então saímos bem cedo de Florença em direção a San Quirico com a seguinte ideia: a gente conhece a cidade e pergunta para algum morador para que lado fica a igreja. Todo mundo deve saber onde fica a igreja, porque ela é famosa, né?!
Tudo certo não fosse um detalhe: contar com ajuda de alguém logo cedo no inverno não é das melhores ideias. #FicaADica Isso porque não havia uma alma viva andando pela rua até quase 10h da manhã, gente! Juro!

Só fomos encontrar a orientação de um senhor, o seo Raul, já quase na saída da cidade. Ele também só soube dizer: vai reto aqui, vire ali e depois vai reto até ver a igreja. Para isso não acontecer com você, aqui está a localização da Capela!
Seguimos então a orientação do seo Raul e pegamos uma estradinha secundária. Bem rural mesmo. Que aventura! Conforme o GPS ia nos dando alguns caminhos, de repente nos víamos no meio de chácaras e fazendas particulares.

Assustados, a gente fazia o caminho de volta até a rodovia. Foi assim até que lá longe estava ela. Um dos símbolos da Toscana e realmente pitoresca como aparece nos livros.
Tentamos chegar pertinho, mas assim como em boa parte do caminho, a gente esbarrava em propriedades particulares. Se houvesse alguém, até poderíamos pedir passagem ou orientação, rs, mas nos contentamos em vê-la a certa distância. Linda de qualquer forma.

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.