As vezes o cansaço bate e é preciso recarregar as baterias. Sei que nem sempre é possível planejar uma viagem muito longa e por isso o ideal é se planejar para um feriado prolongado (como o de 15 de novembro) ou até mesmo um final de semana. Um lugar ideal para isso é a cidade de Ubatuba, no litoral de São Paulo.
Para começar, ficamos em um local chamado Pouso do Farol, que fica na praia da Enseada e é um charme. É simples, rústica, mas muito confortável e limpa, sem contar que fica na rua principal, há poucos metros da praia e os donos são uns amores! O que me cativou foi que mesmo em um feriado como o carnaval, havia pouca gente e era possível fazer tudo sem muito tumulto.
E sabe a expressão “Ubachuva”, pelo fato de chover bastante? Bom, não sei se foi sorte de iniciante, mas durante os 5 dias que ficamos lá, choveu apenas uma vez e foi uma pancadinha já durante a noite.
Pelo que pude perceber durante os dias que fiquei por lá, a Enseada é uma das praias mais bonitas da região, além de ser destino de famílias, por isso é mais tranquila e tem pouca badalação. Um lugar realmente para relaxar.
Ubatuba é relativamente grande e possui várias ilhas, onde é possível mergulhar, conhecer ruínas de uma prisão e até mesmo fazer stand-up paddle. Durante os dias em que ficamos lá, fizemos um passeio oferecido pela pousada que é ir até a ilha da Anchieta e passar o dia à bordo de um veleiro construído pelo próprio dono da pousada.
Nós e mais três casais que também estavam hospedados na mesma pousada passamos o dia de ilha em ilha, almoçamos e paramos para mergulhar em Anchieta. Achei super bacana, a água estava calma, limpinha e foi possível ver diversos peixes.
Pausa para contar a história dos donos da pousada aqui: O casal estava junto há quase dez anos e como não conseguiam ter filhos, decidiram construir um veleiro para rodar o mundo (quem nunca sonhou com isso?). O veleiro ficou pronto e eles partiram. Poucos meses depois, descobriram que estavam grávidos! E assim, os dois filhos do casal nasceram e foram criados no barco, até que entraram em idade escolar e a família teve que fixar residência e escolheram Ubatuba para isso! Inclusive, os dois filhos já são adultos ( 18 e 21 anos, acho) e foram eles quem nos guiaram pelo passeio de veleiro. Lindo né?
Confesso que torci o nariz quando estávamos nos programando para ir, mas tenho que ser honesta que gostei bastante de Ubatuba, pois não é muito longe, é tranquilo (olha que fui no carnaval), tem muitas opções de passeios, além de restaurantes, hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos.
Este passeio de barco que fizemos, ficou bem mais barato do que os que nos eram oferecidos na praia. Sem contar que foi pouca gente, o que contribuiu para um passeio bem mais gostoso.
Foi um feriado surpreendente. Gostei bastante e me diverti muito.
É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.