Europa, Itália

De carro pela Toscana: a busca pela famosa Cappella della Madonna di Vitaleta

31 ago 2015
[ 6 ]

Existem alguns lugares que são símbolos de determinadas cidades ou países e a Capela de Nossa Senhora de Vitaleta é um deles. Se abrir qualquer guia de viagem sobre a Itália ou pesquisar apenas a palavra ‘Toscana’ no google, pode ter certeza de que a imagem dessa charmosa igrejinha vai aparecer em meio aos ciprestes verdes e rolos de feno. Não importa onde você pesquisar. Essa imagem simplesmente estará lá.Madonna di Vitaleta, Tuscany

Madonna di Vitaleta, Tuscany

Estrada rural da Toscana! <3

Estrada rural da Toscana! <3

A Capela
Para terem ideia da importância do lugar, os primeiros registros da existência da Capela datam de 1590 e calcula-se que tenha sido construída no final da Renascença e é protegida pela UNESCO. Seu nome oficial (em Italiano) é Capella dela Madonna di Vitaleta e fica na cidade rural de Vitaleta, que faz parte da cidade de San Quirico d’Orcia.

Esta região do Val’Orcia é simplesmente uma das mais bonitas da Itália (eu diria que do mundo). Encontrar essa capela não é das tarefas mais fáceis. Se você estiver viajando por conta, eu diria que alugar um carro para rodar a Toscana é essencial. Faz muita diferença e dá uma mobilidade inimaginável. Mesmo de carro, vocês não sabem a trabalheira que deu para encontrar essa belezoca!

Sabíamos que a igreja ficava na área rural de San Quirico d’Orcia, então saímos bem cedo de Florença em direção a San Quirico com a seguinte ideia: a gente conhece a cidade e pergunta para algum morador para que lado fica a igreja. Todo mundo deve saber onde fica a igreja, porque ela é famosa, né?!

Tudo certo não fosse um detalhe: contar com ajuda de alguém logo cedo no inverno não é das melhores ideias. #FicaADica Isso porque não havia uma alma viva andando pela rua até quase 10h da manhã, gente! Juro!Madonna di Vitaleta, Tuscany

Só fomos encontrar a orientação de um senhor, o seo Raul, já quase na saída da cidade. Ele também só soube dizer: vai reto aqui, vire ali e depois vai reto até ver a igreja. Para isso não acontecer com você, aqui está a localização da Capela!

Madonna di Vitaleta, Tuscany

Seguimos então a orientação do seo Raul e pegamos uma estradinha secundária. Bem rural mesmo. Que aventura! Conforme o GPS ia nos dando alguns caminhos, de repente nos víamos no meio de chácaras e fazendas particulares. Assustados, a gente fazia o caminho de volta até a rodovia.  Foi assim até que lá longe estava ela. Um dos símbolos da Toscana e realmente pitoresca como aparece nos livros.

Quer saber mais sobre a Itália? Clique aqui para ver um índice com TODOS os posts publicados no blog sobre esse país lindo! 

Tentamos chegar pertinho, mas assim como em boa parte do caminho, a gente esbarrava em propriedades particulares. Se houvesse alguém, até poderíamos pedir passagem ou orientação, rs, mas nos contentamos em vê-la a certa distância. Linda de qualquer forma.

Foto: Emanuelle Rigoni

Foto: Emanuelle Rigoni

Madonna di Vitaleta, Tuscany

Madonna di Vitaleta, Tuscany

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram

Deixe seu comentário

6 comentários em "De carro pela Toscana: a busca pela famosa Cappella della Madonna di Vitaleta"
  1. Paulo   •   11/04/16   •   18h50

    estava procurando por essa capela para conhecer na minha viagem a Toscana mês que vem e o seu post foi sensacional, obrigado!

    • Iara Vilela   •   12/04/16   •   12h10

      Que bom que o post te ajudou, Paulo!

      :*

      • Luciana.   •   17/11/16   •   16h40

        Olá. Você pode chegar até a capela caminhando. É só deixar o carro. Inclusive essa capela faz parte do caminho religioso aqui na região. O caminho passa por várias propriedades particulares. Não pode ingressar com carro mas a pé pode.

        • Iara Vilela   •   17/11/16   •   18h09

          Que bacana, não sabia disso, Luciana! Muito obrigada pelo toque!

  2. Maicon   •   22/12/17   •   20h40

    Olá Iara,

    Estou na Toscana e vi seu posta sobre a Capella di Vitaleta.

    Como estavamos em Montalcino, verifiquei que estava a 30Km da Capela.

    Como estava próximo partimos em direção a famosa Capela, tranquilos, afinal estávamos próximos.

    Utilizamos sua lcalização e chegamos muito próximos, porém em um portão fechado. Parecendo uma propriedade particular, não entramos. Tentamos então outras estradas que talvez levasse a Capela (começou a aventura). Tentantamos uma estrada que levou a uma pousada de agriculturismo que estave atá uma distância próxima, mas não tinha estrada nenhuma desta pousada atá a capela. Tentamos ainda uma outra estrada próxima a pousada de agriculturismo que tinha uma placa com a imagem da Capela com a mensagem embaixo “NO” kkkk … Compriendemos neste momento que muitos entram nesta estrada atrás da Capela e já deixaram a mensagem an placa para evitar explicações.
    Voltamos então para rodovia e tentamos outro cominho pelo GPS que fez nós dar toda uma volta e voltar ao mesmo lugar… rsrsrs… Até que neste momento encontramos uma viva alma caridosa que nos explicou como fazer o caminho de carro até próximo a Capela, deixar o carro em um estacionamento e seguir por 10min a pé… Seguimos então, e advinha onde chegamos?? No mesmo portão fechado!! Entao neste momento vi que era realmente neste portão. O carro ficaria do lado de fora e deveríamos seguir a pé.. e foi o que fizemos. Por fim, deu trabalho…. Mas a recompensa de chegar a Capela valeu muito a pena… Esta Capela é Magnífica e vale todo o esforço… Sem contar as lindas fotos que conseguimos aos pés da Capella della Madonna di Vitaleta!!

    Gostaria de publicar uma foto aqui para mostrar nossa conquista… mas não encontrei como nos comentários.

    Super Recomendo!

    Obrigado pela dica… Estamos agradecidos!

    • Iara Vilela   •   18/01/18   •   14h04

      Maicooooon! Que história maravilhosaaaaaaaaaaa! Por favor, me mande essas fotos no hello@viajandoaprendi.com.br que eu faço questão de incluir seu relato e sua foto no post!! Beijos!