Imagine um vale cheio de colinas e que no topo delas estão cidades medievais, rolos de fenos, vinhedos, olivais, campos de trigo e de girassol. Imaginou? Isso é o Val d’Orcia e é neste lugar que você vai encontrar todas aquelas paisagens surreais da Toscana mostradas em filmes e novelas.


Val d’Orcia e a Toscana
Se o seu objetivo é conhecer a essência da Toscana, eu diria que é quase inevitável (ou obrigatório) passar por entre as estradas rurais repletas de ciprestes desta região reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2004.
Resolvi escrever este primeiro post para explicar mais sobre a região para vocês e contar como dividimos nosso passeios, sempre usando Florença como cidade-base. Já os próximos posts serão sobre as cidades aqui citadas: San Gimignano, Siena, San Quirico d’Orcia, Pienza, Montalcino e Montepulciano, além de um texto especial sobre a famosa Capella della Madonna di Vitaleta.



Para essa experiência ser inesquecível, a melhor dica que posso te dar é: alugue um carro! Estar à bordo de um carro fez toda a diferença no nosso passeio pela região, pois nos deu mobilidade e liberdade para seguirmos – e pararmos – em qualquer lugar que despertasse interesse.
Fora os dias que passamos em Florença e Pisa, dividimos nosso roteiro pela Toscana em dois dias. Um para San Gimignano e Siena e outro para San Quirico d’Orcia, Pienza, Montalcino e Montepulciano.

Essas foram as nossas cidades visitadas, mas você pode escolher outros vilarejos igualmente charmosos da região. E não se assuste com a quantidade de cidades, querido leitor. No inverno dá tranquilamente para conhecer mais de uma por dia por dois motivos:
1 – Distância: as cidades ficam, muito, mas muito próximas uma das outras. Para ter uma ideia, a distância entre as cidades de San Quirico d’Orcia e Pienza é de apenas 10 km.
2 – Comércio parcialmente fechado: No inverno algumas coisas como lojas, gelatterias e etc ficam fechadas (ou abrem mais tarde), então, mesmo andando calmamente, você acaba percorrendo esses vilarejos em menos tempo.
Bate-volta saindo de Florença
Conseguimos tranquilamente passar por todas essas cidades e ainda nos sobrou tempo para parar na estrada e aproveitar a vista que essa região tem. Acho que o segredo para aproveitarmos bem o tempo, foi que saímos super cedo de Florença e esse bate-volta não foi cansativo como li em muitos lugares.
A distância de Florença à San Quirico d’Orcia é de 113 km e o percurso leva cerca de 1h40 para ser percorrido de carro. Como o nosso dia foi separado para percorrer as estradas da região e o visual é deslumbrante, não sentimos a distância e no dia seguinte já pegamos a estrada novamente.
Claro se puder sair de Siena, o caminho encurta bastante, já que o trajeto passa a ter apenas 46km. Se você tiver a oportunidade de se hospedar em uma das várias vinícolas espelhadas pelo Val d’Orcia, acho que sua viagem ficará ainda mais linda!



É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.
Mantenha esse blog vivo!
Se você gostou do conteúdo desse post, saiba que pode ajudar o blog a funcionar e a continuar completamente gratuito! E é bem simples! Basta fazer reservas através do blog, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
Para fazer reservas de hotel basta clicar aqui. Já para sair do Brasil já com chip de internet, é só clicar aqui!