Europa, Itália

De carro pela Toscana: conhecendo San Quirico d’Orcia, Pienza, Montalcino e Montepulciano

25 ago 2015
[ 4 ]

Durante anos, a Toscana fez parte da minha Bucket list, que é uma lista com coisas que você sonha em fazer antes de morrer. Quando finalmente meu sonho estava prestes a se realizar, eu tratei de pesquisar bastante para conseguir aproveitar o máximo possível desse lugar tão fantástico.Val d'Orcia, Tuscany

No post anterior, contei um pouco sobre o que é a região do Val d’Orcia e falei quais foram as cidades que visitamos. Também expliquei que é possível sim conhecer mais de uma cidade no mesmo dia, pois elas ficam muito próximas umas das outras (coisa de 10km). No texto de hoje comento sobre como foi passear pelas cidades de San Quirico d’Orcia, Pienza, Montalcino e Montepulciano.Val d'Orcia, Tuscany

Montepulciano
Sabe aquelas cidades medievais que a gente vê nos filmes? Então, Montepulciano é dessas! Construída TODA em pedra, cercada por muros e no alto de uma colina, os primeiros registros da cidade são do século XIV. Apesar de ficar do ladinho das cidades que formam o Val d’Orcia, geograficamente Montepulciano fica em outro vale, o Valdichiana. Mas não dá nem para perceber e a gente nem liga.

Quer saber mais sobre a Itália? Clique aqui para ver um índice com TODOS os posts publicados no blog sobre esse país lindo! 

Feira de Natal. Como não amar? <3

Feira de Natal. Como não amar? <3

Como sempre, nos metemos em alguma enrascada. Mas dessa vez a furada nos proporcionou algo incrível! Explico: Nosso GPS viu uma estradinha rural, mas tão rural que cortava caminho pelo cemitério! haha Fora a parte mórbida, vimos apenas os moradores usando aquela ‘rua’ e de quebra ganhamos uma vista espetacular da cidade.

Olha que lindeza!

Olha que lindeza!

Aquele friozinho delícia de todo inverno!

Aquele friozinho delícia de todo inverno!

Como era dezembro, estava rolando uma deliciosa feirinha de natal. É claro que aproveitamos para almoçar por lá e tomar um vinho quente!Montepulciano, Val d'Orcia, Tuscany

Montepulciano, Val d'Orcia, Tuscany

Pienza, Val d'Orcia, TuscanyPienza
Acho que a melhor expressão para definir o que fizemos por lá é: demos uma passada pela cidade remodelada pelo Papa Pio II.

Como contei, era inverno e muitas lojas, restaurantes acabam abrindo mais tarde e os próprios moradores costumam deixar suas casas apenas depois das 10 ou 11h da manhã. Por isso nós apenas saímos pelas ruas sem muito rumo ou pretensão.

Pienza, Val d´Orcia, Tuscany

Esta é uma fazenda que fica na estrada rural, próximo a Pienza.

Pienza, Val d´Orcia, Tuscany

Não olhamos nome de rua, nem o mapa da cidade, apenas seguimos nosso instinto apurado de turista. E isso foi um baita acerto. A cidade é pequenininha, com ruelas que mais parecem labirintos e suas casas de tijolo à vista encantam qualquer um.

Assim como boa parte da Toscana, Pienza foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e não é por menos.

O mais divertido por aqui, não é eu te listar o que você “tem que” fazer e sim dizer para você caminhar e descobrir tudo sozinho.Montepulciano, Val d´Orcia, Tuscany

Montalcino
Se você ama vinho, Montalcino é simplesmente ‘O’ lugar a ser visitado, pois é daqui que saem alguns dos vinhos mais famosos do mundo: Brunello e Rosso de Montalcino.

Também instalada no alto de uma colina, a cidade é daquelas puro amor, de suspirar toda vez que você dobra a esquina. No topo da cidade há uma fortaleza, dessas enormes e lá funciona uma enoteca. Delícia.

Todos os anos (em outubro), nessa mesma fortaleza ocorre uma super festa medieval. As pessoas vão vestidas à caráter e parece que rola muita brincadeira e diversão para todas as idades.Val d´Orcia, Tuscany

Vinhedo da região.

Vinhedo da região.

Val d´Orcia, Tuscany

Val d´Orcia, TuscanySan Quirico d’Orcia
Apenas 5 quilômetros depois de Montalcino está outra belezoca italiana. A cidade data do ano 700 d.C. e é super tradicional com suas casas de tijolo à vista, com floreiras na porta e varais com roupas pendurados na janela.

Arcos entre uma rua e outra parecem portais que te faz voltar séculos no tempo e acho impossível não parar para admirar o longo caminho cheio de ciprestes e uma casa lá no alto da colina.

Foi na estrada até San Quirico (se pronuncia Cuirico), que fomos presenteados com as mais belas paisagens que poderíamos imaginar! É perto daqui que fica a famosa Capella dela Madonna di Vitaleta, mas ela merece um post único, que será o próximo a ser publicado! A Toscana é um agrado aos olhos. Absolutamente inesquecível!Val d'Orcia, Tuscany

 

Val d´Orcia, Tuscany

Val d'Orcia, Tuscany

Val d'Orcia, TuscanyÉ isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.

Deixe seu comentário

4 comentários em "De carro pela Toscana: conhecendo San Quirico d’Orcia, Pienza, Montalcino e Montepulciano"
  1. Bruno Neptuno   •   06/02/17   •   08h51

    Lara.

    O post está muito legal e repleto de fotos lindas. Eu estava procurando mesmo um post de alguém que tivesse ido para o Val d’orcia no inverno para poder ver as colinas nesta época. Vou olhar mais um pouquinho seu Blog. Iremos pra Itália no dia 21/02 e passaremos 5 dias em Florença.
    Você só não colocou nesse post, onde você ficou baseada para fazer esse passeio no Val d’orcia. Vou ler os outros posts.

    Abraços.
    Bruno

  2. Aline   •   17/07/17   •   20h57

    Oi! Adorei suas dicas! Eu e meu esposo faremos nossa primeira viagem a Toscana em 01/2018, estava me perguntando se encontraria as mesmas paisagens que conhecemos dos filmes. A grande maioria das pessoas costumam ir na primevera ou outono e conseguem paisagens deslumbrantes. Tenho medo de me decepcionar, correndo risco de tempo fechado e chuvoso.

    • Iara Vilela   •   18/07/17   •   09h50

      Oii Aline, tudo bem?

      A paisagem que você vai encontrar é um pouco parecida com as que vê nas minhas fotos da Toscana (pq fui em dezembro). Janeiro é inverno, então aquela paisagem com girassol e flores diversas com certeza você não vai encontrar. Mas ainda assim a toscana é linda!
      :*