Ásia, Diversos, Tailândia

Passeio com elefantes em Chiang Mai

16 jul 2014
[ 7 ]

Elefantes! Sempre fui encantada por essas criaturas calmas e dóceis, mas que ao mesmo tempo têm força suficiente para destruir praticamente qualquer coisa. Mesmo gostando tanto de animais eu tento sempre ter a consciência em fazer a coisa certa pois sei que cada animal precisa ser bem tratado, ter seu espaço e viver em um lugar que seja seu habitat.

IMG_2090

O banho do filhote! <3

Quando comecei a planejar a viagem até a Tailândia eu sabia que queria conhecer um desses centros que cuidam de elefantes, mas li tanta coisa ruim, de desrespeito e crueldade com esses e outros animais que quase abandonei a idéia. Mas, pesquisei bastante e encontrei o Elephant Training Center, que fica na província de Chiang Dao, pertinho de Chiang Mai.

Lá os Elefantes “trabalham” apenas durante a manhã e ficam livres o restante do dia. Sem contar que cerca de 30 elefantes vivem nesse centro e a brincadeira é feita com uns 6 animais que vão revezando ao longo dos dias.

IMG_2102

Tomando água

Quando chegamos andamos um pouco pela floresta que cerca a reserva e vimos muitos elefantes passeando livremente. Por volta das 10h os animais começam a surgir com seus treinadores para tomar banho. Cada um tem um tratador. Neste tempo você pode dar bananas para eles.

IMG_2114 Li em algum lugar que neste centro cobram por isso, mas eu não paguei nada. Simplesmente o tratador responsável perguntou se eu poderia ajudá-lo (e claaaaaro que disse sim).

Durante o banho os treinadores fazem algumas gracinhas com os animais. Os bebês fingem não querer tomar banho, os mais velhos “derrubam” seus treinadores na água e tal…

São elefantes de todas as idades, desde filhotes até os mais velhos. Depois disso assistimos uma apresentação de como até hoje elefantes são usados para trabalhar nas florestas.

Essa parte achei meio forçada, mas teve gente que aplaudiu de pé. #SeiNão

IMG_2121Após as duas apresentações fomos fazer os passeios com os elefantes. Como estava frio (14C) o passeio não inclui um tchibum na água com o bichinho, mas subimos uma montanha no lombo de um deles, que se chamava Patung (a grafia pode estar errada). Foi bem divertido, mas tive momentos de medo (ok, medinho).

Quanto mais subíamos a montanha, mais íamos passando por trilhas perto de abismos… não sei se passaria sozinha por ali, que dirá com um elefante de sei lá quantas toneladas!

IMG_2242

Se subimos a montanha e na descida passeamos pelo rio e aí dava para ver os elefantes bem felizes. Eles brincavam e interagiam bastante uns com os outros. O treinador disse que é a área que eles mais brincam ao longo da tarde quando estão soltos.

Selfie no elefante #QuemNunca

Selfie no elefante #QuemNunca

IMG_2066Polêmica
Eu vou repetir aqui o que disse no post do Tiger Temple: Apesar de ter adorado e recomendar essa visita, eu acho que aqui no Brasil o Ibama nunca deixaria um centro assim funcionar (tem algum que você fica brincando com onça pintada?), mas precisamos lembrar que lá é um país com uma cultura completamente diferente da nossa.

Enquanto aqui os centros de preservação blindam os animais dos visitantes, a cultura lá é expor para atrair. Não vi nenhum animal machucado, com alguma escoriação ou ferida.

Questionei sobre o fato de alguns (os maiores) terem uma coleira de couro no pescoço com um pedaço de corrente pendurado (tipo essas de cachorro). Eles explicaram que em alguns passeios, quando você sobe no elefante (tipo cavalo) fica melhor para segurar. Eu, Iara, não gostei muito dessa resposta, mas não sou nenhuma especialista.

Valores
Para fazer o passeio com os elefantes o centro cobra algo em torno de 1.200 Bath, algo em torno de R$ 82. De Chiang Mai é possível contratar translado, já que o centro fica bem afastado, você precisa sair completamente da cidade para chegar neste local.

IMG_2091

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.

Deixe seu comentário

7 comentários em "Passeio com elefantes em Chiang Mai"
  1. danila   •   07/08/14   •   11h26

    Amazing pictures.
    I’ve loved Chiang Mai ♡♡♡

    • Iara Vilela   •   11/08/14   •   13h45

      Thank you so much, Danila! Also love Chiang Mai, is one of the most charming cities I’ve been !!!

  2. Ilvano Bonfante   •   21/02/15   •   14h00

    Muito legal adorei

  3. Linda Finch   •   14/05/15   •   21h57

    Oie,
    Descobri seu blog hje , e estou adorando …. tbm amo viajar, fotografar , festivais de musica, elefantes …. hehe alias, kero programar pra ir a Tailândia ano q vem . mas, enquanto nao rola , estou feliz em ir pra Italia na semana q vem :-) bjus xxx

    • Iara Vilela   •   15/05/15   •   16h10

      Obrigada, Linda!
      Vá para a Thai, sim! É um lugar fantástico!
      :*

  4. Laila   •   05/06/15   •   10h11

    Olá Iara! Amei o post e estou adorando o blog! Eu e uma amiga estamos indo pra Chiang no próximo mês, e gostaríamos de fazer esse passeio e banho com os elefantes no mesmo dia da visitar ao tigres e a tribo das mulheres girafa. Você acha que é possível? Quanto tempo durou o passeio+banho com os elefantes?
    Obrigada!
    Laila Catani

    • Iara Vilela   •   07/06/15   •   16h47

      Oi Laila, tudo bem?
      Olha, sei que existem alguns passeios que fazem esses dois tours juntos, mas acho que não seria uma boa ideia. O passeio com os elefantes leva um certo tempo, então acho que vocês fariam tudo meio correndo. Se certifique se o local onde será o tour com os elefantes é próximo da aldeia das mulheres girafa. Se for, até pode ser que dê tempo sim.

      ;)