Diversos, Europa, República Tcheca

Praga: veja as irreverentes (e polêmicas) obras de Černý

04 set 2019
[ 0 ]

Hoje vou falar sobre as obras de David Černý espalhadas por Praga, na República Tcheca. 

Eu já contei aqui as principais coisas que você precisa saber antes de viajar para Praga e uma coisa que posso dizer com toda certeza é o quanto a cidade é divertida e criativa, pois há obras de arte de todos os estilos.

Ao caminhar por Praga é praticamente impossível não se deparar com ao menos uma das obras do David, que é um dos artistas tchecos mais famosos da atualidade. O diferencial dele é que suas obras são inconfundíveis e trazem sempre um tom de irreverência e polêmica.

Confesso que fiz uma lista e tentei conhecer o máximo que pude. Não foi 100%, mas só de ver esse post você vai entender a fama de Černý e o quão bizarras, provocantes e incríveis elas são.

Algumas obras de David Černý em Praga:

K. Head

Minha obra favorita dele e talvez uma das obras que eu mais tenha gostado na vida inteira. K se trata da cabeça de Franz Kafka, que é um dos maiores escritores do mundo, nascido em Praga.

A escultura de aço inoxidável é gigante, tem cerca de 10 metros e pesa 45 toneladas. A graça aqui é que cada uma das 42 placas de aço se move separadamente. Ela fica em frente ao Quadrio Shopping. 

Praga

Viselec ou Man Hanging Out

Essa escultura mostra Sigmund Freud no alto de um prédio e pendurado apenas por uma mão. A arte é tão realista que já fez alguns desavisados acionar a polícia para notificar uma tentativa de suicídio. 

Černý não tem o costume de explicar suas obras, mas dizem que Viselec mostra o pai da psicanálise diante das incertezas do século XX. Essa obra fica na rua Husova, Nº 4.

Praga

Kůň 

Mais uma obra um tanto quanto diferente e impactante! Kůň retrata São Nicolau em cima de um cavalo. Não seria nada demais se o cavalo não estivesse de pernas para o ar e o Santo sentado na barriga do animal. A obra está na Galeria Lucerna, no centro de Praga.

praga

Miminka

Existem duas obras em lugares diferentes e ambas retratam bebês gigantes e sem rosto. A primeira obra fica na Torre Žižkov, onde os bebês aparecem escalando a torre. 

O ruim dessa obra é que as esculturas estão beeeem distantes dos olhos. Por isso, se quiser vê-los de perto, é só ir até o Kampa Park.

Praga

Aproveitando que está em Kampa, veja os Pinguins amarelos instalados na beira do rio. Essa obra não é do David Černý, é do Cracking Art Group, mas vale a pena. 

Praga

Piss

Mais uma obra em movimento e mais uma obra diferentona. Piss fica em frente ao Museu Franz Kafka e como o próprio nome diz, mostra dois mijões.  Assim como a cabeça de Kafka, essa escultura também se movimenta.

praga

Essas foram as obras que eu visitei, mas existem MUITAS outras instalações do Černý espalhadas pela cidade. Aqui nesse link tem algumas outras.

Mantenha esse blog vivo!

Se você gostou do conteúdo desse post, saiba que pode ajudar o blog a funcionar e a continuar completamente gratuito! E é bem simples! Basta fazer reservas através do blog, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 

Para fazer reservas de hotel basta clicar aqui. Para alugar um carro e melhorar a mobilidade da sua viagem, clica aqui! E para sair do Brasil já com chip de internet, é só clicar aqui!

Deixe seu comentário