Destinos, Diversos, Europa, República Tcheca

Praga: Mosteiro Strahov + Clementinum, uma das mais belas bibliotecas do mundo

01 out 2019
[ 0 ]

Praga tem duas preciosidades que valem a pena serem visitadas: o Mosteiro Strahov e sua biblioteca, a Clementinum, que é uma das bibliotecas mais belas do mundo. A vista daqui é incrível e é sobre esse lugar que vou falar agora! 

prague-europe

Antes de continuarmos, queria lembrar que temos uma série de posts sobre Praga aqui no blog. Nesse aqui você encontra tudo o que precisa saber antes de viajar para a capital da República Tcheca!

O mosteiro Strahov de Praga

No alto de uma colina e com uma vista privilegiada se encontra o Mosteiro Strahov. Ele foi construído em 1140, mas cerca de 100 anos depois foi destruído pelo fogo. Isso permitiu que sua reconstrução fosse em estilo gótico e deixou o local ainda mais lindo. 

Depois do incêndio ainda teve um histórico de altos e baixos… Chegou a ser bombardeado pelos franceses, foi esvaziado durante o Regime Comunista e só após a queda do regime em 1989 voltou a funcionar como mosteiro. 

O mosteiro conta ainda com uma Igreja dedicada a Assunção da Virgem Maria. Ela é bem bonita e pode ser visitada nos horários de missa. No interior da igreja estão os restos mortais de São Norberto, fundador da Ordem Mostense (pertencente ao Strahov) e também um órgão lindo que foi utilizado por Mozart. Hoje cerca de 70 monges vivem ali. 

prague-europe
prague-europe

Mantenha esse blog vivo!

Se você gostou do conteúdo desse post, saiba que pode ajudar o blog a funcionar e a continuar completamente gratuito! E é bem simples! Basta fazer reservas através do blog, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 

Para fazer reservas de hotel basta clicar aqui. Para alugar um carro e melhorar a mobilidade da sua viagem, clica aqui! E para sair do Brasil já com chip de internet, é só clicar aqui!

A biblioteca Clementinum

Eleita uma das mais belas bibliotecas do mundo, a Klementinum (em Tcheco) reúne história e arquitetura em um só lugar. Apaixonada por livros, posso dizer com propriedade que o título é mais do que merecido. 

A Clementinum foi construída em 1722 com uma pegada Barroca, o que é extremamente bem preservado até hoje. É só olhar para cada um dos detalhes, tanto nas estantes, quanto nos globos e até mesmo no piso. 

prague-europe
prague-europe

O teto é outra maravilha que merece a devida atenção. São vários afrescos delicadamente pintados por Jan Hiebl, um excelente artista. 

Atualmente a biblioteca abriga cerca de 20 mil livros e manuscritos medievais. Sim, 20 mil preciosidades históricas estão aqui! Algo muito interessante é que existem vários exemplares raros na coleção da Clementinum… alguns tão raros que a única cópia está em meio às prateleiras. 

Existe uma parte que pode ser visitada gratuitamente, que é a que fomos. Dessa forma você só consegue ver a biblioteca pelos corredores, mas não pode caminhar pelas salas repletas de livros. Para isso é preciso comprar ingresso (+/- R$ 50) e o ticket deve ser adquirido com antecedência através desse link aqui.

prague-europe
prague-europe
prague-europe
prague-europe

Cervejarias

Poucos sabem, mas no pátio do Strahov funcionam duas cervejarias e um restaurante. Durante a primavera e verão Praga fica lotada e então mesas e cadeiras são colocadas do lado de fora.

Assim todo mundo pode aproveitar os dias ensolarados e de quebra ainda tomar aquela cervejinha. Se for em um domingo, recomendo chegar cedo ou reservar uma mesa. 

strahov-prague-summer
prague-europe
strahov-prague

Deixe seu comentário