Praga tem duas preciosidades que valem a pena serem visitadas: o Mosteiro Strahov e sua biblioteca, a Clementinum, que é uma das bibliotecas mais belas do mundo. A vista daqui é incrível e é sobre esse lugar que vou falar agora!

Antes de continuarmos, queria lembrar que temos uma série de posts sobre Praga aqui no blog. Nesse aqui você encontra tudo o que precisa saber antes de viajar para a capital da República Tcheca!
O mosteiro Strahov de Praga
No alto de uma colina e com uma vista privilegiada se encontra o Mosteiro Strahov. Ele foi construído em 1140, mas cerca de 100 anos depois foi destruído pelo fogo. Isso permitiu que sua reconstrução fosse em estilo gótico e deixou o local ainda mais lindo.
Depois do incêndio ainda teve um histórico de altos e baixos… Chegou a ser bombardeado pelos franceses, foi esvaziado durante o Regime Comunista e só após a queda do regime em 1989 voltou a funcionar como mosteiro.
O mosteiro conta ainda com uma Igreja dedicada a Assunção da Virgem Maria. Ela é bem bonita e pode ser visitada nos horários de missa. No interior da igreja estão os restos mortais de São Norberto, fundador da Ordem Mostense (pertencente ao Strahov) e também um órgão lindo que foi utilizado por Mozart. Hoje cerca de 70 monges vivem ali.


A biblioteca Clementinum
Eleita uma das mais belas bibliotecas do mundo, a Klementinum (em Tcheco) reúne história e arquitetura em um só lugar. Apaixonada por livros, posso dizer com propriedade que o título é mais do que merecido.
A Clementinum foi construída em 1722 com uma pegada Barroca, o que é extremamente bem preservado até hoje. É só olhar para cada um dos detalhes, tanto nas estantes, quanto nos globos e até mesmo no piso.


O teto é outra maravilha que merece a devida atenção. São vários afrescos delicadamente pintados por Jan Hiebl, um excelente artista.
Atualmente a biblioteca abriga cerca de 20 mil livros e manuscritos medievais. Sim, 20 mil preciosidades históricas estão aqui! Algo muito interessante é que existem vários exemplares raros na coleção da Clementinum… alguns tão raros que a única cópia está em meio às prateleiras.
Existe uma parte que pode ser visitada gratuitamente, que é a que fomos. Dessa forma você só consegue ver a biblioteca pelos corredores, mas não pode caminhar pelas salas repletas de livros. Para isso é preciso comprar ingresso (+/- R$ 50) e o ticket deve ser adquirido com antecedência através desse link aqui.




Cervejarias
Poucos sabem, mas no pátio do Strahov funcionam duas cervejarias e um restaurante. Durante a primavera e verão Praga fica lotada e então mesas e cadeiras são colocadas do lado de fora.
Assim todo mundo pode aproveitar os dias ensolarados e de quebra ainda tomar aquela cervejinha. Se for em um domingo, recomendo chegar cedo ou reservar uma mesa.



MANTENHA ESSE BLOG VIVO!!
Se você gostou desse post, saiba que existe uma maneira super simples de nos ajudar a continuar produzindo conteúdo grátis aqui no blog. Para isso, basta fazer reservas ou adquirir algum produto através dos nossos links parceiros, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
É como pagar um cafezinho em troca das muitas dicas que damos de graça!
Então nos ajude a manter o blog assim, independente, com informações reais e sem aquele monte de publicidade!
Reserva de hotéis e pousadas pelo Booking: 👇🏻
Reserva pelo Airbnb para se sentir em casa:👇🏻
Malas e coisas para a viagem? Na Amazon tem!
Essa biblioteca é uma obra de arte. Incrível!