Europa, Itália

Conheça a misteriosa Ilha Tiberina de Roma e sua ponte com mais de 2 mil anos

11 jul 2015
[ 2 ]

Uma das coisas que mais gosto de fazer durante as viagens é andar. Troco fácil fazer o trejeto de carro, ônibus ou trem por uma boa caminhada. Acho que assim consigo ver um pouco da essência da cidade em que estou e isso também me dá a chance de conhecer uma praça, um café ou restaurante que não estão nos roteiros ou que são frequentados pelos moradores.

Ilha Tiberina de Roma

E foi caminhando por Roma que descobri a Ilha Tiberina, que é uma jóia pouco conhecida pelos turistas que visitam a cidade.

A Isola Tiberina, como é conhecida em italiano, fica às margens do Rio Tibre. Dizem que quando o último rei de Roma caiu, os moradores jogaram seu corpo naquele ponto do rio, onde mais tarde ‘nasceu’ a ilha.

Ilha Tiberina
Olha que fofura!
A ilha é um charme que só!

Séculos depois, mais precisamente em 289 a.C. foi ali inaugurado o Templo di Esculápio, que é o Deus grego da medicina e desde então a ilha passou a abrigar e tratar dos doentes. Atualmente ainda existe um hospital lá (se precisar de hospital em Roma, já sabe onde tem um).

A ilha mede apenas 270x67m e nela também existem construções seculares como a Basílica San Bartolomeo. Fomos no início do inverno, então a ilha estava particularmente bonita. As árvores que a cercam estavam ainda cheias de folhas laranjas e muitas delas cobriam o chão. Poesia pura!

Ponte Fabricio

Outro ponto histórico desta ilha e que chama muita atenção é a ponte Fabricio. Também conhecida como Ponte das quatro cabeças, é a mais antiga ponte romana em condições originais dentro da cidade de Roma.

Quer saber mais sobre a Itália? Clique aqui para ver um índice com TODOS os posts publicados no blog sobre esse país lindo! 

A Ponte Fabrício é histórica!

Sim, caro leitor. Essa ponte tem mais de dois mil anos, pois foi construída em 62 a.C. e permanece do jeitinho que foi deixada pelos romanos. Ela viu muita, mas muita história acontecer. É tão bonita de ver e tem um formato em arco que compensa dar uma esticadinha e caminhar até ela.

Fontes de água
Aproveitando esse post, quero contar uma curiosidade super bacana de Roma: centenas de fontes de água estão distribuídas por toda a parte na cidade. Sim! Água limpa, fresca e de graça para você disfrutar! Eu as encontrei em vários pontos (mas váááários mesmo) é comum ver os próprios moradores enchendo suas garrafinhas e matando a sede. Nós não fizemos diferente e sempre que encontrávamos uma dessas fontes seculares já nos reabastecíamos.

Durante os dias que estivemos na cidade encontramos cerca de 10, mas as mais bonitas foram da Praça de São Pedro, Fórum Romano e prefeitura.

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.