Hoje vou falar sobre uma das experiências mais incríveis que já vivi: ver a Aurora Boreal em Tromsø, na Noruega. Foi muuuuuito emocionante e vou contar se dá para achar as Luzes do Norte sozinho, se é preciso contratar passeio e muito mais!
O que é a Aurora Boreal
Bom, eu sou de humanas, por isso vou tentar explicar esse fenômeno de maneira beeem simples, porém didática. A Auroral Boreal se dá quando os ventos solares atingem a Terra. Assim que essas partículas tentam entrar na Terra, elas se chocam com a Atmosfera (e seus gases e partículas e etc) e é essa colisão que forma a Aurora Boreal.
A explicação é mais científica que isso, mas de forma bem grosseira, é assim que as auroras ocorrem.
Acho importante dizer que, enquanto a Aurora ocorre nos céus, nós, aqui em baixo, conseguimos enxergar apenas o fenômeno óptico. O que podemos ver a olho nú na maioria das vezes é um clarão no céu e não as luzes coloridas como vemos nas fotos. Para ver os tons esverdeados e roxos, é preciso que a atividade esteja MUITO forte. O que não ocorre sempre.
Onde e quando ver a Aurora Boreal
A Aurora acontece tanto no extremo norte do planeta, quanto no extremo sul. Ao norte é chamada de Aurora Boreal, já ao sul, de Austral. Sabendo disso, as chances de vê-las são maiores em lugares como Noruega, Islândia e Ushuaia, na Argentina.
Nós vimos em Tromsø, uma pequena cidade que fica beeeem no norte da Noruega, já no círculo polar ártico. A localização faz da cidade um dos melhores lugares do mundo todo para avistar a Aurora Boreal.
Então se estiver em dúvidas, leve em consideração o fator de que em Tromsø nem mesmo as mudanças do clima decorrentes do aquecimento global diminuíram a ocorrência da Aurora.
Para ver as luzes do norte é preciso escuridão total, por isso é bem difícil vê-la durante os dias de verão. E a melhor época é de setembro a março. Vale lembrar que avistar as luzes também não rola em dias nublados/chuvosos.
Nossa experiência
Precisa contratar passeio para ver a Aurora Boreal em Tromsø?
A resposta é sim e não!
Calma! Já te explico!
Ver a Aurora Boreal é fácil e é completamente possível fazer isso sozinho, sem contratar passeios: você só precisa se locomover até um ponto com pouca iluminação e onde o céu esteja “aberto” (tipo lago, planície ou um pouco longe das montanhas), sentar, ligar a câmera e esperar as luzes aparecerem. Fim.
E foi exatamente isso que fizemos no nosso primeiro dia em Tromsø! Alugamos um carro, e lá pelas 23h seguimos para alguns lugares afastados da cidade. Nesse dia de caçada sozinhos tivemos mais sucesso do que imaginávamos, porém o céu estava encoberto e foi possível ver apenas um pouco das luzes entre nuvens.
O que sentimos mais falta foi de sabermos alguns lugares para ver a aurora (caso o tempo estivesse bom).
E foi por isso que na segunda noite contratamos uma agência para fazermos o passeio. A agência que tínhamos escolhido teve um problema técnico e nos indicou um parceiro, o Daniel, da empresa Flexitour, que foi um excelente guia.
Não imagino como nosso passeio poderia ter sido melhor e mais agradável! O Daniel nos levou para uma região linda, entre as montanhas e o mar. Nos serviu lanche, café e tinha um ótimo papo.
Enquanto as luzes não vinham, tivemos a oportunidade de ver a Via Láctea! O céu estava tão, mas tããão estrelado que era difícil acreditar. Um belo momento para ver o quanto nosso universo é grande!
E eis que a Aurora Boreal começa a aparecer. É emocionante demais ver o balé das luzes bem diante dos nossos olhos. Não dá para segurar a emoção! Mesmo! Chorei em diversos momentos, pois acho que a oportunidade de ver de perto esse fenômeno da natureza é um privilégio e tanto!
Como é e quanto custa o passeio
De uma maneira geral, todos os passeios organizados por agências de Tromsø incluem transporte, um lanche, roupas térmicas (essas roupas lyndas de astronauta 👩🚀 ) e algumas fotos. A maioria dos tours dura entre 4 e 6 horas e é possível escolher entre o passeio privado e o em grupo.
Nós fizemos com a Flexitour e o passeio custa cerca de R$ 600 por pessoa. Para quem paga em Real, o tour não é muito barato, mas pode ter certeza que será inesquecível!
Apps que podem ajudar na caçada
Como disse acima, as luzes são um fenômeno natural e que vê-las não é garantido (apesar de serem frequentes). E é por isso que sites e aplicativos podem ajudar e muito na sua caçada! Eu usei o NorwayLights e o Aurora Alerts e eles foram extremamente úteis e certeiros!
Passeio X por conta
O saldo final foi positivo com o passeio, pois além de ser especializado em auroras (sim, ele sabia calcular a velocidade do vento e precisar em quanto tempo as luzes iriam se dissipar), o Daniel sabia os melhores lugares! Isso é fato!
A minha dica é a seguinte: você tiver tempo, tente encontrar a aurora por conta própria. Baixe os aplicativos, estude alguns lugares e pronto. Caso não consiga, aí sim contrate um passeio.
Mas se o tempo estiver curto, vá de passeio sem medo. Claro, como já falei acima, as luzes são um fenômeno natural e não há garantia de vê-las. Porém estar com quem entende vai aumentar e muito suas chances.
MANTENHA ESSE BLOG VIVO!!
Se você gostou desse post, saiba que existe uma maneira super simples de nos ajudar a continuar produzindo conteúdo grátis aqui no blog. Para isso, basta fazer reservas ou adquirir algum produto através dos nossos links parceiros, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
É como pagar um cafezinho em troca das muitas dicas que damos de graça!
Então nos ajude a manter o blog assim, independente, com informações reais e sem aquele monte de publicidade!
Reserva de hotéis e pousadas pelo Booking: 👇🏻
Reserva pelo Airbnb para se sentir em casa:👇🏻
Malas e coisas para a viagem? Na Amazon tem!