Destinos, Diversos, Europa, Noruega

Aurora Boreal: como vê-las em Tromsø, na Noruega

10 jun 2019
[ 0 ]

Hoje vou falar sobre uma das experiências mais incríveis que já vivi: ver a Aurora Boreal em Tromsø, na Noruega. Foi muuuuuito emocionante e vou contar se dá para achar as Luzes do Norte sozinho, se é preciso contratar passeio e muito mais!

O que é a Aurora Boreal

Bom, eu sou de humanas, por isso vou tentar explicar esse fenômeno de maneira beeem simples, porém didática. A Auroral Boreal se dá quando os ventos solares atingem a Terra. Assim que essas partículas tentam entrar na Terra, elas se chocam com a Atmosfera (e seus gases e partículas e etc) e é essa colisão que forma a Aurora Boreal.

A explicação é mais científica que isso, mas de forma bem grosseira, é assim que as auroras ocorrem.

Acho importante dizer que, enquanto a Aurora ocorre nos céus, nós, aqui em baixo, conseguimos enxergar apenas o fenômeno óptico. O que podemos ver a olho nú na maioria das vezes é um clarão no céu e não as luzes coloridas como vemos nas fotos. Para ver os tons esverdeados e roxos, é preciso que a atividade esteja MUITO forte. O que não ocorre sempre.

Onde e quando ver a Aurora Boreal

A Aurora acontece tanto no extremo norte do planeta, quanto no extremo sul. Ao norte é chamada de Aurora Boreal, já ao sul, de Austral.  Sabendo disso, as chances de vê-las são maiores em lugares como Noruega, Islândia e Ushuaia, na Argentina.

Nós vimos em Tromsø, uma pequena cidade que fica beeeem no norte da Noruega, já no círculo polar ártico. A localização faz da cidade um dos melhores lugares do mundo todo para avistar a Aurora Boreal.

Então se estiver em dúvidas, leve em consideração o fator de que em Tromsø nem mesmo as mudanças do clima decorrentes do aquecimento global diminuíram a ocorrência da Aurora.

Para ver as luzes do norte é preciso escuridão total, por isso é bem difícil vê-la durante os dias de verão. E a melhor época é de setembro a março. Vale lembrar que avistar as luzes também não rola em dias nublados/chuvosos.

Nossa experiência

Precisa contratar passeio para ver a Aurora Boreal em Tromsø?

A resposta é sim e não!

Calma! Já te explico!

Ver a Aurora Boreal é fácil e é completamente possível fazer isso sozinho, sem contratar passeios: você só precisa se locomover até um ponto com pouca iluminação e onde o céu esteja “aberto” (tipo lago, planície ou um pouco longe das montanhas), sentar, ligar a câmera e esperar as luzes aparecerem. Fim.

E foi exatamente isso que fizemos no nosso primeiro dia em Tromsø! Alugamos um carro, e lá pelas 23h seguimos para alguns lugares afastados da cidade. Nesse dia de caçada sozinhos tivemos mais sucesso do que imaginávamos, porém o céu estava encoberto e foi possível ver apenas um pouco das luzes entre nuvens.

céu nublado :(

O que sentimos mais falta foi de sabermos alguns lugares para ver a aurora (caso o tempo estivesse bom).

E foi por isso que na segunda noite contratamos uma agência para fazermos o passeio. A agência que tínhamos escolhido teve um problema técnico e nos indicou um parceiro, o Daniel, da empresa Flexitour, que foi um excelente guia.

Não imagino como nosso passeio poderia ter sido melhor e mais agradável! O Daniel nos levou para uma região linda, entre as montanhas e o mar. Nos serviu lanche, café e tinha um ótimo papo.

Enquanto as luzes não vinham, tivemos a oportunidade de ver a Via Láctea! O céu estava tão, mas tããão estrelado que era difícil acreditar. Um belo momento para ver o quanto nosso universo é grande!

E eis que a Aurora Boreal começa a aparecer. É emocionante demais ver o balé das luzes bem diante dos nossos olhos. Não dá para segurar a emoção! Mesmo! Chorei em diversos momentos, pois acho que a oportunidade de ver de perto esse fenômeno da natureza é um privilégio e tanto!

Mantenha esse blog vivo!

Se você gostou do conteúdo desse post, saiba que pode ajudar o blog a funcionar e a continuar completamente gratuito! E é bem simples! Basta fazer reservas através do blog, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 

Para fazer reservas de hotel basta clicar aqui. Para alugar um carro e melhorar a mobilidade da sua viagem, clica aqui! E para sair do Brasil já com chip de internet, é só clicar aqui!

Como é e quanto custa o passeio

De uma maneira geral, todos os passeios organizados por agências de Tromsø incluem transporte, um lanche, roupas térmicas (essas roupas lyndas de astronauta 👩‍🚀 ) e algumas fotos. A maioria dos tours dura entre 4 e 6 horas e é possível escolher entre o passeio privado e o em grupo.

Nós fizemos com a Flexitour e o passeio custa cerca de R$ 600 por pessoa. Para quem paga em Real, o tour não é muito barato, mas pode ter certeza que será inesquecível!

Apps que podem ajudar na caçada

Como disse acima, as luzes são um fenômeno natural e que vê-las não é garantido (apesar de serem frequentes). E é por isso que sites e aplicativos podem ajudar e muito na sua  caçada! Eu usei o NorwayLights e o Aurora Alerts e eles foram extremamente úteis e certeiros!

Passeio X por conta

O saldo final foi positivo com o passeio, pois além de ser especializado em auroras (sim, ele sabia calcular a velocidade do vento e precisar em quanto tempo as luzes iriam se dissipar), o Daniel sabia os melhores lugares! Isso é fato!

A minha dica é a seguinte: você tiver tempo, tente encontrar a aurora por conta própria. Baixe os aplicativos, estude alguns lugares e pronto. Caso não consiga, aí sim contrate um passeio.

Mas se o tempo estiver curto, vá de passeio sem medo. Claro, como já falei acima, as luzes são um fenômeno natural e não há garantia de vê-las. Porém estar com quem entende vai aumentar e muito suas chances.

northern-lights
Deixe seu comentário