Continuando nossas andanças pelo Camboja, hoje é dia de falar sobre um dos mais antigos templos de Angkor: O Banteay Srei, que foi construído no Século X! Também vou falar sobre o Baphuon, por onde passamos durante a nossa estadia pelo continente asiático.
O Banteay Srei foi um dos templos mais afastados que visitamos. Fica cerca de 30km distante de Siem Reap, mas por mais distante que seja, é um lugar que deve ser incluído no seu roteiro.
Não só por ter sido construído no ano de 960, mas também porque todo o “design” do templo é extremamente delicado – diria até que feminino – e contém uma riqueza de detalhes minuciosos em cada uma das paredes de pedra. Acho que deve ser por isso que seu nome quer dizer algo como “Cidade da Mulher”.
Sem contar que o Banteay Srei foi completamente construído (talhado, eu diria) em uma pedra rosada, o que faz com que o templo seja completamente diferente dos demais. É um trabalho árduo, único e completamente artesanal. Posso dizer que o termo “esplêndido” não seria nada exagerado para defini-lo.
Há tantos detalhes que não há como não passar algum tempo olhando as paredes, portas e esculturas. Foi neste templo que tirei uma das fotos que mais gostei em toda a viagem. Essa:
Quanto custa
Por mais que o templo seja distante e não fique dentro do Complexo de Templos de Angkor, o bilhete de entrada também é válido para visitar o Banteay Srei (algo semelhante aos Museum Pass que existem por aí).
Como disse acima, ele fica distante 30 km de Siem Reap e levamos quase uma hora para chegar até ele e olha que estávamos de carro. Por isso planeje bem o seu dia, pois é necessário alugar um tuk-tuk (ou táxi, ou moto) para chegar até lá.
Baphuon
Já o Baphuon fica dentro do Complexo de Templos. É muito bonito, mas não como atração principal. O ideal é que você dê um “esticada” de algum outro templo até ele.
O templo foi construído em homenagem ao Deus Shiva lá no século XI. De acordo com as informações que ficam em uma placa na frente do templo, o Baphuon é um dos maiores em relação a tamanho, ficando atrás apenas de Angkor Wat. Ele ainda passa por restauração mas foi reaberto ao público em 2011.
É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.