Castelos, reis, rainhas, príncipes e princesas… que menina nunca leu ou se imaginou em um conto de fadas? Muitas histórias de ação para os meninos também se passam em castelos e reinos distantes, então eu decidi reunir aqui alguns castelos ‘de verdade’ que conheci. A Europa é o paraíso dos castelos e ruínas. Você está andando, feliz, alegre e saltitante quando do nada esbarra em um castelo medieval. Parece coisa de louco!
Acho que o castelo mais conhecido de todos é o Neuschwanstein, na Baviera. Aí você pensa: “Neuschwas quem?? Nunca ouvi falar disso aí não Iara”, mas eu te garanto que já ouviu e viu! Mesmo que você não tenha tido infância, tenho certeza que já viu algum filme dos Estúdios Disney. Sabe aquele castelo que é o símbolo da companhia e aparece no comecinho de todas as produções? Então, é o Neuchswanstein!
Além de ser símbolo da fiRma do Walt Disney, este mesmo castelo também foi usado como inspiração para o castelo da Bela Adormecida. Agora me responda: eu estava certa que você conhece esse castelo ou não?
O Neuchswanstein foi construído no século XIX e fica próximo da cidade de Fussen, entre Alemanha e Áustria. Chegando no local você compra o bilhete para subir até o castelo e sim, é uma subidinha beeem íngreme que leva uns 30 minutos (mas também tem um microônibus que te leva até perto da entrada). Mas o mais bonito é ir a pé!
Como se não bastasse toda a sua beleza e exuberância, lá de cima dá para ver o castelo de Hohenschwangau. Este nome estranho quer dizer: Castelo do Grande Condado do Cisne. O nome realmente parece coisa de filme não é?
Outro castelo igualmente lindo, cheio de riquezas e histórico é o Burg Eltz! Ele também fica na Alemanha, no local conhecido como de Vale do Eltz, próximo da cidade de Münstermaifeld. Dizem que o castelo foi construído em um local estratégico e por isso foi o único da região a resistir ás guerras do século XVII e sobreviver á Revolução Francesa.
O Burg Eltz é um dos castelos europeus em que se pode visitar todo o interior do local. A maioria dos móveis foram recuperados e permanecem intactos nas salas, quartos e cozinha. O que não pôde ser restaurado, foi completamente refeito. Então o visitante entra nos aposentos reais e pode encontrar tudo igual ( ou bem parecido) com o modo em que os reis e rainhas viviam há vários séculos. É super emocionante!
Outra coisa legal é que no subsolo do castelo existe uma exposição com joias e objetos de valor da coroa. Você pode percorrer todo o espaço do prédio, porém, não poder tirar nenhuma foto do interior do castelo. No local também existe um pequeno restaurante/café e uma pequena loja de souvernirs.
Mesmo tendo resistido a muitas guerras e revoluções, o castelo sofreu com a ação do tempo, além de um incêndio que atingiu parte de sua estrutura.
Com isso (e como dá para ver na foto) uma longa e cuidadosa restauração está sendo feita no prédio. Se você ficou com vontade de ver como ele é ‘de verdade’, veja aqui uma fotinha do Burg Eltz inteiro.
Além desses dois lindões que mostrei aí em cima para cocês, a Europa possui uma infinidade de castelos, cidades e ruínas medievais. Além de Alemanha e Áustria, você pode encontrar castelos fantásticos assim no País de Gales, Irlanda, República Tcheca Escócia e Vale do Loire, que fica na França.
É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.