Ásia, Cingapura, Destinos

Cingapura, uma cidade moderna e multicultural no Sudeste Asiático

14 set 2021
[ 0 ]


Cingapura é diferente de tudo quando se pensa em Sudeste Asiático: ela é moderna, multicultural e foi praticamente reconstruída em 50 anos, o que a torna quase um oásis da região.

Eu não tinha muita expectativa sobre a cidade. Mas assim que pus meus pés no Changi, o famoso aeroporto de Cingapura, confesso que me peguei pensando sobre quanto demorei para visitar esse lugar.

Cidade-estado 

Faz pouquíssimo tempo que Cingapura (Singapura com S também está correto) conseguiu total independência. Foi apenas em 1965 que isso ocorreu, após séculos sob o comando dos impérios britânico e japonês. 

Ao se tornar uma cidade-estado, Cingapura pôs em prática um audacioso plano e em 50 anos despontou entre as melhores economias do mundo e também entre as mais modernas. Com a 11° posição no Índice de Desenvolvimento Humano, a cidade-estado fica atrás apenas de países como Noruega, Suíça e Estados Unidos. 

Uma coisa eu te garanto: Cingapura não tem nada a ver com o mix de caos e confusão comuns nas cidades do Sudeste Asiático. Nem em estimativa de gasto e muito menos em nível de estrutura.

Com ruas largas, extremamente limpas, shoppings de luxo e um sistema de transporte eficiente, penso que é quase normal que valores de hospedagem e alimentação sejam mais salgados. Minha minha experiência aqui foi tão legal que digo que vale cada centavo do investimento. 

Mas afinal: o que é cidade-estado? 

Uma cidade-estado é quando uma cidade é totalmente independente e possui governo próprio e autônomo. Pode até conter algumas cidades ao redor, mas o mais comum é um micro país como San Marino e Vaticano. 

Moeda

A moeda oficial é o Dólar Cingapuriano, o SGD. Como o nosso câmbio está uma loucura, se precisar cotar algo é só clicar aqui para acessar o Conversor de Moedas do Banco Central.

Para ter uma ideia sobre alguns valores, a refeição mais em conta que encontrei foi um PF de salmão com rolinho primavera que custou 6,50 SGD e a mais cara foi um hambúrguer de carne de wagyu, ao preço de 25,00 SGD (valores de 2019).

Onde fica, clima e melhor época para visitar Cingapura

No mapa

Cingapura fica no sudeste asiático, entre a Malásia e nosso destino da vez, a Indonésia.  Para nossa sorte, o voo com parada em Cingapura era infinitamente mais barato que os outros. E foi quase que acidentalmente que decidimos fazer uma visita de 4 dias na cidade. Ainda bem! <3 

Pode ser que não valha como destino principal da viagem e sim como parada estratégica. Um combo interessante é aliar com outros países da região. Países como Tailândia, Malásia, Camboja, Vietnã e Indonésia são ótimas opções.

Clima 

O clima por aqui é tropical eos termômetros quase sempre marcam acima dos 30°C. Vale ressaltar que Cingapura costuma ser muito, mas MUITO úmida, então já anota aí: Junho, julho e agosto costumam ser os melhores meses para visitar a cidade, porque são os menos chuvosos.

Fomos no mês de maio e pegamos um calor surreal com sensação térmica de mais de 40°C e a umidade do ar em torno dos 65%, transformando Cingapura era uma grande sauna a céu aberto. Isso deixou mais difícil de continuar o passeio nos horários mais quentes.

De qualquer forma, mesmo que vá em meses mais quentes eu peço que redobre a atenção com a temperatura, ainda mais se não tolerar calor ou se estiver acompanhado de crianças ou pessoas idosas. Se possível, tente visitar a cidade durante as estações mais amenas e não se esqueça de levar roupas leves e programar os passeios para o início ou fim do dia. 

As monções também precisam ser levadas em conta. Aqui tem um post super completo que fala sobre o período em vários países asiáticos. Vale o clique.

cingapura-dicas
Baía de Cingapura

Cultura 

Algumas pessoas dizem que Cingapura soa um tanto artificial simplesmente pelo fato de ter sido completamente reconstruída nas últimas décadas. Mas a verdade é que ela é de fato uma cidade/país multicultural como poucas são.

cingapura-dicas
Little India, Cingapura

Tal qual algumas cidades grandes, como Londres ou Nova York, por aqui é possível visitar bairros “temáticos” de cada país. É o caso de Chinatown, Arab Quarter e Little India. Eles fazem parte de comunidades imensas, super ativas e que – literalmente – ajudaram a construir essa Cingapura de hoje que tanto nos encanta.

É verdade que realmente não há uma identidade unificada como acontece em muitos países asiáticos. Eu particularmente penso que há beleza até mesmo nisso, sabe? É exatamente essa situação que nos ajuda a ter consciência de que somos muito mais parecidos uns com os outros do que as fronteiras sugerem.

cingapura-dicas
Cingapura, Sudeste Asiático

Esse foi o post base para você entender os maiores detalhes sobre Cingapura como a temperatura e os melhores meses para visitar a cidade! Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui ou ir direto lá no Instagram, o @viajandoaprendi.

Abraços, Iara.

Deixe seu comentário