Diversos, Europa, Itália

Conheça a Igreja San Bernardino alle ossa e seu ossário que fica pertinho da Duomo de Milão

16 abr 2017
[ 0 ]

Milão mescla o antigo com o moderno como nenhuma outra cidade italiana. De um lado, os últimos lançamentos da moda. Do outro, prédios históricos e igrejas centenárias como a San Bernardino alle ossa e seu ossário que é macabro e interessante ao mesmo tempo!

A San Bernardino alle ossa é a igreja da esquerda.

A diferença entre a San Bernardino e as igrejas comuns, é que a San Bernardino talvez seja um tanto quanto mórbida, já que há um ossário em uma de suas galerias. É isso mesmo que você está imaginando: uma capela completamente revestida com ossos humanos!

Eu fiquei me perguntando porque essa igreja é pouco explorada pelos turistas, já que fica bem no centro de Milão e bem pertinho da Duomo (sério, menos de 5 minutos de caminhada). Só descobri esse lugar super diferente depois que vi um snap da Magê, do blog Milão nas Mãos e lógico que anotei no meu bloquinho para quando voltasse à cidade.

A igreja
O turista mais desavisado que passar em frente à San Bernardino alle ossa nem de longe vai imaginar que ali existe um ossário. Com sua fachada simples, até mesmo se a pessoa der uma espiada pela porta da frente, provavelmente não vai achar nada demais.

É apenas ao entrar e seguir por um estreito e curto corredor que fica do lado direito é que se tem acesso à capela. Fomos bem cedo e ficamos esperando o ossário abrir, o que aguçou a curiosidade. Confesso que eu não parava de pensar que será que havia por trás daquela pesada porta de madeira.

E ao entrarmos posso dizer que o ossário superou a expectativa, pois ainda que mórbido, o lugar é muito bonito.

A história
A princípio o ossário foi criado apenas como uma “Sala Mortuária” por volta de 1200 quando já não havia mais espaço em um cemitério da região e o antigo Hospital Brolo já não tinha onde enterrar os pacientes que ali morriam.

Algumas décadas depois uma igreja foi construída bem ao lado e a sala foi incorporada e transformada em capela. Porém foi apenas em 1676 que a capela foi restaurada e os ossos reorganizados dessa maneira que podemos ver ainda hoje.

A San Bernardino alle ossa fica na Via Verziere, 2 (muito, muito, mas muito próxima da Duomo) e funciona de segunda à sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. Aos sábados e domingos fica aberta das 9h às 12h30.

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram

Deixe seu comentário