Américas, Destinos, Uruguai

Saiba tudo sobre o IVA e economize MUITO na sua viagem ao Uruguai

04 mar 2018
[ 0 ]

Nesse post vou explicar tudo sobre os descontos do IVA, um imposto que nós brasileiros temos que ficar ligadinhos já que ele pode nos render uma economia e tanto durante a viagem ao Uruguai.

O Uruguai é um país super pequeno e que viu no turismo um aliado importantíssimo para melhorar sua economia. Para atrair cada vez mais turistas, o país resolveu fazer o algo que agradaria 10 a cada 10 visitantes: devolver parte do dinheiro gasto por lá!

***ATENÇÃO! LEIA O UPDATE NO FINAL DESTE POST!

Como funciona

O que ocorre na prática é a devolução de parte do IVA, que é um imposto semelhante ao nosso ICMS. A cada vez que você paga um serviço turístico com um cartão de crédito/débito que NÃO SEJA do Uruguai, você tem de 18 a 22% devolvido.

Essa porcentagem varia de acordo com o serviço utilizado, mas o ressarcimento é feito no ato no caso de cartões da bandeira VISA e na fatura do cartão nos cartões MASTERCARD! Lembrando que o desconto não é dado em pagamento em dinheiro!

Você deve estar se perguntando aí o que são considerados serviços turísticos, né? Na prática é tudo que envolve a sua experiência gastronômica como turista. Então o desconto é válido se você consumir/comer/beber em restaurantes, bares, pubs, lanchonetes, cafés, pousadas e hotéis. 

Então em resumo é o seguinte: você paga a conta com o seu cartão de crédito e no ato recebe de volta entre 18 e 22% referentes ao IVA. Simples mesmo! 

Já no caso da hospedagem nos hotéis não há ressarcimento, mas o IVA é zerado. Fica como um desconto, o que também não é nada mal né?! Ah! No caso dos hotéis, o pagamento pode ser feito com dinheiro ou cartão que o IVA será zero da mesma forma.Uruguai

 

IOF


Eu sei que mais uma perguntinha ronda sua cabeça nesse momento: “Se eu usar meu cartão vou gastar com IOF, né dona Iara”?!

Sim, é verdade! Sempre que se usa o cartão no exterior é cobrada uma taxa de 6,38%. Porém, ao meu ver, acaba valendo MUITO a pena você pagar o IOF e ter um desconto que é super alto. E o desconto é feito em cima de coisas que fazemos todos os dias nas viagens que é COMER! Então se você colocar na ponta do lápis, vai ver que compensa! 

DICA: Esse desconto existe desde 2013 e atualmente é válido até 30/04/2018. Se sua viagem for depois desse prazo, não fique triste. Acontece que o desconto de IVA é renovado TODOS OS ANOS desde que foi criado. Em 2017 ele valia até setembro, depois foi renovado até abril/18… e assim vai sendo renovado. Então consulte sempre para saber como está a situação.

UPDATE: Em maio de 2018 o desconto para pagamentos em cartão de crédito caiu de 18 para 9%. Porém, ainda é válido, já que 9% de desconto acaba compensando os 6,38% do IOF brasileiro.

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram

Deixe seu comentário