Olá pessoal. Hoje vou falar sobre algo que incomoda parte de nós viajantes, o Jet Lag! Ele ocorre principalmente quando viajamos para lugares bem distantes e com muitas horas de fuso de diferença. De acordo com os médicos, os sintomas podem ser desde insônia até dor de cabeça e variam a cada pessoa.
Eu particularmente nunca sofri muito com esse incômodo, mas comecei a pensar nele pois estamos planejando uma viagem que entre voos e conexões deve durar umas 30 horas. Então, pesquisei bastante sobre o assunto e vim dividir umas dicas básicas.
Primeiro, conheçam os principais sintomas do Jet Lag:
- Dor de cabeça
- Insônia
- Cansaço excessivo
- Enjoo
- Nervosismo
- Sono durante o dia
- Irritabilidade
Encontrei um material no blog de um médico chamado Bruno Halpern, em que ele explica que viajar para o leste tende a ser mais difícil para se adaptar do que viajar para o oeste. Segundo ele, em média o corpo se readapta ao ritmo externo numa velocidade de 92 minutos por dia quando vamos ao oeste e 57 minutos quando vamos a leste (ou seja, em um fuso de 5 horas, você estará completamente readaptado após 5 dias viajando a leste e 3 dias, a oeste).
Eu particularmente faço coisas simples para evitar ou reduzir os impactos das alterações de fuso horário. Uns dias antes de viajar , tento dormir de acordo com o futuro horário. Por exemplo, se eu viajar para um lugar em que o fuso é de +5 horas, tento dormir um pouco mais tarde.
Outra dica é, além de comer alimentos balanceados, tomar muita água antes, durante e depois do voo. Também não tento fazer programações extensas ou cansativas logo no primeiro dia. Nas primeiras horas tento conhecer os restaurantes da região do hotel e faço as refeições por lá mesmo.
Também indico que os dias que antecedam a viagem sejam tranquilos, por isso, planejar a mala com antecedência permite que você faça isso com calma e consiga separar todos os ítens como roupas, sapatos, documentos, passaporte, dinheiro.
É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.
#Wanderlust