Antes de sair do Brasil já tinha combinado translado e hospedagem com a empresa Chilextremo. Eles nos buscaram em nosso Hostel em Santiago e nos levaram ao Hostel deles nas montanhas de Farellones (Falarei sobre ele em outro post). Também foram eles que nos levaram no passeio de um dia até o Valle Nevado.
Na sexta-feira logo cedo seguimos de van até Farellones, um povoado às margens dos Andes e que fica há apenas 40 quilômetros de Santiago.
Seria bem simples chegar até lá se não fosse um fator: a estradinha que te leva até a montanha possui 40 impressionantes e fechadas curvas. A estação El Colorado ainda fica pertinho, mas quem segue até o Valle Nevado tem mais 20 curvas pela frente.
Sim, são muitas, mas só uma porrada de curvas para em apenas 40 quilômetros subir dos 800 metros (em relação ao nível do mar) de Santiago aos 3 mil metros de Farellones. Eu não fiquei enjoada nem nada, mas as duas crianças e alguns outros adultos que viajavam comigo sentiram-se mal.
Uns com dor de cabeça e outros com vômito. Esse é o preço de subir tantos metros em pouco tempo e olha que a viagem de ida é bem mais lenta em relação a volta.
Mas vou falar que compensa e muito superar as curvas e passar alguns dias em Farellones. O povoado é lindo e tem uma ótima vista tanto de Santiago quanto das montanhas. Além de que as casas da vila são lindas.
Ficamos sexta, sábado e domingo por lá. Na sexta mesmo subimos ao Valle Nevado e passamos boa parte do dia lá. Já no sábado fomos até El Colorado e caímos muito, mas nos divertimos bastante também! No domingo descemos de volta a Santiago.
Alimentação
Quando reservamos nosso quarto no hostel, recebemos do Chilextremo um e-mail com orientações quanto à alimentação. O e-mail pedia que levássemos comida, lanche e bebidas pois não havia muita coisa lá em cima. Confesso que até fiquei um pouco assustada, mas sendo honesta, essa orientação está apenas parte certa.
Não há muita opção mesmo. Nada de redes de fast food, mega restaurantes ou coisas do tipo. Mas existem sim alguns bares/restaurantes, há até uma pizzaria e um mercadinho (meio distante). Claro que não existe muita variedade de alimentos, lanches e etc. Outra coisa importante, é que o o preço de alguns restaurantes são um pouco inflacionados, já que não deve ser fácil/barato levar comida até lá. Vale sim levar algumas coisas, mas você não morrerá de fome se não levar! haha
No hostel, além de congelados, eles vendem até churrasco! E antes que me perguntem, claro que sim! É óbvio que fiz um churras nos Andes! Então, em relação a alimentação, é o seguinte: pode não ser lá muuuuito barato comer por lá e nem ter muita variedade. Mas que há comida, há!
Pistas
Para quem não quer gastar muito dinheiro, há uma pista de ski em Farellones mesmo. Esta pista tem algumas atividades bem mais em conta do que nos outros centros de ski e como é um lugar mais popular, as pistas porém são menores. Ouvi que as pistas de lá também não tem a mesma ‘qualidade’ que as outras (Valle Nevado, La Parva ou El Colorado – vou falar delas em outro post). Mas para quem só vai brincar, acho que atende sim.
Roupas e materiais para Ski
Logo que saímos de Santiago paramos em uma loja de locação de roupas e materiais de ski. Esse local vale apenas se você subir e descer a montanha no mesmo dia. Se for ficar em Farellones, deixe para alugar na lojinha de um dos moradores (existem umas 4 ou 5). É mais em conta e de quebra você ainda ajuda a economia local. Eu aluguei o equipamento de snowboard, luva e calça à prova d’água.
É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.
Adorei as dicas…
O hostel fics perto da estação de ski?
Obrigada
Oii Bruna, tudo bem?
O Hostel fica perto apenas da estação de Farellones mesmo. Já para ir até Valle Nevado, El Colorado ou La Parva é preciso de transporte, pois são lugares um pouco distantes. O Valle fica 20 curvas da estrada acima de Farellones.
Beijos
Iara
Vou fazer o mesmo trajeto que voces. Ficar em Farellones 3 dias e aproveitar e conhecer Vale e Colorado. Vi que se hosperaram em Farellones. Minha dúvida é, como foram para as outras estacoes ? Taxi ?
O pessoal do Chilextremo indicou uma pessoa que levaria/buscaria por um preço acessível.
Imagino que todos os hotéis de lá devam ter algo semelhante.
Vi que vc comentou ter alugado as roupas com moradores locais. Como encontro esses locais? Está perto da entrada do parque? Teria alguma referência?