Destinos, Dicas, Diversos, Europa

Flixbus: Como viajar barato pela Europa

04 jul 2019
[ 4 ]

Viajar pela Europa é o sonho de muita gente e viajar barato em tempos de Euro nas alturas é quase utopia! Por isso hoje vou falar sobre a FlixBus e como utilizar ônibus como meio de transporte pode valer MUITO a pena!

flixbus-europe
Imagens: FlixBus

O que é a FlixBus

Antes de mais nada, esse post NÃO é um publi (alô FlixBus, me nota!). 

A FlixBus é uma empresa alemã de ônibus que abrange 2000 destinos em 28 países! Sim! Cobre praticamente toda a Europa, inclusive cidades e vilas pequenas e/ou quase desconhecidas.

PS: a FlixBus também está presente nos Estados Unidos, mas como minha experiência foi na Europa, vou focar nela. Ok? Mas lembrando que a maneira de funcionamento e de como comprar os bilhetes é a mesma!  :)

Diferencial da FlixBus

O diferencial da Flix é que os preços das passagens são incrivelmente baixos! E quando digo preço baixo, é porque é barato MESMO! Principalmente se compararmos com os preços de passagens de trem ou avião.

Olha só esse exemplo da vida real: eu paguei menos de 20 euros para viajar de Gênova (Itália) até Nice (França). Para ser exata, paguei 16,90€ no trajeto de 200 km. Para você poder ter uma noção, a mesma viagem de Avião custava 120€ em uma companhia Lowcost. 

Como comprar as passagens 

Você pode comprar as passagens de ônibus tanto pelo site quanto pelo aplicativo! Para ser bem sincera, a minha experiência de comprar os tickets foi sempre pelo App. 

E comprar é fácil: você escolhe a cidade de partida e o destino final. Em seguida vão aparecer os valores e os horários disponíveis. Ao comprar as passagens, a empresa te fornece um voucher com o local de partida do ônibus. 

É importante dizer que nem sempre o local de partida é um terminal rodoviário (pode ser em frente a uma escola, igreja e etc), por isso é preciso ter atenção ao endereço fornecido pela empresa.

Mas fique tranquilo, pois geralmente há uma placa indicativa ou funcionários devidamente uniformizados. Pelo voucher sempre há até um pequeno mapa mostrando o local onde você pegará o busão.

Também é bacana ficar atento ao horário, pois a saída costuma ser pontual. Como os assentos são livres, recomendo chegar com pelo menos uns 20 minutos de antecedência. 

flixbus-europe
Imagens: FlixBus

Frota, benefícios e conforto 

Durante minha viagem de 6 meses pela Europa eu utilizei a FlixBus pelo menos umas 10 vezes. Não sei se dei sorte, mas absolutamente todos os ônibus que peguei eram novos ou super bem conservados. 

Os banheiros sempre estavam limpos e com papel (item vital para nós, mulheres), as poltronas todas com cinto de segurança e a limpeza geral do ônibus sempre estava em dia. 

A FlixBus também promete WI-FI grátis em todos os veículos. Nas minhas viagens devo dizer que 75% da frota tinha internet, no restante ou não funcionava ou era lenta.

Atrasos, paradas e segurança

Muitas pessoas perguntam se é verdade que os ônibus da FlixBus atrasam muito. Bom, eu não sei se tive sorte, mas de todas as vezes que utilizei a empresa, houve apenas um atraso (e de apenas 15 minutos).

Eu não fiz viagens muito longas (a maior foi de 3h50), então os veículos pararam apenas uma vez e por cerca de 20 minutos. Eles param sempre em conveniências de postos de combustíveis e o tempo é suficiente para comer algo. 

Quanto a segurança, é sempre a mesma dos ônibus comum e durante as paradas ninguém pode ficar dentro dos veículos (Nem mesmo o motorista).

Em pelo menos umas 5 dessas viagens em algum momento o ônibus foi abordado por policiais que checam os passaportes de todos à bordo. A fiscalização é rápida, mas necessária, devido à crise imigratória na Europa. 

Vale a pena viajar de FlixBus?

Eu acho que a FlixBus é uma super mão na roda, principalmente para baratear a viagem e também para chegar em cidades menos turísticas. Como peguei apenas trechos curtos, os ônibus eram comuns. Se o veículo utilizado em viagens de longas distâncias for o mesmo, aí acho que pode ser um pouco desconfortável. Mas nadada muito diferente do que é uma classe econômica no avião! kkk

Claro que problemas podem acontecer, mas minha experiência foi super positiva e é por isso que recomendo a empresa.

MANTENHA ESSE BLOG VIVO!!

Se você gostou desse post, saiba que existe uma maneira super simples de nos ajudar a continuar produzindo conteúdo grátis aqui no blog. Para isso, basta fazer reservas ou adquirir algum produto através dos nossos links parceiros, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

É como pagar um cafezinho em troca das muitas dicas que damos de graça!

Então nos ajude a manter o blog assim, independente, com informações reais e sem aquele monte de publicidade!

Reserva de hotéis e pousadas pelo Booking: 👇🏻

Reserva pelo Airbnb para se sentir em casa:👇🏻

Malas e coisas para a viagem? Na Amazon tem!

Deixe seu comentário

4 comentários em "Flixbus: Como viajar barato pela Europa"
  1. Fernanda Scafi   •   18/09/20   •   14h52

    Tô lendo agora esse post pq tô fazendo um sobre ônibus na Polônia e andei muito de Flixbus hehehe Nossa, no meu caso, as paradas eram só pra subir e descer gente então nada de lanchinho ou comprar qq coisa. E não entrou ninguém pedindo documentos e tal. O único atraso na verdade foi saindo da Rep. Tcheca pra ir pra Polônia rs Atrasou tipo 1h pro bus passar na cidadezinha q eu estava – Olomouc.

    • Iara Vilela   •   30/09/20   •   17h36

      Jura? Nossa acho que tive sorte! HAHAHA Pq todas as viagens com mais de 2h de duração tinha parada pra lanchinho e etc.

  2. Cleverson   •   09/01/23   •   15h03

    Oieee.. ótima materia e adorei saber o que achou viajando no flixbus. Vi que vc sempre chegava cedo pra pegar lugar, e também vi que se eu quiser reservar algum lugar do onibus eles cobram uns 2 euros.

    Pensei em reservar os acentos da frente, queria ir vendo a estrada sabe? Não sei se esses acentos são acima do motorista, pelo mapa de acentos parecia ser. Você sentou na frente no primeiro acento alguma vez? Sabe dizer se tem uma boa vista, a janela é grande, algo assim?

    • Iara Vilela   •   31/01/23   •   06h07

      Oie! Eu prefiro pagar 2 euros e garantir que vou sentar em uma poltrona legal, mas também não é nada obrigatório. Quanto as poltronas com vista, bom, a real é que você vai ter que dar sorte em pegar esse modelo específico de ônibus, pois não são todos assim.

      Sempre peguei veículos relativamente novos, todos muito bons, mas sendo bem honesta foram poucas as vezes que peguei esse com vista panorâmica. Então minha dica é não contar muito com isso :/

      Beijos e boa viagem