Destinos, Dicas, Diversos, Europa

Flixbus: Como viajar barato pela Europa

04 jul 2019
[ 0 ]

Viajar pela Europa é o sonho de muita gente e viajar barato em tempos de Euro nas alturas é quase utopia! Por isso hoje vou falar sobre a FlixBus e como utilizar ônibus como meio de transporte pode valer MUITO a pena!

flixbus-europe
Imagens: FlixBus

O que é a FlixBus

Antes de mais nada, esse post NÃO é um publi (alô FlixBus, me nota!). 

A FlixBus é uma empresa alemã de ônibus que abrange 2000 destinos em 28 países! Sim! Cobre praticamente toda a Europa, inclusive cidades e vilas pequenas e/ou quase desconhecidas.

PS: a FlixBus também está presente nos Estados Unidos, mas como minha experiência foi na Europa, vou focar nela. Ok? Mas lembrando que a maneira de funcionamento e de como comprar os bilhetes é a mesma!  :)

Diferencial da FlixBus

O diferencial da Flix é que os preços das passagens são incrivelmente baixos! E quando digo preço baixo, é porque é barato MESMO! Principalmente se compararmos com os preços de passagens de trem ou avião.

Olha só esse exemplo da vida real: eu paguei menos de 20 euros para viajar de Gênova (Itália) até Nice (França). Para ser exata, paguei 16,90€ no trajeto de 200 km. Para você poder ter uma noção, a mesma viagem de Avião custava 120€ em uma companhia Lowcost. 

Como comprar as passagens 

Você pode comprar as passagens de ônibus tanto pelo site quanto pelo aplicativo! Para ser bem sincera, a minha experiência de comprar os tickets foi sempre pelo App. 

E comprar é fácil: você escolhe a cidade de partida e o destino final. Em seguida vão aparecer os valores e os horários disponíveis. Ao comprar as passagens, a empresa te fornece um voucher com o local de partida do ônibus. 

É importante dizer que nem sempre o local de partida é um terminal rodoviário (pode ser em frente a uma escola, igreja e etc), por isso é preciso ter atenção ao endereço fornecido pela empresa.

Mas fique tranquilo, pois geralmente há uma placa indicativa ou funcionários devidamente uniformizados. Pelo voucher sempre há até um pequeno mapa mostrando o local onde você pegará o busão.

Também é bacana ficar atento ao horário, pois a saída costuma ser pontual. Como os assentos são livres, recomendo chegar com pelo menos uns 20 minutos de antecedência. 

flixbus-europe
Imagens: FlixBus

Frota, benefícios e conforto 

Durante minha viagem de 6 meses pela Europa eu utilizei a FlixBus pelo menos umas 10 vezes. Não sei se dei sorte, mas absolutamente todos os ônibus que peguei eram novos ou super bem conservados. 

Os banheiros sempre estavam limpos e com papel (item vital para nós, mulheres), as poltronas todas com cinto de segurança e a limpeza geral do ônibus sempre estava em dia. 

A FlixBus também promete WI-FI grátis em todos os veículos. Nas minhas viagens devo dizer que 75% da frota tinha internet, no restante ou não funcionava ou era lenta.

Atrasos, paradas e segurança

Muitas pessoas perguntam se é verdade que os ônibus da FlixBus atrasam muito. Bom, eu não sei se tive sorte, mas de todas as vezes que utilizei a empresa, houve apenas um atraso (e de apenas 15 minutos).

Eu não fiz viagens muito longas (a maior foi de 3h50), então os veículos pararam apenas uma vez e por cerca de 20 minutos. Eles param sempre em conveniências de postos de combustíveis e o tempo é suficiente para comer algo. 

Quanto a segurança, é sempre a mesma dos ônibus comum e durante as paradas ninguém pode ficar dentro dos veículos (Nem mesmo o motorista).

Em pelo menos umas 5 dessas viagens em algum momento o ônibus foi abordado por policiais que checam os passaportes de todos à bordo. A fiscalização é rápida, mas necessária, devido à crise imigratória na Europa. 

Vale a pena viajar de FlixBus?

Eu acho que a FlixBus é uma super mão na roda, principalmente para baratear a viagem e também para chegar em cidades menos turísticas. Como peguei apenas trechos curtos, os ônibus eram comuns. Se o veículo utilizado em viagens de longas distâncias for o mesmo, aí acho que pode ser um pouco desconfortável. Mas nadada muito diferente do que é uma classe econômica no avião! kkk

Claro que problemas podem acontecer, mas minha experiência foi super positiva e é por isso que recomendo a empresa.

Mantenha esse blog vivo!

Se você gostou do conteúdo desse post, saiba que pode ajudar o blog a funcionar e a continuar completamente gratuito! E é bem simples! Basta fazer reservas através do blog, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 

Para fazer reservas de hotel basta clicar aqui. Para alugar um carro e melhorar a mobilidade da sua viagem, clica aqui! E para sair do Brasil já com chip de internet, é só clicar aqui!

Deixe seu comentário