Eu sou do tipo que simplesmente ama feirinhas. Mas aquelas feiras de rua, do tipo que vendem roupas, artesanatos, comidas, antiguidades e tudo mais que possa existir. Posso dizer que encontrei o paraíso das feiras! Ele fica em Bangkok, só funciona aos finais de semana e se chama Chatuchak (ou Weekend Market)!
O lugar é uma loucura, pois fica abarrotado de gente todos os finais de semana, mas é um charme. Definitivamente o melhor lugar para garantir todas as lembrancinhas e souvenirs da sua viagem.
Chegamos em Bangkok em um sábado pela manhã. Como queríamos muito conhecer esse mercado tratamos logo de fazer check-in no hotel, tomar um banho e já partir para a rua!Para a nossa sorte, nos hospedamos próximo à uma estação do skytrem e foi fácil chegar lá (Basta descer na estação MoChi).
Mesmo eu amando feiras, preciso dizer que é necessário ter paciência para visitar esse lugar, pois quando digo que o Chatuchak é lotado, eu quero que você visualize a 25 de março na véspera de Natal e ainda coloque mais gente! Mais de oito mil barraquinhas ocupam cada um dos 14km² desse mercado/feira e atrai cerca de 200 mil pessoas a cada final de semana. Não, você não leu errado, eu disse que DUZENTAS MIL PESSSOAS vão lá entre sábado e domingo!
Mas, tudo isso definitivamente não tira a graça do lugar – que tem uma energia muito bacana por sinal! Lá é possível encontrar luminárias lindas, lembrancinhas mais diversas, além de todo tipo de artesanato, principalmente esculturas de madeira (com temática budista) talhadas à mão. Você compra diretamente do artesão, o que facilita o desconto (não antes de pechinchar muito – já falo sobre isso). Uma dica importante é levar dinheiro, pois algumas barraquinhas não aceitam cartão de crédito e acredite, dificilmente você sairá de lá de mãos vazias.
Para os mais perdidos
Apesar de parecer (muito) com um labirinto, há uma certa ordem já que o Chatuchak é dividido seções. São 27 ao total que separam os setores de comidas, roupas, calçados, artesanatos e etc. Eu não comprei, mas vi que logo na entrada existem mapas do mercado para vender (algo em torno de 4 dólares).
A arte de negociar
A presença dos turistas é muito forte em qualquer lugar da Tailândia, por isso, eles desenvolveram um método de venda que é bem conhecido de nós brasileiros (infelizmente): o superfaturamento. Logo que você pergunta o valor da mercadoria, eles jogam o preço nas alturas e assim você se sente sempre obrigado a negociar.
Para verem como a coisa é séria, em alguns casos pagamos apenas cerca de 30% do valor inicial cobrado pelo vendedor. Mesmo assim, o valor é bem acessível para nós, já que 100 Baths valem cerca de 7R$!
Claro que existem perfis diferentes de viajantes, mas, eu recomendo muito a visita ao Chatuchak. Gostei tanto que acabei indo no sábado e no domingo também! Vá com roupas confortáveis (caloooor) e com boas doses de paciência e disposição! De resto é só aproveitar os cheiros, imagens e todas as coisas que apenas esse lugar ímpar pode oferecer!
É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.
tô indo pra bangkok dentro de 15 dias e quero muito ir nesse lugar. Adorei as dicas!