Eu não estava preparada para Milão. Não mesmo! Depois de conhecer Roma, que classifico como uma cidade ‘fofa’ e a Toscana que entra na categoria ‘poesia’, desembarcar em Milão foi como sair da calmaria e acordar em cidades que nunca dormem, como São Paulo ou Nova Iorque.
Milão é moderna, populosa, movimentada e tudo mais que grandes cidades são. Foi um choque, mas nem por isso deixei de gostar dela. Umas das coisas que mais gostei de fazer foi subir no terraço do Duomo e ver a cidade do alto – mesmo em um dia chuvoso.
Acho que este é o ponto turístico mais visitado da cidade e um dos mais famosos de toda Europa. E não é por menos: a construção gótica data do século XIX, demorou cerca de 500 anos para ficar pronta e tem cerca de 157 metros de altura (não é tão alta quanto a DOM de Colônia). Sem contar que é realmente muito bonita.
Subir no terraço do Duomo dá uma perspectiva única não só do lugar em si, pois você pode ver de beeeem pertinho as torres e detalhes da catedral, mas, se o sol colaborar, você terá uma bela vista panorâmica de Milão! Do alto se vê a Galleria Vittorio Emanuele, a praça pra lá de movimentada e os restaurantes que cercam o Duomo.
Para este programa, você vai precisar desembolsar alguns euros. Para subir até o topo de elevador, são 12 euros. Se você tiver mais disposição e quiser subir pelas escadas (200 degraus), o preço do ticket cai para 7 euros (valor de dezembro de 2014).
Sei também que os horários de funcionamento variam durante as estações. No inverno é possível fazer este passeio das 9h às 19h. Já no verão a visita se estende até as 21h.
Nós subimos de elevador. Um minutinho e já estávamos lá no topo. Logo de cara fiquei impressionada com a riqueza de detalhes que é possível ver de perto. Cada placa de mármore branco finamente importada, cada cruz, imagem de santo ou gárgula….enfim, uma experiência diferente até mesmo da visita ao terraço de outras catedrais.
Ah, e se você me perguntar como é o interior da catedral. Bom, é bonito, mas nada se compara ao terraço!
É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.