Ásia, Dicas, Diversos, Tailândia

No alto da montanha: Wat Phrathat Doi Suthep

30 out 2014
[ 0 ]

Imagine um templo no alto de uma montanha e de onde é possível ver toda uma pequena cidade. Ruas, praças e alguns carros. Lá, do alto da montanha, também é possível ver a floresta, os pássaros e dá até para pensar calmamente na vida. Este é o Doi Suthep e a cidade lá em baixo é Chiang Mai. Junto com o White Temple, este foi um dos mais lindos lugares que estivemos na Tailândia.

A vista de Chiang Mai!

A vista de Chiang Mai!

IMG_2256

O Wat Phrathat Doi Suthep (nome completo da figura) foi construído no alto de uma montanha, a cerca de 2 mil metros de altitude. Sim, é bem alto e até poucos anos atrás o caminho até ele nem era asfaltado. Um certo dia um monge uniu força com a população e em poucos dias ELES asfaltaram toda a estrada. Taí a prova de que a união realmente faz a diferença. O caminho até o templo é bem sinuoso, por isso tente pegar um ônibus, tuk-tuk ou carona. Só não tente ir andando! IMG_2258

IMG_2320

Voltando ao templo, o corrimão da escadaria de entrada do Doi Suthep é uma amostra do cuidado meticuloso com o local. Trata-se de uma Naga gigante, que percorre toda a escadaria até o topo. Diz a lenda que a Naga (uma espécie de cobra+dragão) protegeu Budha das grandes enchentes enquanto ele meditava em busca da iluminação e por isso é bem comum ver essa imagem em templos e desenhos.

A escada!

A escada!

IMG_2335Depois de subir as escadas degrau por degrau, UAU, que lindo! Fomos no dia 2 de janeiro, por isso havia celebrações de ano novo e muitos tailandeses visitando o templo e levando suas oferendas em busca de um ano melhor.

Vi cenas fantásticas de famílias, flores de lotus, incensos e cada detalhe do templo de deixou encantada. Há sinos, enfeites, muita coisa dourada e várias imagens de Budha.

 

IMG_2368

IMG_2354

Nós tivemos uma grata surpresa na área em que os monges costumam ficar para conversar, aconselhar e abençoar os fiéis. Além de ganharmos uma pulseira “benzida” o monge rezou e até conversou conosco. Me disse que eu tinha os olhos ansiosos e que iria mudar isso, jogou uma espécie de água benta em mim e voilà, disse que agora eu ficaria bem. Não sei se é efeito placebo, rs, mas a verdade é que minha ansiedade diminuiu MUITO de lá pra cá. o.O Ah, os monges não podem tocar nas mulheres, por isso quem amarrou minha pulseirinha de boa sorte foi um “assistente” dele.

IMG_2315

Sendo abençoados pelo monge. No final ele bateu um papo com a gente e ganhamos pulseirinhas de boa sorte.

IMG_2325

IMG_2289

É claro que como todo lugar que atrae turistas, o Doi Suthep também possui sua feirinha. Na entrada do templo há barracas que vendem de água a lembrancinhas e até kits de oferendas com vela, incenso e flores. Não deixe de passar nesse lugar, é fantástico!

IMG_2422

IMG_2340

IMG_2413

Dicas de Chiang Mai

Simplesmente foi a cidade que mais gostei na Tailândia! Grande, mas com alma de interior, Chiang Mai tem uma vibe maravilhosa e de lá é possível fazer Day Trip para vários lugares como passeios com elefantes e o templo Branco  de Chiang Rai. Sério, inclua essa cidade no seu roteiro.

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram

 

Deixe seu comentário