Dicas, Diversos, Perrengues

Série dicas práticas: saiba o que fazer alguns dias antes de uma viagem de férias

18 set 2017
[ 0 ]

Quem me acompanha aqui no blog ou pelo instagram (segue lá, @viajandoaprendi), já deve ter percebido que sou um tanto quanto metódica. RS E com a organização das viagens não seria diferente, não é mesmo?!

Com o tempo fui filtrando o que era exagero e o que era realmente necessário e por isso hoje vou contar para vocês o que faço cerca de uma semana antes de uma viagem, principalmente se for internacional. São coisinhas miúdas que podem dar uma certa dor de cabeça se deixadas para última hora.

Fazer um check-list
Fazer um check-list é o start para as principais atividades que antecedem uma viagem. Faço uma lista com tuuuuudo que preciso fazer antes de viajar e isso me ajuda a não esquecer nadinha!! Eu sou muito esquecida, então já desenvolvi um check-list próprio, com as coisas que julgo necessárias. E adivinha só?  Para te ajudar, disponibilizei meu check-list aqui. É só clicar e imprimir!!

Imprimir vouchers
Assim que faço o check-list, o primeiro item a ser riscado é “IMPRIMIR” tudo que precisar ser impresso! Imprimo todas as reservas seja de hotel, carro ou restaurante. Também levo a versão impressa das passagens e claro, do roteiro.

Aqui cabe uma informação: sites de reservas como o Booking possuem aplicativo e assim você não precisaria imprimir uma tonelada de coisas (principalmente se a viagem for grande ou para vários lugares). Mas, quando voltamos da Austrália para a Nova Zelândia, a agente de imigração pediu para ver se tínhamos reservas de hotel. Mostramos pelo celular e ela não aceitou e exigiu a versão impressa. Sorte que tínhamos em mãos.

Money, money, moneeeey
Na semana que antecede a viagem não só compro uma quantia de dinheiro na moeda do país para onde vou viajar, como também libero meu cartão de crédito para uso no exterior. Isso é imprescindível para você não ter problemas ao chegar ao seu destino.

Imagem retirada de: http://studenttravelplanningguide.com/wp-content/uploads/2016/08/traveling.jpg

Beckup de tudo
Antes de viajar SEMPRE faço beckup de tudo que tenho no celular e no Ipad e deleto muita coisa inútil também. Acho importante fazer isso pois vai que perco o celular ou ele cai, quebra… enfim. É bom manter os arquivos seguros. É nessa hora que também salvo uma foto do passaporte no meu celular e/ou no e-mail.

Carregar gadgets
Já saio de casa com Tablet, câmera e todo tipo de gadget que tiver devidamente carregados. Outra coisa que sempre levo são os carregadores portáteis! Eles são ótimos aliados para quem vai passar horas viajando e depois horas batendo perna durante a viagem. Assim não tem que ficar louca atrás de uma tomada!!

Tunar Ipad e celular
Mesmo que o avião tenha a melhor programação de bordo do mundo, acho impossível passar horas a fio sem se entediar. É por isso que simplesmente loto o celular e o ipad de revistas, músicas, artigos e joguinhos para passar o tempo. Quando levo o notebook também aproveito para colocar as séries em dia.

Imagem retirada de: https://farm9.staticflickr.com/8746/16928482741_6b7b4185fb_o.jpg

Haja memória
Eu AMO fotografia (até já fiz um post com dicas aqui)! Fotografar a viagem para mim é mais do que simplesmente postar no Instagram ou no Facebook! É registrar um momento que vivi e capturar as viagens é uma forma de tê-las sempre comigo!  E é por isso que levo mais de um cartão de memória e sempre checo se os cartões estão em condições de uso. Também limpo todo e qualquer arquivo. Assim viajo com todo espaço reservado para as fotos que são muitas!

Seguro viagem
Lugares como Europa e Estados Unidos exigem que você tenha um seguro que cubra despesas médicas durante todo o período da sua viagem. E isso é muito importante!! Eu sempre faço até mesmo quando vou para países onde o seguro não é obrigatório. Existem várias empresas de seguro por aí! É só pesquisar!

Farmacinha
Ninguém aqui está aconselhando a auto medicação, não!! Mas algo que sempre faço é levar alguns remédios, desses bem simples para dor de cabeça, azia e etc. Não levo um monte não, mas acontece que conseguir alguns remédios fora do Brasil é bem difícil e é por isso que acabo deixando 2 ou 3 na bolsa. Acho importante lembrar que não é pra você inventar moda, né? Se nunca tomou determinado remédio, não é na viagem que você vai tomar! Se você tiver tempo, passe antes no médico! Ele mesmo pode fazer uma listinha e receitar alguns.

Imagem retirada de: https://w8z7r7c9.map2.ssl.hwcdn.net/contentFiles/system/pictures/2016/2/299407/cropped/glitterpill.jpg

Conferir a previsão do tempo
Aqui está o último passo dos preparativos “organizacionais”, digamos assim, e o primeiro antes de começar a fazer as malas. Verificar a previsão do tempo é muito importante para que você consiga montar uma mala leve, prática, enxuta, mas que tenha tudo o que você precisa e realmente vai usar. Tenho ótimas dicas para montar uma mala perfeita aqui!  Não deixe essa etapa de lado!

É isso! Espero que essas dicas ajudem a otimizar seu tempo e deixar sua viagem mais tranquila e organizada!

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.

 

Deixe seu comentário