Américas, Cartagena das Índias, Colômbia, Destinos, Diversos

Cartagena das Índias: conheça 12 lugares na cidade amuralhada

23 mar 2018
[ 0 ]

Se tem uma coisa que você pode (e deve) fazer em Cartagena é caminhar pela Cidade Amuralhada (ou cidade velha, como dizem por lá). Como o próprio nome diz, essa parte da cidade é completamente cercada por uma muralha de pedras e é ela que dá muito, mas muito charme à Cartagena. Nesse post você vai ficar sabendo das principais coisas para fazer na Cidade Amuralhada de Cartagena.


Agora vou listar os principais lugares para conhecer em Cartagena das Índias:

Muralha

Talvez uma das atrações que mais chama atenção em Cartagena seja a Muralha que cerca a cidade. Cartagena era um ponto super estratégico para a navegação e comércio e por isso tentaram invadir a cidade muitas e muitas vezes.

E foi para tentar proteger a cidade dos invasores que no século XVI a muralha de 13 quilômetros começou a ser construída. A obra levou quase 200 anos para ficar pronta e até hoje chama atenção!

Uma coisa bem legal é que é possível caminhar sobre a muralha. A vista é das mais lindas, sem contar que você passa a entender melhor o funcionamento da cidade.



Centro histórico

Só caminhar pelo centro histórico já é uma atração e tanto. Ao andar pelas ruas estreitas você vai se apaixonar pelo colorido dos casarões em estilo colonial e pelos cantinhos despretensiosos, mas que são puro charme.

Por aqui muitas plantas, flores, lojas, restaurantes, vendedores de frutas e um trânsito semi-caótico (ê pessoal que gosta de uma buzina, viu?!). Uma mistura um tanto estranha, mas que dá muita personalidade à cidade!

A dica é andar sem muita direção. Não se preocupe, se você perder por aqui não vai muito longe porque a muralha vai te parar! kkk

Torre do Relógio

É a Torre do Relógio que separa a cidade antiga da parte nova e fica na Plaza de los coches. É a principal porta de entrada na parte amuralhada e por isso é um lugar super movimentado.

Quando foi construído, era apenas uma torre e em 1874 instalaram um relógio vindo dos Estados Unidos. Não há nada de muito especial, mas é legal passar por aqui e saber sua função. Ah! Durante a noite ele ganha iluminação especial e fica lindo!

Portal de los dulces

Bem ao lado do relógio está o portal dos doces. São várias barraquinhas que vendem todo tipo de doce colombiano (alguns conhecidos por nós, claro). O pacotinho básico com 30 doces de diferentes tipos custa cerca de 10 reais (nov/2017).

Igreja San Pedro de Claver

Não é a mais famosa, mas pra mim é a igreja mais bonita de Cartagena. Sua arquitetura é muito diferente do que se pode ver na cidade e é por isso que a Igreja foi declarada Monumento Nacional da Colômbia.

Construída no século XVII, a igreja também possui um monastério e os restos mortais de San Pedro de Claver. Ambos podem ser visitados ($6.000 pesos).

Café del Mar

Se tem um lugar melhor para ver o pôr do sol em Cartagena eu desconheço! O Café del Mar fica bem em cima da muralha com vista para o mar. Ele funciona como bar e restaurante e abre a partir das 17h. Não deixe de curtir um fim de tarde por aqui. Para ler o post completo é só clicar nesse link.

Plaza Santo Domingo

Aqui está um dos pontos mais movimentados da cidade. São bares, restaurantes com muitas mesas ao ar livre e muita música dão o toque caribenho. Venha para sentar no fim do dia e tomar ao menos um drink.

No canto direito da praça está “La Gorda Gertrudis”, obra do renomado artista colombiano Fernando Botero.

Convento de Santo Domingo

Bem em frente à praça está o Convento de Santo Domingo. Construída em 1550, a Igreja teve de ser reconstruída após vários ataques. É a igreja mais antiga de Cartagena e abre apenas durante as missas.

Castillo San Felipe de Bajaras

Um dos meus passeios favoritos em Cartagena. O castelo é na verdade um forte e – junto com a muralha – foi construído para proteger Cartagena de invasões inimigas. A vista da parte alta é linda!!

O Castillo San Felipe de Bajaras abre todos os dias das 8h às 18h e a entrada custa 20 mil pesos (valores nov/2017) e aqui tem um post completo sobre ele. 

Las Bóvedas

Aqui está um lugar super turístico mas que não deixa de ser interessante. Bem ao lado da muralha está o antigo presídio da Plaza de Las Bóvedas que hoje funciona como uma galeria de artesanato. Onde antes ficavam as celas agora estão lojas que vendem todo tipo de artesanato.

Roupas, quadros, bijuterias, chapéus, imãs de geladeira…. sim, todo tipo de souvenir que você puder pensar. O preço – como na maioria dos lugares turísticos – é tabelado, mas dá para chorar um desconto.

Olhe para cima

Enquanto estiver caminhando pela cidade velha, olhe para o alto. Um dos símbolos de Cartagena são as casas coloniais com balcões espanhóis construídos em madeira. Essas construções são muito antigas (lá por 1700) e são muito bonitas, pois geralmente estão enfeitadas com flores e bandeiras.

Catedral Metropolitana 

Talvez um dos pontos mais fotografados da cidade é também a principal igreja de Cartagena. A Basílica de Santa Catalina pode ser visitada gratuitamente, mas apenas durante o tempo em que ela está aberta para as missas. No restante do tempo ela fica fechada.

 

É isso pessoal! Espero com esse post ter te ajudado a montar um roteiro interessante por Cartagena das Índias. É claro que a cidade tem muito mais a oferecer, mas esses são os principais pontos turísticos.

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.

Deixe seu comentário