Diversos

O que fazer em Florença, a capital cultural da Itália

22 mar 2019
[ 0 ]


Essa é a minha cidade favorita no mundo inteiro e eu sempre fico muito contente em falar sobre ela! Vem saber o que fazer em Florença.

Mas antes, um pouquinho de história!

O primeiro nome da cidade foi Fiorentina… depois passou a ser Florença/Firenze. Situada às margens do Rio Arno, Florença é uma das cidades mais bonitas do mundo, tanto que é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

E isso não é à toa! A cidade respira arte e cultura e é praticamente um museu ao ar livre. Considerada o berço do Renacimento italiano, aqui se destacam nomes de intelectuais como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello e Rafael e muitos outros. Nada mal, né??

Como se locomover

Florença é a capital da Toscana e é o ponto chave para conhecer as cidades dessa região tão linda. Se for conhecer apenas Florença, dê preferência por caminhar ou usar transporte público e evite alugar carro, já que no centro histórico quase não há lugares para estacionar.

Se utilizar a cidade como base para bate-volta até outras cidades da Toscana como San Gimignano e Siena, aí sim compensa alugar um carro, mas certifique-se se seu hotel possui estacionamento.

Onde e quantos dias ficar

Já disse nesse post que amo Florença, então nunca acho que há dias suficientes para conhecer a cidade. Porém, para fazer o básico dos pontos turísticos creio que 4 dias inteiros bastam. Já se também for utilizar a cidade como base para conhecer outras cidades, aí fique ao menos 7 dias.

Onde ficar: Bom, Florença tem hotéis para todos os bolso e gosto! Vou indicar agora alguns hotéis onde já me hospedei.

Vista incrível: o Albergo San Giovanni é um hostel, mas tem a vista mais incrível da cidade! Sério! Ele fica muitíssimo bem localizado e os quartos têm vista para o Duomo!

Para bate-volta: O Italiana Hotels é perfeito para quem está com carro alugado e quer usar Florença como base para fazer bate-volta nas cidades da Toscana. O café da manhã é uma delícia e a piscina é maravilhosa no verão.

O que fazer em Florença

Há muito o que fazer em Florença e sem dúvidas existem muuuuuitos outros pontos interessantes na cidade que não estão nessa lista.

Esse post é sobre as principais coisas que você precisa saber sobre a cidade e o que não deixar de visitar/fazer! Ah! Se tiver dicas extras pode deixar nos comentários! Isso enriquece o post! Vamos lá?

Visite o Duomo

Na primeira vez que estive em Florença só peguei a Santa Maria del Fiore fechada e não consegui entrar nenhuma vez. Na segunda vez que estive na cidade visitar o Duomo era prioridade, então mesmo em pleno verão europeu lá fui eu para a fila.

A igreja ficou pronta em 1359 e é tão linda por dentro quanto é por fora. A riqueza de detalhes da obra é impressionante, o que justifica a fama do local.

A entrada para as áreas comuns da Igreja é grátis, já para subir até a cúpula e visitar o Campanário e o Batistério (que ficam ao lado), paga-se 15 euros.  Se for durante a alta temporada, indico que garante seus ingressos com antecedência. Se for entrar só na parte gratuita, se prepare para enfrentar fila.

Tome um café na Piazza della Repubblica

Como boa cidade italiana, Florença é repleta de praças e a Piazza della Repubblica é um belo exemplo disso. Chegando aqui você verá o Arco da Abundância, que é enorme e foi construído para separar duas das mais importantes ruas da cidade.

O carrossel também é uma das principais características da praça. Ele funciona o ano inteiro e é muito bonito (a noite ele ganha iluminação especial). Ah, aproveite para provar uma das delícias do Paszkowski, um café super famoso que fica no mesmo local desde 1845.  

Atravesse a Ponte Vecchio

A primeira ponte foi construída em madeira ainda na época do Império Romano, já a segunda (e atual) é datada de 1345. Ela possui três grandes arcos e cruza o Rio Arno.

Ao longo da Ponte Vecchio é possível ver construções que chegaram a ser utilizadas como residências, mas há séculos é um ponto onde funcionam muitas lojas e joalherias.

Visite a Piazza della Signoria de dia e de noite

Durante muitos séculos a Piazza della Signoria foi palco de execuções capitais e foi somente lá pelo ano de 1500 que passou a receber obras de arte.

Atualmente é praticamente um museu a céu aberto e por aqui estão o Palazzo Vecchio (residência de duques), a Fonte de Neptuno, além de réplicas das esculturas de Perseo de Cellini e Hércules com o centauro Nessus de Giambologna e até mesmo o famoso David de Michelangelo!

Encontre o javali do Mercato della Paglia

Construído em 1547, esse mercado vende artigos em couro e souvenirs da cidade. O que chama atenção aqui é um javali feito em bronze: reza a lenda que é preciso passar a mão no focinho do bicho e colocar uma moeda na boca dele, se a água derrubá-la dentro da fonte é sinal de sorte (e que você voltará logo para Florença). No mínimo é divertido!

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE A ITÁLIA

Prove um gelato

Sorvete! Hmmmm dá água na boca só de lembrar dos gelatos da Itália. Em Florença existem vários famosos e deliciosos, mas um que recomendo sem medo é o Perché No. Não importa a estação do ano! Um gelato tradicional é sempre uma boa idéia!

Tenha a melhor vista panorâmica de Florença

Quem acompanha o VA sabe que eu AMO uma vista panorâmica, e aqui está simplesmente meu lugar favorito na cidade! A Piazzale Michelangelo tem uma vista pra lá de privilegiada!

Daqui é possível ver o Duomo, a Ponte Vecchio e muitos outros pontos interessantes de Florença. Aqui também há um pequeno café, mas fique atento: no verão eles cobram a mais se você for sentar e consumir algo.

Coma uma bela pasta na Zaza Trattoria

Florença tem dezenas de restaurantes incríveis, mas adoro recomendar o Zaza pelo simples fato de que ele é BBB (bom, bonito e barato). Ou melhor: ele é DELICIOSO, MARAVILHOSO E BARATO. kkkk

Um carbonara sai em torno de 10 euros e uma lasanha por 11 (JUN/2018). Recomendo chegar cedo ou reservar antecipadamente.

Conheça algumas outras igrejas

Florença possui igrejas belíssimas! Não deixe de visitar a Basílica Santa Croce e a Basílica di Santa Maria Novella. São incríveis!

Mantenha esse blog vivo!

Se você gostou do conteúdo desse post, saiba que pode ajudar o blog a funcionar e a continuar completamente gratuito! E é bem simples! Basta fazer reservas através do blog, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

Para fazer reservas de hotel basta clicar aqui. Já para sair do Brasil já com chip de internet,é só clicar aqui!

Deixe seu comentário