Destinos, Diversos, Europa, Munique, Oktoberfest

Oktoberfest: festa e cerveja em Munique

18 jun 2019
[ 0 ]

A Oktoberfest de Munique é uma das festas mais famosas do mundo e faz uma multidão de 6 milhões de pessoas viajar até a Alemanha para beber (muita) cerveja! Vem ver tudo o que você precisa saber para curtir a Oktoberfest de Munique!

Onde acontece a Oktoberfest

Há mais de 200 anos a Oktoberfest acontece no Theresienwiese, um parque gigantesco que fica próximo ao centro de Munique (cerca de 3km). A festa foi criada exclusivamente para celebrar o casamento do rei Luís I e o sucesso foi tanto que desde então a Oktoberfest acontece na cidade.

Quando digo que o parque é enorme, não é força de expressão! O Theresienwiese tem mais de 4 mil metros e abriga tendas, barracões e um parque de diversões.

Quando acontece a Oktoberfest de Munique

A Oktoberfest não tem uma data fixa! Ela começa sempre após a primeira quinzena de setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de Outubro. Se você está pensando em conhecer a maior festa de cerveja do mundo, marque aí no seu calendário: em 2019 a festa acontece de 21/09 e segue até o dia 06/10. Lembrando que a entrada é inteIramente grátis! Você só paga o que consumir!

Como funciona

São 16 grandes tendas e 22 pequenas espalhadas por todo o Theresienwiese. Cada tenda representa uma cervejaria (há mais de uma tenda da mesma marca) e ao entrar em cada uma você pode comer, beber e se divertir muito, mas MUITO mesmo!

As maiores tendas como Hofbräuhaus e Augustiner (a cervejaria mais antiga da cidade) são as mais concorridas – e as mais animadas também! Há sempre bandas tocando não só músicas tradicionais alemãs como grandes sucessos do Pop e até rock!

Basta entrar na tenda escolhida, sentar (ou aguardar uma mesa livre) e pedir sua cerveja! Se quiser evitar esperar por uma mesa, é possível fazer uma reserva (porém não é obrigatório). As reservas rolam com muuuuito tempo de antecedência, no site oficial da festa.

Para ter uma ideia do quanto as tendas são gigantes, a Hofbräuhaus pode abrigar quase 7 mil pessoas na parte interna! É uma delícia!

Além da parte interna das tendas, existem os Biergartens que ficam na parte de fora. É bem legal também, mas é um pouco menos animado e o serviço é um pouco mais demorado. Uma curiosidade legal é que na Alemanha é muito comum dividir as mesas, então se estiver sozinho ou em poucas pessoas, saiba que muito provavelmente precisará compartilhar a mesa com outras pessoas.

Comer e Beber

Na Oktoberfest se vende apenas um tamanho de chope, a caneca com UM LITRO CERVEJA! Sim! Um litro de breja da melhor qualidade para você beber! Em 2018 pagamos em média 11 euros por caneca! E sim, ela é super pesada! kkk

Há também pratos tradicionais que são vendidos dentro e fora das tendas. Como o cardápio muda sempre, vou deixar aqui apenas uma base de preços: Pagamos entre 10 e 15 euros em pratos como pão com salsichão (meeeeega tradicional e gostoso), hot dog e frango assado com batata frita.

Chegue cedo

Esse é o melhor conselho que posso dar: chegue cedo, pois a festa também acaba MUITO cedo! As tendas abrem por volta das 10h e às 23h param de vender cerveja. E não pense você que dá para ficar alí fazendo uma hora… da primeira vez que fomos na Oktober, tentamos ir ficando para ver se vendiam mais cerveja e para a nossa surpresa, os atendentes iam pedindo para as pessoas sair e em seguida já levantavam os bancos em cima das mesas! Fecha cedo MESMO!!  

Roupas típicas alemãs

Você não é obrigado a se vestir com as tradicionais roupas alemãs para entrar na oktoberfest, mas é muuuuito mais legal estar vestido a caráter, né?! E se você acha que quase ninguém estará vestido assim, saiba que é muito comum que famílias inteiras usem os trajes para passar o dia na festa.

Segurança

A Oktoberfest é uma festa para toda a família e é por isso que é super segura. Pode ter certeza que por lá encontrará crianças (bebês), jovens, adultos e idosos! Há diversos policiais patrulhando todo o parque e também é preciso passar por revista antes de entrar no local.

Por mais que seja uma festa segura, é importante tomar cuidado com seus pertences, pois batedores de carteira infelizmente existem em qualquer lugar do mundo.

Dicas extras

Transporte: A melhor forma de se deslocar até o local da festa é utilizando o metrô. Além de seguro, o metrô funciona em horário especial durante toda a festa.

Antecedência: Se hospedar em Munique durante a Oktoberfest custa caro, por isso é importantíssimo que planeje sua viagem com antecedência. Aqui nesse link você encontra uma lista com os principais hotéis da cidade.

Quando ir: Se suas férias permitirem, eu diria para evitar ir a festa aos fins de semana. Isso porque é quando a festa mais recebe visitantes. Imagine: quem não está de férias e mora na região só tem o final de semana para ir à festa!

Dinheiro: Nas tendas não é possível pagar seu consumo com cartão, então é preciso levar dinheiro em espécie para garantir sua festa!

Mantenha esse blog vivo!

Se você gostou do conteúdo desse post, saiba que pode ajudar o blog a funcionar e a continuar completamente gratuito! E é bem simples! Basta fazer reservas através do blog, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 

Para fazer reservas de hotel basta clicar aqui. Para alugar um carro e melhorar a mobilidade da sua viagem, clica aqui! E para sair do Brasil já com chip de internet, é só clicar aqui!

Deixe seu comentário