Ficamos em Paris uma semana antes do Natal, então já era inverno e a chuva foi nossa companhia quase que diária. Confesso que isso atrapalhou alguns programas, sim. Mas também não nos impossibilitou de fazer nada.
Se o dia estiver claro e com poucas nuvens, a subida até o topo da Catedral de Notre Dame pode ser um dos passeios mais bonitos em Paris. Digo isso porque fui em um dia nublado e a vista panorâmica já foi sensacional, imagine em um dia limpo.
A Notre Dame está situada à beira do Rio Sena, o que permite uma bela imagem. Os primeiros registros mostram que ela começou a ser construída ainda em 1.163 em homenagem a Maria, mãe de Jesus. A entrada é grátis, porém, para subir até a torre é preciso pagar 8,50 euros.
Mesmo sendo inverno, enfrentamos uma bela de uma fila para comprar os ingressos de entrada. Por isso, lá na Catedral resolvemos adquirir o Museum Pass, que te dá entrada rápida e sem filas em mais de cem atrações de Paris.
Vale a compra! Dá para comprar de acordo com os dias que você precisa: 2, 4 ou 6 dias (64 euros o passe de 6 dias e 35 euros o passe para 2 dias).
Depois que entramos na Notre Dame ficou evidente por que é um dos lugares mais visitados de Paris. É uma das catedrais mais antigas da França construídas em estilo gótico e possui vitrais belíssimos. Confesso que ‘perdi’ bastante tempo admirando cada detalhe dos vitrais ultra coloridos.
Gárgulas
Assim como boa parte das igrejas góticas, a Notre Dame possui uma coleção de gárgulas bem no topo da construção. E é exatamente por isso e também por conta de uma vista panorâmica concorridíssima que hoje é possível subir até o terraço da catedral.
Um dos meus desenhos animados preferidos da infância era “Os Gárgulas”. Eu sei que o personagem famoso da Notre Dame é outro e que a história (do desenho) se passava em Nova Iorque, mas nunca deixo de relembrar o desenho quando vejo um gárgula.
Acho sempre impressionante e mesmo que por alguns minutos volto a ser criança. É incrível a riqueza de detalhes e histórias por trás de cada um deles.
Dica da Iara
Uma boa dica é vê-la também de costas, ao longo da Pont des Arts. Se puder fazer isso no fim do dia vai pegar sua iluminação amarelada, que a deixa ainda mais bonita. Se estiver com fome, não deixe de comer um crepe vendido na lateral da igreja (em frente ao ponto onde compra-se os tickets de entrada). Não vai se arrepender!
É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.