Diversos, Suíça

Roteiro de um dia inteiro por Berna, a bela e encantadora capital da Suíça

05 maio 2017
[ 0 ]

Hoje tem o roteiro do que fazer em um dia em Berna, na Suíça! Apesar de já ter conhecido mais de 10 países europeus e tendo um amigão de infância morando lá há mais de 10 anos, não sei porquê eu ainda não tinha conhecido a Suíça. Fato é que finalmente decidimos passar alguns dias nesse país tão encantador durante nossas férias de inverno. E foi amor à primeira vista! Sabe essas paixões arrebatadoras?! Então! Foi assim com a Suíça!

Antes que me perguntem: sim, isso foi “tudo” que levei para 17 dias de inverno na Europa. rs

Deixamos Roma e seguimos de trem para Berna, que é a capital da Suíça e assim que desembarcamos eu já me apaixonei. Foi assim quando – ao sair da estação – já vi tudo iluminado para o Natal (fomos em Dezembro, dias antes do Natal). Gostei tanto que até me esqueci do frio (-4ºC seguramente).

Passamos duas noites por aqui e o tempo nublado não atrapalhou em nada nossa programação (ok! Só deixou mais frio!). Antes de te mostrar o roteiro de 1 dia em Berna, preciso dizer que o centro histórico é bem pequenininho, então dá para fazer muita coisa caminhando mesmo.

Mas também nem preciso te lembrar que é óbvio que a cidade tem muito mais a oferecer, né? Aqui vou te mostrar tour básico!

Uma curiosidade que vai facilitar sua visita faça chuva ou faça neve é que por todo o centro histórico foram construídos corredores cobertos. São mais de 6 km cobertos, o que facilita a entrada nas lojas e também a caminhada pela cidade. Vamos começar?

Zytglogge
Bom! Nosso hostel ficava bem no centro da cidade, então tudo ficou ainda mais fácil. Saímos bem cedo, tomamos um cafézinho no tradicional Café des Pyrénées e de lá já conhecemos o principal cartão postal da cidade, o Zytglogge!

Berna é uma cidade medieval e mantém muitas características dessa época, c omo por exemplo o Zytglogge, um relógio astronômico construído no século XIII (sim, mais de 800 anos!).

Desde 1405 a cada hora cheia ele emite não só o som de algumas badaladas, como também imagens em miniatura de ursos, bobo da corte e galinhas, entre outros, saem do relógio através de umas janelinhas e “dançam” para os turistas.

Bundeshaus
Caminhando mais um pouco chegamos ao Bundeshaus, também conhecido como Parlamento. Como contei acima, Berna é a capital desse país maravilhoso que é a Suíça e é por aqui que seus políticos trabalham. Dá para fazer uma visita interna, mas é preciso agendar um horário com antecedência.

Além desse prédio belíssimo construído em 1902, o legal mesmo fica nos fundos do Parlamento: uma vista incrível da cidade! Bom, na verdade não conseguimos ver muita coisa porque além de nublado estava um nevoeiro que só. rs Mas se desse jeito a vista já é legal, imagina com tempo bom?! kkk 

Berner Minster
Nossa próxima parada foi a Catedral de Berna, que é muito bonita e foi uma pena ela estar fechada durante os dias que estivemos lá. A Berner Minster foi construída em estilo gótico e levou mais de 400 anos para ficar pronta. A única coisa que pudemos ver foi a entrada, onde há um painel enorme e lindíssimo que representa o “Juízo Final”.

Esse painel é super famoso, pois foi feito com uma riqueza impressionante de detalhes. Para entender toda a sequência, é preciso ficar parado em frente ao painel por alguns minutos. E sempre vai descobrir “personagens” novos. Eita trampo bem feito foi esse!!

Nydegg brucke
Seguimos para a Nydegg, uma belíssima ponte construída sobre o rio Aar. O bacana aqui é ver não só o rio que o ano todo tem tons esverdeados (fico imaginando o quão lindo não deve ser no verão), mas também uma vista panorâmica da cidade. Aqui você poderá ver a tradicional arquitetura suíça que se mistura com a francesa e alemã. 

Se for perto da hora do almoço ou no fim do dia, apenas cruze a rua e aproveite o melhor chopp artesanal da cidade no Altes Tramdepot. Ah! Bem ao lado do Altes Tramdepot fica o Bärengraben, mais conhecido como parque dos ursos. Eu não fui, mas dizem que há vários ursos por lá (não, não estão soltos não. rs).

Einstein House
Da Nydegg voltamos rumo ao centro de Berna, mas dessa vez pela avenida Kramgasse, que é uma das principais da cidade. Bem no meio da avenida fica a casa onde morou ninguém mais, ninguém menos que Albert Einstein! E saiba que é possível visitar o interior da casa (6 francos suíços – valores DEZ/2016). Dizem que foi nessa casa que Einstein escreveu a Teoria da Relatividade. UAU!! 

Cidade das fontes


Além de manter as características medievais (sério! Fiquei muito encantada!), Berna possui outro charme que é ter mais de 100 fontes de água potável espalhadas pela cidade (Sim, você pode tranquilamente beber essa água!). Não é à toa que esse cantinho da Suíça ficou conhecido como a “cidade das fontes”.

Todas as 100 fontes foram ricamente trabalhadas com detalhes e cada uma delas tratam de uma história diferente. São santos, animais ou personagens históricos. Todos retratados, coloridos e com muito dourado!

Para a nossa sorte as principais ficam no centro antigo, o que facilita bem, né?! Aqui você pode ver uma lista das principais e suas coordenadas.

Aqui está o post que mais me ajudou a montar meu roteiro pela cidade. Aproveite! Bom, aqui contei o pouco do que pude conhecer em um dia e meio nessa cidadezinha maravilhosa. Confesso que estou sonhando em voltar no verão ou até mesmo novamente no inverno (para pegar neve dessa vez). Vamos?! rs

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram

Deixe seu comentário