Bélgica, Europa

Série Trapista: Um tour pelos mosteiros cervejeiros

09 jun 2015
[ 11 ]
Entrada da Achel!

Entrada da Achel!

Vamos aproveitar a viagem para conhecer cervejas? Sim! O turismo cervejeiro está ganhando cada vez mais espaço no mundo dos viajantes e como uma boa apaixonada por cerveja, aproveito minhas viagens para conhecer os produtos locais e entre os lugares mais bacanas estão os mosteiros da Ordem Trapista!

Geralmente essas cervejarias ficam em pequenas cidades, então alugar um carro quase sempre faz muita diferença. Além de beber cerveja, o mais legal é que você acaba saindo da rota turística e conhece bem o interior de alguns países.

Em nota: A cerveja trapista é um tipo de cerveja produzida sob a supervisão de monges e apenas onze mosteiros no mundo todo (são mais de 170) são autorizados a revender suas cervejas com o selo de trapista. Então, nesse caso, o líquido é sagrado, MESMO!

Nós estivemos em sete mosteiros cervejeiros sendo: Rochefort, Achel, Orval, Westmalle, Vleteren Oester, Chimay e Konigshoeven (Os seis primeiros na Bélgica e o último na Holanda).  Separei o conteúdo em dois posts e hoje começo falar sobre Achel, Rochefort e Orval. Em tempo: Já mostrei aqui, alguns lugares bacanas para se beber cerveja ao redor do mundo. 

Rochefort
Rochefort Trappist
Rochefort trappist Ao contrário dos outros mosteiros, não espere um restaurante cheio de petiscos e cervejas nesse lugar. É uma abadia pouco aberta ao comércio e por isso é mais voltada a atender a população da região do que os turistas sedentos por uma deliciosa cerveja.

Poucos, mas poucos mesmo são os que conseguem entrar para ver a produção.

Chegamos lá em um domingo perto da hora do almoço. Dezenas de famílias estavam no pátio conversando e nos olhando com cara de ‘Meu Deus, o que esses estranhos estão fazendo no nosso almoço?’ e quase não fomos atendidos.

Rochefort trappistAcho que vendo nossa cara de tristeza, o rapaz (que não falava quase nada em inglês) ficou com dó e nos deu UMA cerveja para cada e pronto.

Ainda assim, se estiver de carro na fronteira entre a Bélgica e a França ou entre a Bélgica e Luxemburgo, vale dar uma passada nesse mosteiro que é muito bonito!

Quem sabe se não chegar na hora do almoço você consegue mais do que nós! rs

Achel
Achel trappistTá aqui um mosteiro gracinha, daqueles lugares onde as famílias se reúnem, vão chegando a pé, de carro, de bike e sentam no restaurante para bater papo.

Toda a região é muito tranquila e aqui há um tour para ver parte da produção.

Além de ser uma delícia de lugar, é o melhor mosteiro de todos para comprar copos, placas, cervejas e souvenirs! Sabe aqueles copos de cerveja que aqui no Brasil você pagaria uns 60 reais? Então, lá você acha vários por uns 4 euros! Sim! Preços surreais! Fizemos a festa!Achel trappist

Achel trappist

Orval trappistOrval
Junto com a La Trappe, este é o mais belo mosteiro que existe! A Abadia Notre Dame D’Orval fica na Bélgica e ao contrário das outras cervejarias trapistas, a Orval vende apenas um único tipo de cerveja ao público em geral.

Sem dúvidas é um lugar para se passar o dia, pois há muito o que fazer além de beber cerveja!

As construções do primeiro mosteiro são enormes e começaram no ano 1070, por isso há lindas ruínas de um primeiro monastério que nunca ficou pronto. Merece a visita!
Orval trappist

Orval trappist

Orval TRAPPISTÉ isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram