Brasil, Dicas, Perrengues

Usar GPS nas viagens ajuda, mas não elimina erros

04 nov 2013
[ 1 ]

Na estrada, entre a Áustria e a Polônia.

Na estrada, entre a Áustria e a Polônia.

O post de hoje é sobre a importância do GPS em uma viagem. Seja lá pra onde você for.

Sei que muita gente é do tipo old school e prefere apenas um mapa, mas o GPS quebra um galhão. Sempre que fazemos alguma trip levamos nosso bom e velho GPS e quando a viagem é internacional, fica fácil também, pois por aqui já baixamos os mapas atualizados das cidades em português.

Na Europa e EUA você consegue alugar carros já com o aparelho, mas, imagina só a voz da mulherzinha te guiando em alemão por exemplo? Isso pode acontecer facilmente, já que nem sempre os aparelhos possuem a opção de selecionar o idioma para o português.

Existem várias marcas, modelos e preços de GPS. Alguns não traçam apenas rotas, como também mostram a distância até cidade mais próxima, do posto de combustível e apontam até mesmo quando você está passando por algum ponto turístico importante. O nosso aparelho é o mais básico de todos e pagamos pouco mais de R$ 100 reais. Acho um bom investimento para quem quer viajar de carro.

O famoso GPS.

O famoso GPS.

É claro que no nosso caso, mesmo com mapa e GPS juntos, as vezes nos perdemos, viramos em ruas erradas e entramos até no trilho do bondinho (sim, verdade).

Da primeira vez que alugamos um carro na Europa foi para ir da Áustria até a Polônia. Depois disso, sempre que possível fazemos os percursos das viagens de carro. Em uma dessas trips, usamos um GPS novo e nem pensamos em testá-lo antes de sair de casa.

Esse modelo até funcionava bem, mas era meio lerdo e dava os comandos apenas depois que a rua em questão já tinha passado. Então, imaginem a quantidade de vezes que ouvimos a frase recalculando a rota!

Demorou um pouco até nos acostumarmos com a velocidade do aparelho. Mas nem todos os erros de navegação foram culpa da lerdeza dele. Em Bruxelas, ao invés do nosso motorista (leia-se Eberson) entrar na rua, ele simplesmente virou no trilho do trem. Um detalhe é que não era um trilho desses que se confundem com a rua… tinha canteiro dos dois lados ao longo do caminho e não tinha como sair dele! Entramos em desespero por alguns minutos até conseguirmos entrar na rua de verdade.

Nossa cara enquanto o carro estava do trilho do trem!

Nossa cara enquanto o carro estava do trilho do trem!

Só depois de alguns dias descobrimos que os bondinhos (esses pelo menos) possuem freio. Depois disso rimos muito, principalmente da nossa cara de desespero que foi tipo a do Macaulay Culkin no filme Esqueceram de Mim.

Mesmo com alguns erros de navegação, gostamos muito de usar GPS nas viagens, até porque ele nos ajuda a acertar mais do que errar. Sei que muitas pessoas não usam até para não ficar refém do aparelho, já que a bateria bode acabar, ele pode estragar, enfim. Mas sugiro testar por alguns trechos, até porque um pouco de tecnologia não faz mal a ninguém.

#wanderlust

Deixe seu comentário

1 comentário em "Usar GPS nas viagens ajuda, mas não elimina erros"
  1. Best Mexico   •   22/12/13   •   01h06

    Whoa, incredible website file format! How long have you ever been blog pertaining to? you create running a blog glimpse simple. Your entire search of one’s website is wonderful, not to mention the content substance!