Foi apenas em nosso terceiro dia em Roma que conhecemos o Coliseu. Estávamos hospedados bem no centro, então pegamos um metrô até a estação Colosseo que fica literalmente em frente ao monumento, super fácil e tranquilo de chegar. Pagando € 12 você pode entrar por dois dias em três atrações: Coliseu, Monte Palatino e Fórum Romano.
O mais famoso símbolo do Império Romano começou a ser construído em 72 d.C. e levou cerca de 8 anos para ficar pronto. Durante muito tempo o Coliseu foi usado como anfiteatro, sendo ocupado por mais de 50 mil pessoas sedentas em ver as violentas batalhas entre os gladiadores e animais ferozes.
É quase impossível não se lembrar das incríveis cenas de batalha mostradas nos cinemas enquanto você caminha por entre as enormes colunas.
As batalhas duraram até 404, quando o imperador Flavio Honório proibiu os combates. De lá para cá o Coliseu foi usado como forte por uma família e até mesmo foi inundado para simulações de combates navais.
Hoje, as ruínas mostram que o anfiteatro sofreu com a ação do tempo, mas as equipes de restauradores fizeram (e fazem) um belo trabalho para conservar o máximo desse monumento histórico.
Enorme
Os Romanos realmente gostavam de ostentar e não foi diferente com o Coliseu. O monumento é enorme e, por mais que esteja em ruínas, é belo. Tem muita gente que vai até lá e só conhece a parte externa, ok, a opção é sua, mas a parte interna te ajuda a entender e a visualizar ainda mais como ocorriam as batalhas.
Compramos a entrada simples, sem guia e foi tranquilo, pois há muitas placas informativas e também já conhecíamos bem a história. Mas se estiver com crianças (ou gostar de história) é bacana contratar um guia. Na área em frente ao monumento existem várias barraquinhas de lanche e souvenir. Já a rua lateral está sempre repleta de artistas de rua e restaurantes maiores, com ótimas opções de refeições (e de todos os preços também).
Bem em frente ao Coliseu está situado o Arco de Constantino. Medindo cerca de 25 metros, assim como o vizinho, também é um monumento antigo, datado de 315 d.C. O arco foi construído para comemorar a vitória de Constantino na batalha de Ponte Mílvia, em 312 d. C.
Fórum Romano
Como o Fórum Romano e o Coliseu ficam ao lado, aproveitamos o passeio para conhecer esta outra atração. Para terem ideia do quão importante era esse lugar, era aqui que funcionava o principal centro comercial de Roma e era neste lugar que aconteciam todas as coisas importantes ligadas ao Império, como as eleições, por exemplo.
Assim como no Coliseu, dá para contratar um guia ou ainda um audio guia. É uma opção muito interessante, pois cada parte das ruínas podem representar algo histórico.
Não fizemos isso porque choveu, e não foi pouco. Então passeamos por lá, mas não conseguimos conhecer muito bem.
É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.