Malta com certeza é mais conhecidas por suas praias paradisíacas banhadas pelo Mar Mediterrâneo, mas a ilha oferece muito mais do que isso. Um exemplo é Valletta, a capital de Malta e que, apesar de pequena, é uma joia arquitetônica e histórica! No post de hoje vou mostrar o que conhecer em um dia em Valletta.
Antes de mais nada é importante lembrar que Malta é composta por três ilhas: Malta, que é a principal e outras duas menores que se chamam Gozo e Comino.
Valletta nasceu lá por 1530, apesar de ser a capital, na prática tem quase o mesmo tamanho que um bairro e hoje abriga apenas cerca de 6 mil habitantes. Mesmo sendo pequena, seu centro histórico foi declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO! Então já sabe que verá coisas lindas e interessantes por aqui, né?! Vamos lá?
Portão da Cidade (Valetta City Gate)
Um ótimo jeito de conhecer Valletta é começar pela entrada (real-oficial) da cidade. As muralhas são quase tão antigas quanto a cidade, porém o portão é novo (de 2014) e foi projetado por ninguém menos que Renzo Piano, um dos maiores arquitetos da atualidade (Duvida? Saca só o trabalho dele!). Estudioso que é, Piano fez uma releitura da entrada da cidade e recriou algo parecido com o que existiu no século XIX.
Parlamento
O portão de Malta e o Parlamento quase que se fundem. Também projetado por Renzo Piano, o prédio é a sede do Parlamento e onde fica o primeiro Ministro Maltês. O design é super moderno e é lindo!
Lower Barrakka Garden
Meu lugar favorito em Valetta! Possui um jardim lindo e uma vista e tanto para o mediterrâneo. Bem no centro há um templo grego e vários banquinhos para sentar e descansar! Ah, nosso próximo item da lista pode ser visto do Lower Barrakka Garden.
Bell War Memorial
Logo ao lado do Lower Barrakka Gardens está o monumento dedicado aos quase 7 mil malteses mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Há um sino bem no meio da estrutura. Se puder, vá até o local e veja o Lower Barrakka Garden por outro ângulo.
St. John’s Co-Cathedral
Essa igreja tem uma fachada muito simples por fora que mal dá para imaginar que seu interior é tão rico e diverso. Na igreja também há diversas obras de Caravaggio!
A St. John’s Co-Cathedral é muito importante porque há séculos atrás ela funcionou como convento e abrigou os famosos Cavaleiros da Ordem de São João. Essa ordem surgiu ainda na época das Cruzadas como uma espécie de Ordem Militar Cristã (a propósito: foram eles que fundaram Valletta, OK?). Atualmente se chama Ordem de Malta e funciona como uma Organização Humanitária Internacional que cuida e administra hospitais.
A Igreja funciona de segunda a sábado e a entrada custa 10 euros (Valores 2018)
Ruas e escadarias de Valletta
A dica é meio genérica, eu sei, mas suba e desça as ruas e escadarias da cidade sem muito rumo, tenho certeza que pelo caminho vai encontrar coisas que agradem seus olhos! Não é à toa que Valletta inteira foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO! Então preste atenção nas construções, portas, janelas e claro, nos balcões de madeira que colorem a cidade!
Forte de São Elmo
Malta fica bem no meio do mar mediterrâneo, o que a torna um ponto estratégico para quem quiser dominar parte da Europa. É por isso que a Ilha foi cenário de batalhas e invasões ao longo dos séculos (Como o “Cerco de Malta” leia aqui). Para frear as tentativas de domínio, o Forte de St Elmo foi construído no século XVI pelos Cavaleiros de Malta. O forte tem formato de estrela e resistiu por várias semanas ao Cerco de Malta, citado acima.
Igreja do Naufrágio de S. Paulo (St Paul’s Shipwreck Church)
Fundada em 1570, essa igreja é dedicada ao apóstolo Paulo, que trouxe o cristianismo para Malta. Ele esteve na região lá por volta de 60 d.C., quando o navio que viajava em direção a Roma naufragou perto da ilha. A igreja contém algumas partes dos restos mortais do Santo.
Você também vai gostar: Blue Lagoon, o paraíso fica na ilha de Malta e cercado pelo Mediterrâneo
Jardins de Hastings (Hastings Gardens)
Por fim, não deixe de visitar mais um jardim lindo! Esse fica perto do City Gate e é ideal para descansar entre um passeio e outro. É verdade que o Hastings é bem mais simples que o Lower Barrakka, mas se estiver por perto, dê uma passadinha!
É isso, gente! Valletta é uma cidade pequenininha, mas com charme e história de sobra! Muita gente deixa apenas meio período pra isso, o que na minha humilde opinião é pouco! Eu fiz a cidade em um dia inteiro (mas foi o dia todo MESMO), e acho que é o tempo ideal.
Depois me conta quanto tempo levou para conhecer a cidade!
Mantenha esse blog vivo!
Se você gostou do conteúdo desse post, saiba que pode ajudar o blog a funcionar e a continuar completamente gratuito! E é bem simples! Basta fazer reservas através do blog, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
Para fazer reservas de hotel basta clicar aqui. Para alugar um carro e melhorar a mobilidade da sua viagem, clica aqui! E para sair do Brasil já com chip de internet, é só clicar aqui!