Diversos, Europa, França

Visita ao Museu do Louvre e sua incrível pirâmede de vidro

01 out 2015
[ 0 ]

Eu não sou o tipo de viajante enlouquecida por Museus. Vou apenas nos que tenho vontade mesmo e não vejo problemas nisso. Em Paris existem museus para tudo quanto é tema, gosto e bolso, mas tem um, apenas um que é praticamente parada obrigatória: o museu do Louvre!Louvre, Paris

Louvre, ParisFoi em 1190 que começaram as primeiras obras no espaço onde hoje funciona o museu. Na época, o Rei Felipe Augusto construiu uma fortaleza que séculos depois foi reformada e transformada em residência real pelo Rei Carlos V.

Depois a realeza se mudou novamente, dessa vez para Versalhes e o Louvre ficou anos e anos completamente abandonado. Foi apenas durante a Revolução Francesa, em 1793, que o Louvre virou museu e aos poucos foi abrigando obras de arte únicas. Hoje é o museu mais visitado do mundo, com cerca de 10 milhões de visitantes por ano.

É aqui que você vai encontrar aquela pirâmide de vidro absurdamente linda, além da Mona Lisa eternizada por Leonardo da Vinci e registros de ‘apenas’ oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente. Além de mais de 12 mil telas (6 mil em exposição permanente), pelo Museu você vai encontrar de tudo um pouco como esculturas, relíquias egípcias, múmias e até mesmo coleções de porcelana chinesa.Louvre, Paris

 

Louvre, Paris

Louvre, ParisCom tanta coisa, eu sei que você deve estar se perguntando quanto tempo separar para o museu, além de coisas simples como entrada, horários de funcionamento e etc. Bom, vamos por partes.

Eu fiquei quase 5 horas lá dentro e não vi tudo. E nem sou tão fã de museu, imagina só quem é. Se você é apaixonado por museus, diria para reservar meio período de dois dias para o Louvre (meio período sim, pois assim você não cansa demais e dá mais atenção aos ítens). Se preferir montar uma espécie de ‘roteiro’, clicando neste link aqui você terá um mapa de informações oficiais do museu, com todas galerias e detalhes de funcionamento em português.

Não vi tudo porque não deu tempo, mas foi muito gostoso passear pelas galerias do Museu e ver obras de arte que até então, só via nos livros de história. Como aproveitamos calmamente o dia lá, almoçamos no café/restaurante do museu, uma delícia!Louvre, Paris

Parte do museu vista pelo lado de dentro da pirâmide.

Parte do museu vista pelo lado de dentro da pirâmide.

Abre e fecha
O Louvre possui horários de funcionamento variados. De acordo com o site da instituição,  o museu abre das 9h às 17h30 aos finais de semana, segundas e quintas. Já às quartas e sextas abre das 9h às 21h15 e a entrada custa 11 euros.

A pirâmide
Que me perdoem os mais ‘cultos’, mas não tem como não se apaixonar pelas lindas pirâmides de vidro. A pirâmide do pátio central foi inaugurada em 1988 e a invertida em 1993. Eu passei pelo pátio durante o dia e durante a noite também e não há como ficar indiferente com tamanha beleza.Louvre, Paris

Louvre, Paris

Louvre, Paris

Louvre, ParisFilas
Já mencionei aqui que é o museu mais visitado DO MUNDO, né? Eu fui no inverno e tinha uma fila mediana para entrar, já quem vai no verão tem grandes chances de pegar uma fila gigantesca, que literalmente dá volta no quarteirão.

Para não perder horas e horas em filas (sim, no plural porque todos os pontos turísticos têm filas), compramos o Paris Museum Pass que te dá entrada direta nas principais atrações da cidade.

Assim você não precisa se preocupar com filas. Dá para comprar de acordo com os dias que você precisa: 2, 4 ou 6 dias (64 euros o passe de 6 dias e 35 o passe para 2 dias). Se compensou? Compensou e muito! Não paramos em uma fila sequer!

* Informações oficiais retiradas do site do Museu.

Pirâmide invertida.

Pirâmide invertida.

 

Louvre, Paris

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram

Deixe seu comentário