Český Krumlov é uma das cidades medievais mais bem preservadas do mundo e ela fica distante apenas 170 km de Praga, na República Tcheca. É o destino perfeito para um bate-volta, mas nesse post vou tentar te convencer a passar pelo menos uma noite por aqui.
Antes de mais nada, gostaria de dizer que eu sou completamente apaixonada por essa cidade e já peço desculpas caso eu exagere nos adjetivos. Vou tentar me controlar, porque eu realmente quero que você sinta interesse em conhecer essa cidade tão peculiar.


A história de Český Krumlov
Visitar Český Krumlov é como entrar num portal mágico e voltar no tempo. Voltar para o tempo de reis, rainhas e cidades margeadas por um rio e um castelo no alto da colina. E sim, essa é a descrição perfeita, pois é isso que você vai encontrar ao percorrer as ruas de paralelepípedo dessa cidade ainda cercada por uma muralha medieval.
Há registros de que em 4000 a.C. já havia gente habitando a região onde hoje fica a cidade, mas foi lá por 1.300 que Český Krumlov viveu seu auge. Sob domínio da família Rosemberg, o lugar prosperou e a prova disso é o lindo castelo construído com o que havia de mais belo e atual na época.
Graças não só a localização, mas também a sua histórica pacífica, Český Krumlov não foi bombardeada durante a II Guerra Mundial e é um dos motivos para estar praticamente intacta é hoje. Tanto que em 1992 a UNESCO deu o título de Patrimônio da Humanidade para a cidade.
Que tal ver esse nosso texto completão com tudo o que você precisa saber antes de viajar para Praga.




Como chegar em Český Krumlov
Partindo de Praga você pode viajar até Český Krumlov de carro, ônibus ou trem. Esses dois últimos demoram cerca de 3h20, enquanto de carro são pouco mais de 2h.
Ônibus e trem valem a pena se você for pernoitar na cidade, caso contrário, tente encontrar um tour vendido facilmente em Praga, pois o bate-volta pode ser um pouco cansativo.
Quanto tempo ficar
Bom, é verdade que você consegue visitar os principais pontos turísticos em apenas um dia, mas eu não vejo como aproveitar esse passeio com qualidade. Na primeira vez que estive aqui vim com um tour, passamos apenas umas 3h aqui e no final fiquei inconsolável por não poder ficar mais tempo.

Pense você que de acordo com a UNESCO, em Český Krumlov existem cerca de 300 prédios históricos! Então como sentir essa atmosfera tão rica em apenas algumas horas?
É por isso que super indico que você passe pelo menos uma noite aqui. Nessa segunda vez ficamos dois dias inteiros e eu AMEEEI! Sem contar que a cidade consegue ficar ainda mais bela ao anoitecer! Sério! Não tem erro!!



O que fazer em Český Krumlov
Bom, a verdade é que Český Krumlov não é uma grande cidade, e apenas veículos autorizados podem transitar por algumas ruas, então você terá de fazer tudo caminhando, o que é maravilhoso!
Castelo
O castelo Krumlov fica delicadamente situado no alto de uma colina e margeia uma das curvas do rio Vlatva. Você pode visitar parte do complexo gratuitamente, o que já é bom por si só, pois é lindo.
Ele começou a ser construído lá por 1250 e passou por muitas transformações ao longo do tempo e por isso possui visivelmente influências góticas e barrocas.



Para ter ideia do quão extenso é o castelo, saiba que o complexo tem cerca de 40 prédios e parte disso está acessível de graça. Então não perca essa oportunidade.
Dentre as áreas abertas estão parte das salas do castelo e muitas sacadas onde você pode ter uma visão panorâmica de toda a cidade, essa mesmo das fotos abaixo e que conferem à Český Krumlov o título de cidade de contos de fadas.
Jardins do castelo
No final da ala grátis está o jardim. E aqui temos aquele jardim milimetricamente aparado e cheio de alas. É muito bonito de se ver é um bom lugar para parar por um tempo e descansar.


Torre do castelo
Se quiser conhecer a torre e outras partes é preciso pagar. A torre é linda e oferece uma vista única da cidade e para isso é preciso subir cerca de 160 degraus e pagar 150CZK ( +/- R$ 34). Para saber mais sobre os outros tours dentro do castelo, é só clicar aqui no site oficial.

Náměstí Svornosti
A Praça da Concórdia fica bem no centro da cidade e é daquelas praças típicas de cidades antigas. Como você pode imaginar, é ao redor da praça que ficam construções importantes como a Câmara Municipal e a Torre da Peste, construída em em memória às vítimas da peste negra, que assolou toda a Europa.

Tudo é arte em Český Krumlov
Uma das principais coisas que você precisa ter em mente é que Český Krumlov é uma cidade muito, mas MUITO histórica mesmo e que qualquer coisa pode ser valiosíssima, por mais simples que pareça.
Exemplo disso são algumas paredes do castelo: de longe parecem ser tijolos, mas a verdade é que tudo isso é pintado a mão! Espetacular, não é mesmo?


Se perder nas ruelas medievais
Eu sei que pode parecer clichê, mas esse item aqui reforça o de cima! Além de conhecer os cartões postais, se permita virar em ruas que te despertarem interesse, atravesse portões, suba escadas, atravesse as pontes de madeira e veja a cidade de outro ângulo. Você não vai se arrepender!
Você pode conferir todos os nossos posts sobre a República Tcheca clicando aqui!


Rua Latrán
É uma rua bem interessante de conhecer pela história inusitada: enquanto a nobreza morava no castelo, os empregados moravam nessa área e tecnicamente aqui acabava a parte “Real” da cidade. Só depois que um funcionário da família que comandava a cidade construiu uma casa a mais nesta rua foi que outras começaram a ser feitas. Dando assim continuidade a rua.

Igreja de São Vito
A graça dessa igreja é que ela foi pouco modificada com o tempo. Se der sorte de pegá-la aberta, vai ver como é linda. Ela pode ser vista de quase todos os cantos da cidade e é bacana ficar procurando por ela.

Cervejaria Eggenberg
Por último mas não menos importante é a Cervejaria Eggenberg. Ela vai estar em praticamente todos os guias sobre a cidade simplesmente pelo fato de que ela começou a ser produzida lá em 1500. Isso mesmo! Se tiver tempo, faça um tour pela cervejaria ou se preferir, visite o restaurante. Mas já aviso: se for jantar chegue cedo, pois o restaurante fecha antes das 23h.


MANTENHA ESSE BLOG VIVO!!
Se você gostou desse post, saiba que existe uma maneira super simples de nos ajudar a continuar produzindo conteúdo grátis aqui no blog. Para isso, basta fazer reservas ou adquirir algum produto através dos nossos links parceiros, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
É como pagar um cafezinho em troca das muitas dicas que damos de graça!
Então nos ajude a manter o blog assim, independente, com informações reais e sem aquele monte de publicidade!
Reserva de hotéis e pousadas pelo Booking: 👇🏻
Reserva pelo Airbnb para se sentir em casa:👇🏻
Malas e coisas para a viagem? Na Amazon tem!


