Quem acompanha o blog há algum tempo com certeza já sabe do medo que tenho de viajar de avião. Até já usei o blog como divã e escrevi esse texto aqui contando que só continuo viajando porque não deixo que meus medos sejam maiores que meus sonhos. Por isso hoje vou fazer dois posts em um. O primeiro avaliando o voo entre Aruba e Curaçao (ida e volta) e depois vou contar sob a ótica de quem tem pânico de avião (que acho até que deve ser mais engraçado).
¯\_(ツ)_/¯
Vamos lá!
O voo entre as duas ilhas é ridículo de curto: apenas 25 minutos separam Aruba de Curaçao. Não entendo como não há a opção de fazer a viagem de barco já que a distância é tão curta. Como a única opção era ir por ar, escolhemos voar pela Insel Air, a empresa mais bem recomendada e uma das poucas que opera entre as duas ilhas. Essa mesma empresa também oferece voo para Bonaire, que só não fizemos por falta de tempo.
Abaixo veja como foi a decolagem:
Viajamos em setembro de 2015 e as passagens custaram 370 dólares (ida e volta para o casal). Os dois voos saíram pontualmente e a equipe foi mega atenciosa. Como o trajeto é curtíssimo, obviamente não há serviço de bordo, mas a aeronave é bem limpa (apesar de ter um cheiro estranho).
Falando em aeronave, pelo menos a que viajamos foi de pequeno porte, mas me parecia nova.
Saldo final: foi uma ótima escolha!
Agora a parte dois, que sei que vou passar vergonha, mas não posso deixar de relatar meu medo. Quem sabe, posso encorajar alguém que também sente isso!
Bom, quem leu o post que citei acima já pode imaginar a mini crise de pânico quando descobri que um avião de pequeno porte mais conhecido como teco-teco era a única alternativa para viajar de Aruba para Curaçao. E eu queria (e muito) conhecer Curaçao!
Não vou me fazer de forte! rs A verdade é que decidir se ia ou não para Curaçao foi uma lenga-lenga danada: Olhava o site da companhia aérea, o tempo de voo, o modelo da aeronave e desistia de comprar a passagem. No dia seguinte repetia o processo, e foi assim até que um dia enfurecida, comprei. E me arrependi no mesmo instante.
Mas aí, já não tinha nada que pudesse ser feito. Foram semanas de ansiedade, lendo reviews que continham de elogios maravilhosos a absurdos sobre o voo, que apesar de curto, me parece que assustava muita gente. Foi assim até que – depois de lindos dias em Aruba – chegou a hora de embarcar.
Check-in feito, medo pra lá, arrependimento pra cá, vi a aeronave de longe enquanto caminhava até ela. “Ai meu Deus do céu! O trem de pouso dela fica na asa! NA A-S-A!”, disse com os olhos arregalados ao meu marido, que a essa hora não escondia mais as gargalhadas. Ele entende o medo, mas diz que fico engraçada com pânico! -_- #SóEleAcha
Enfim embarcamos e não cabia mais de 15 pessoas no avião. Até a decolagem, não vou mentir, foi um pânico que só. Eu sei que é psicológico, gente. Sei também que avião é infinitamente mais seguro que viajar de carro, por exemplo. Mas tenho medo. Fazer o que?!
Mas depois que decolou, foi pra lá de tranquilo! Mesmo! É claro que o avião pequeno é ligeiramente mais instável que os grandes, mas foi muito, mas muuuuito mais tranquilo do que imaginava. Tanto que na volta só tive o medinho básico de sempre, mas não sentia mais a insegurança de antes. Então! Se você também tiver medo de voar, digo que meu saldo foi pra lá de positivo. Sem contar que Curaçao é uma ilha tão linda que vale a pena superar seu medo!
Iara tb tenho panico de avião seja lá qual for , estarei embarcando p/ Aruba amanhã (quarta 28/12/16) e já estou em crise, rsrsrs, seu relato serviu p/me acalmar.. um pouco .