Europa, Itália

De carro pela Toscana: a belíssima paisagem do Val d’Orcia

20 ago 2015
[ 8 ]

Imagine um vale cheio de colinas e que no topo delas estão cidades medievais, rolos de fenos, vinhedos, olivais, campos de trigo e de girassol. Imaginou? Isso é o Val d’Orcia e é neste lugar que você vai encontrar todas aquelas paisagens surreais da Toscana mostradas em filmes e novelas.Val d'Orcia, Tuscany

Se o seu objetivo é conhecer a essência da Toscana, eu diria que é quase inevitável (ou obrigatório) passar por entre as estradas rurais repletas de ciprestes desta região reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2004.

Resolvi escrever este primeiro post para explicar mais sobre a região para vocês e contar como dividimos nosso passeios, sempre usando Florença como cidade-base. Já os próximos posts serão sobre as cidades aqui citadas:  San Gimignano, Siena, San Quirico d’Orcia, Pienza, Montalcino e Montepulciano, além de um texto especial sobre a famosa Capella della Madonna di Vitaleta.

Val d'Orcia, Tuscany

Val d'Orcia, Tuscany

Val d'Orcia, TuscanyPara essa experiência ser inesquecível, a melhor dica que posso te dar é: alugue um carro! Estar à bordo de um carro fez toda a diferença no nosso passeio pela região, pois nos deu mobilidade e liberdade para seguirmos – e pararmos – em qualquer lugar que despertasse interesse.

Fora os dias que passamos em Florença e Pisa, dividimos nosso roteiro pela Toscana em dois dias. Um para San Gimignano e Siena e outro para San Quirico d’Orcia, Pienza, Montalcino e Montepulciano.

Quer saber mais sobre a Itália? Clique aqui para ver um índice com TODOS os posts publicados no blog sobre esse país lindo! 

Essas foram as nossas cidades visitadas, mas você pode escolher outros vilarejos igualmente charmosos da região. E não se assuste com a quantidade de cidades, querido leitor. No inverno dá tranquilamente para conhecer mais de uma por dia por dois motivos:

1 – Distância: as cidades ficam, muito, mas muito próximas uma das outras. Para ter uma ideia, a distância entre as cidades de San Quirico d’Orcia e Pienza é de apenas 10 km.

2 – Comércio parcialmente fechado: No inverno algumas coisas como lojas, gelatterias e etc ficam fechadas (ou abrem mais tarde), então, mesmo andando calmamente, você acaba percorrendo esses vilarejos em menos tempo.

Veja que a distância entre a primeira e a última cidade é bem pequena.

Veja que a distância entre a primeira e a última cidade é bem pequena.

Estrada rural da Toscana! <3

Estrada rural da Toscana! <3

Saindo de Florença
Conseguimos tranquilamente passar por todas essas cidades e ainda nos sobrou tempo para parar na estrada e aproveitar a vista que essa região tem. Acho que o segredo para aproveitarmos bem o tempo, foi que saímos super cedo de Florença e esse bate-volta não foi cansativo como li em muitos lugares.

A distância de Florença à San Quirico d’Orcia é de 113 km e o percurso leva cerca de 1h40 para ser percorrido de carro. Como o nosso dia foi separado para percorrer as estradas da região e o visual é deslumbrante, não sentimos a distância e no dia seguinte já pegamos a estrada novamente.

Claro se puder sair de Siena, o caminho encurta bastante, já que o trajeto passa a ter apenas 46km. Se você tiver a oportunidade de se hospedar em uma das várias vinícolas espelhadas pelo Val d’Orcia, acho que sua viagem ficará ainda mais linda!

Val d'Orcia, Tuscany

Val d'Orcia, Tuscany

Val d'Orcia, Tuscany

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram

Deixe seu comentário

8 comentários em "De carro pela Toscana: a belíssima paisagem do Val d’Orcia"
  1. sandra   •   21/09/15   •   13h14

    Amei as dicas, estou indo mes que vem, e farei exatamente seu roteiro..a dica da igreja é tudo!

    • Iara Vilela   •   21/09/15   •   15h57

      Obrigada, Sandra!
      Quando voltar me conte como foi!

      ;*

  2. patrícia   •   22/05/16   •   18h04

    Olá! Essas fotos do post foram tiradas no inverno? Estou decidindo meu destino para as férias do final do ano, mas como é inverno na Toscana, fiquei com receio de não encontrar aquele famoso gramado verde…obrigada!

    • Iara Vilela   •   22/05/16   •   18h17

      Oii Patrícia, tudo bem?

      Essas fotos foram tiradas na primeira quinzena de dezembro.

      ;*

  3. Carol   •   18/03/17   •   20h21

    Amei seu blog e suas dicas, principalmente pelos detalhes da dsitância entre as cidades! Estou indo em setembro. Vamos chegar em Milão, depois vamos para Veneza e teremos 4 dias para a região da Toscana: 1 dia para chegada, 1 dia para conhecer Florença, 1 para fazer bate e volta até Pisa e outro para conhecer a regiao de Chianti mas tô com muita duvida sobre quais cidades conhecer. Queria tb ter neste ultimo dia a experiencia de dormir em um hotel de agriturismo ja que será época da colheita das uvas. Vc acha que vale a pena? Ou seria melhor apenas fazer o bate e volta e dormir em Florença?

    • Iara Vilela   •   20/03/17   •   10h13

      Oii Carol, tudo bem?

      A Toscana é incrível! Indico que já passe em algumas cidades no caminho para Pisa (ao menos quando fui, meio período já deu para aproveitar a cidade) ou aproveite e estique até a Marina de Pisa. É bem bonita! Infelizmente não tenho nenhum hotel-vinícola para lhe indicar, mas a região de Chianti é realmente cheia deles. Acho que será fácil encontrar. ;*

  4. Mariana   •   23/07/17   •   11h24

    Olá, obrigada pelas dicas. Em qual locadora você alugou o carro?
    Abraço

    • Iara Vilela   •   23/07/17   •   19h27

      Oii Mari. Aluguei pela Avis mesmo!

      :*