Kutná Hora é uma cidadezinha que fica há pouco mais de uma hora de Praga, na República Tcheca e é sobre ela que vamos falar hoje. O ossário de Sedlec é sem dúvidas a atração mais famosa, mas a beleza dessa cidade de pouco mais de 70 mil habitantes me surpreendeu. Vamos lá?

Como ir de Praga até Kutná Hora
A cidade fica distante apenas 83 km de Praga, então é perfeita para um bate-volta. Se estiver de carro, com certeza é a opção mais fácil, mas nós optamos por ir de trem. Compramos os tíquetes um dia antes, mas é possível comprar na hora (mas aí lembre-se de chegar na estação com antecedência).
Geralmente nessas viagens curtas, não oferecem um número específico de assento (ex: poltrona número 35A), então pode acontecer de você sentar e o lugar estar reservado. Não é nenhum drama, pois a viagem é curta, mas pode acontecer. Inclusive nesse dia era feriado e voltamos em pé com alguns adolescentes! kkk
Aqui tem um super post com toooodas as dicas que você precisa saber antes de viajar para Praga! <3

O que fazer em Kutná Hora
Sedlec
O ossário de Sedlec é a grande estrela da cidade e é para ver suas paredes revestidas de ossos humanos que todos os anos cerca de 200 mil turistas desembarcam por aqui. Por mais mórbido que possa parecer, esse é o motivo real da fama da cidade.
O ossário (ou ossuário) fica no porão de uma Igreja super antiga e na real o lugar se parece um pouco com uma capela. Uma capela de ossos, mas ainda assim uma capela.


Reza a lenda (e o que nos explicaram por lá) é que o cemitério ao redor da igreja era famoso por ter um tiquinho de terra de Jerusalém e estava lotado porque todo mundo queria ser enterrado lá. Por isso não havia mais espaço para túmulos, então o pessoal precisou ser criativo e encontrar uma solução para o problema.
Os monges então resolveram usar a câmara abaixo da igreja para guardar os ossos. Os registros mais antigos dizem que lá por 1500 já existia um pouco de decoração, mas a forma que atualmente conhecemos o Ossário de Sdlec só surgiu mesmo em 1870, quando a família proprietária das terras contratou o artista František Rint para organizar os ossos.



A estimativa é que a capela tenha entre 40 e 70 mil ossos humanos e foi com esse material que Rint criou um lustre enoooooorme, adornou todas as paredes e de quebra ainda fez o brasão da família Schwarzenberg (aka dona do lugar).
Tááá, eu sei que você está achando tudo estranho! Mas sendo bem honesta, eu consegui ver beleza e arte nisso tudo. E ainda achei uma bela homenagem com quem já se foi. Para entrar no Ossuário de Sedlec é preciso pagar 100 CZK, o que equivale a +/- 22 reais.



Outras atrações para conhecer em Kutná Hora
Apesar de o Ossuário de Sdlec ser a estrela principal, Kutná Hora é uma gracinha e aqui vai uma lista de outros lugares para visitar durante seu passeio pela cidade. Olha só:
Assunção de Nossa Senhora e São João Batista (Church of the Assumption of Our Lady and Saint John the Baptist)


Catedral de Santa Bárbara (St Barbara’s Cathedral)

Tribunal italiano (Italian Court)


Faculdade Jesuíta (Jesuit College)

Igreja de São Tiago (Church of Saint James)

Fonte gótica (Gothic Stone Fountain)

Casa dos três reis (The Three Kings House)

Dicas extras
Uma das coisas mais legais é poder caminhar sem um roteiro bem definido. Se você pensar que a cidade nasceu lá por 1.100/ 1.200 d.C., você vai compreender que TUDO por ali é história! Tudo faz parte de um longo caminho e é fantástico reparar as construções, portas e janelas que já viram muita coisa acontecer.

Se estiver viajando entre os meses de maio e agosto vai poder aproveitar as tendas de vinhos produzidos na região. Vimos várias espalhadas pela cidade.




MANTENHA ESSE BLOG VIVO!!
Se você gostou desse post, saiba que existe uma maneira super simples de nos ajudar a continuar produzindo conteúdo grátis aqui no blog. Para isso, basta fazer reservas ou adquirir algum produto através dos nossos links parceiros, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
É como pagar um cafezinho em troca das muitas dicas que damos de graça!
Então nos ajude a manter o blog assim, independente, com informações reais e sem aquele monte de publicidade!
Reserva de hotéis e pousadas pelo Booking: 👇🏻
Reserva pelo Airbnb para se sentir em casa:👇🏻
Malas e coisas para a viagem? Na Amazon tem!