No post de hoje vou contar 7 coisas interessantes para fazer em Mykonos, essa ilha grega que é o sonho de muita gente.
Eu confesso para você que desconheço outro lugar que seja tão pequeno, mas que ao mesmo tempo atenda as necessidades de todos os tipos de público/tribo. Duvida? Então olha só: Procurando balada gay? Mykonos tem! Aquele hotel romântico para passar a lua de mel? Opa! Tem também! Ahhh, quer viajar com a família? Pode chegar que tem espaço pra vocês também!
Viu só? Mykonos arrasa em todos os sentidos! Vamos às dicas desse paraíso!
Como chegar em Mykonos
Mykonos faz parte de um conjunto de ilhas chamadas Cíclades, que fica bem no meio do Mar Egeu. Assim como outras ilhas gregas (como Santorini e Zakynthos), só é possível chegar aqui de duas formas: utilizando avião ou barco.
Nós fizemos a seguinte sequência: Atenas – Zakynthos – Mykonos – Santorini – Atenas.
Se você optar por fazer a viagem de barco, saiba que geralmente é possível escolher entre os barcos rápidos (high speed) e os convencionais (mais demorados). Ambos os barcos possuem ótima estrutura como assentos internos, bar, lanchonete e banheiro e maioria também conta com wi-fi à bordo.
Jet Blue, Aegean e Ryanair são companhias aéreas que voam para as ilhas gregas. Já as companhias de ferry mais atuantes são Hellenic Seaways, Blue Star Ferries e SeaJets.
Como se locomover
Nós não alugamos carro em Mykonos apenas pelo fato de que utilizamos a ilha para descansar e não para conhecer mil coisas. Se você quiser explorar bem a ilha, o ideal é alugar um veículo por pelo menos um dia (para fazer as coisas mais distantes), mas saiba que dentro de Chora há poucas ruas onde pode passar um veículo. Então dificilmente você conseguiria estacionar próximo ao hotel.
Como optamos por ficar em Chora (Mykonos town), conseguimos fazer caminhando toda a parte mais turística da ilha.
O que fazer em Mykonos
Caminhar por Chora
Chora (ou Mykonos Town) é uma pequena vila e a capital da ilha. Nós nos hospedamos nessa região e foi um baita acerto, isso porque nosso objetivo era ficar por ali mesmo e como disse acima, não quisemos alugar carro.
Escolhemos o Portobello Boutique Hotel para curtir nossa estadia e não poderíamos ter acertado tanto! O lugar é uma graça, o atendimento impecável e a vista do café da manhã é simplesmente inigualável!
Caminhar por aqui é a garantia de encontrar as pequenas vielas e suas casas brancas com detalhes azuis que a gente sempre vê nas fotos. E é em Chora que você também vai encontrar as principais lojas, bares e restaurantes.
Atenção: Eu amei cada pedacinho dessa área da ilha, mas existe algo pode atrapalhar a experiência de quem tem alguma dificuldade de locomoção: a ilha possui várias escadarias. Então leve isso em consideração.
Moinhos de Vento
Esses moinhos de vento foram construídos no século XVI e durante muito tempo funcionaram com o objetivo de moer trigo. Hoje eles estão desativados e servem apenas de enfeites para deixar a ilha ainda mais linda.
Os moinhos estão entre os principais cartões postais de Mykonos e a vista é linda e daqui dá para ver Little Venice, que fica há poucos passos de distância e é nossa próxima parada.
Little Venice
Um conjunto de construções à beira-mar e que em muito lembra Veneza. É aqui na Pequena Veneza que ficam muitos bares e restaurantes com vistas arrebatadoras. Sério! Essa região é muuuito bonita!
Como é um point da ilha, a qualquer hora você encontra ótimas opções. Se quiser se refrescar e pegar um sol, aqui do lado há uma faixa de areia (pequena, mas tem).
Culinária grega
A gastronomia grega é riquíssima e deliciosa. Não é à toa que é tão famosa pelo mundo inteiro!
Durante essa viagem provei muitas delícias gregas, como a Moussaka que é igual uma lasanha, porém leva berinjela, o queijo Feta que é super salgadinho, além de saladas, frutos do mar e carnes.
Enfim, tem de tudo um pouco e com certeza você vai encontrar algo que te agrade!
Mas a dica aqui é BB (boa e barata). Além de tudo isso que mencionei acima, não deixe de provar o Gyros, que é uma espécie de Kebab, porém muito mais delicioso por levar tempero grego.
Igrejas
As igrejas da Grécia são uma atração à parte e as de Mykonos são maravilhosas. Mas são muitas, viu? A ilha conta com mais de 300 igrejas, pois antigamente a tradição mandava que cada família construísse sua própria capela.
Ao caminhar por Mykonos você com certeza vai encontrar vááááárias igrejas lindas, coloridas e de portas abertas pra você!
Uma das mais famosas é a Igreja Panagia Paraportiani. Datada de 1425, o que chama atenção aqui é que ela é completamente branca. Segundo a história, ela foi construída em cima da fundação de outras 5 igrejas e é por isso que o prédio é totalmente irregular.
Pôr do sol
Como toda pessoa enlouquecida pelo pôr do sol, é claro que indico MUITO que você tire um tempinho para ver esse espetáculo da natureza. Se quiser um visual arrebatador, vá para a parte alta de Mykonos e tenha uma panorâmica incrível da ilha.
Praias
Platys Gialos, Paraga e Psarou. Essas são as principais e mais badaladas praias de Mykonos. Como qualquer praia da Grécia, elas têm aquele mar azul surreal e são um arraso.
Aqui é a hora da sinceridade: eu não visitei NENHUMA das praias badaladas que existem em Mykonos. Passamos 3 dias na ilha e queríamos apenas relaxar e passear pelas ruas. Por isso indico muuuuito que você acesse esse link aqui, que é o texto do blog Antonio pelo mundo, que fala sobre as principais praias.
É isso! Espero que tenha ajudado a montar seu roteiro pelas ilhas gregas! Qualquer dúvida/sugestão é só deixar aqui nos comentários! <3
Mantenha esse blog vivo!
Se você gostou do conteúdo desse post, saiba que pode ajudar o blog a funcionar e a continuar completamente gratuito! E é bem simples! Basta fazer reservas através do blog, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
Para fazer reservas de hotel basta clicar aqui. Já para sair do Brasil já com chip de internet,é só clicar aqui!