Destinos, Dicas, Diversos, Período Sabático

Nômade Digital: o futuro do trabalho permitirá que você seja um

16 mar 2021
[ 2 ]

Nômade Digital: o futuro do trabalho permitirá que você seja um e isso é incrível! Hoje vou falar sobre como o cenário da Pandemia trouxe o trabalho remoto para a realidade de muita gente e como isso pode permitir uma vida mais livre. 

Bom, antes de mais nada, se você é novo por aqui, saiba que não sou do tipo que romantiza as coisas e que eu não sou favorável ao famoso “Largar tudo para viajar”. Inclusive explico todos os meus pontos nesse artigo aqui

cesky-krumlov-republica-tcheca
Český Krumlov, República Tcheca

Futuro do trabalho

Agora que já entendemos a parte que não vim aqui vender um sonho dourado, vamos falar sobre o Futuro do Trabalho.

A Pandemia mudou drasticamente (e para sempre) o mercado de trabalho e isso é um fato. É verdade que ela fechou muitas portas, mas também é verdade que ela abriu outras… e uma dessas portas é o trabalho remoto. 

Prova de que a Pandemia acelerou a transformação digital é o resultado de uma pesquisa realizada pela KPMG, onde 67% dos executivos ouvidos afirmaram que a digitalização das operações teve avanços que colocaram o negócio meses e até anos à frente do que eles esperavam (reportagem completa aqui).

viagem-pos-pandemia
Viagem pós-pandemia

E o trabalho remoto e/ou híbrido vem junto nesse combo. Isso porque muitos empresários brasileiros eram relutantes quanto a esse modelo de jornada e viram na prática (e à força) que muitos de seus funcionários continuaram rendendo o mesmo ou até mais do que anteriormente. 

Essa quebra de pré-conceito forçada foi essencial para que muitas empresas revissem seus próprios modelos. Hoje já é possível ver Companhias inteiras que não devem voltar a ter um espaço físico e muitas outras que vão manter uma gestão híbrida, intercalando dias de trabalho em casa, com períodos em escritórios. 

Trabalho remoto 

Da noite para o dia todos nós nos vimos forçados a encontrar um cantinho em casa para trabalhar. O home office que no início era provisório, foi cada vez mais ganhando ares fixos, uma plantinha aqui, uma mesa e uma cadeira melhor ali… e lá se vai um ano dessa forma de trabalho. 

É claro que não são todos os cargos e funções que possibilitam um modelo remoto de trabalho. Também tenho certeza de que você já sabia disso antes mesmo de clicar nesse artigo.

E se você está aqui, é porque deseja conciliar o trabalho com um modelo de vida um pouco mais livre. 

Nômade Digital

Tá, confesso para você que eu não curto muito esse termo, justamente por achar que ele foi romantizado. Mas também acho importante trazermos o real significado para a discussão, já que Nômade Digital é “aquele que utiliza a tecnologia para realizar as tarefas de sua profissão de maneira remota e que não depende de uma base fixa para trabalhar”. 

Portanto, se a empresa que você trabalha não terá mais um escritório formal ou vai manter um esquema híbrido de trabalho, você poderá SIM ser Nômade Digital, no mais puro sentido.

nomade-digital
Eu trabalhando durante viagem ao Marrocos.

Mas o fato é que, apesar de não explorar muito isso, como jornalista freelancer eu fui (sou?) Nômade Digital e sei que é plenamente possível trabalhar remotamente de qualquer lugar do mundo, basta uma boa conexão de internet e uma dose de compromisso. 

Trabalho como freelancer há cerca de 5 anos e trabalhei normalmente durante quase toda nossa viagem de 6 meses pela Europa. Só me juntei ao Eberson no Período sabático já nas últimas semanas e isso aconteceu porque me programei para tal, se não, poderia continuar produzindo normalmente. 

Então, vim aqui falar que esse modelo de trabalho não é um mar de rosas, mas que é possível ser Nômade Digital e que isso pode funcionar para você. 

Num cenário pós pandemia, você pode, sim, fazer um mochilão pela Ásia e continuar trabalhando. Ou você também pode optar por se mudar da cidade grande e ir morar perto da praia.

O que eu quero que você mais compreenda é que esse formato te permite ESCOLHER.

Escolher se quer viajar, onde quer morar, seu rito de trabalho, seja ele continuar usando roupa formal ou trabalhar de pijamas. Essa liberdade que deve ser mantida e muito bem utilizada. 

Veja só: 

Outro dia fiz uma enquete de “sim ou não” no instagram do Blog com as seguintes perguntas:
1) Você ou parceira (o) está trabalhando de casa?
2) Se sim, já pensou algo do tipo: “Se o trabalho remoto permanecer para sempre, eu poderia morar ou passar um tempo na praia, campo ou viajando”?  

Eu sabia que muita gente responderia que sim na segunda pergunta, mas não imaginava que seria quase 90% dos votos. Mas pensando bem, é quase óbvio!

Outro dia ouvi de uma amiga que mora no Rio, que faria de tudo para manter o trabalho remoto, pois ela não precisaria mais gastar 3h POR DIA no trânsito, então não se trata apenas de que é muito legal viajar por aí. também estamos falando de qualidade de vida. 

Então se você ainda não pensou nisso, te convido a refletir sobre o assunto. Depois conta aqui nos comentários ou lá no instagram do blog. 

Deixe seu comentário

2 comentários em "Nômade Digital: o futuro do trabalho permitirá que você seja um"
  1. Juciara   •   16/03/21   •   18h21

    Boa! Mais que tudo, qualidade de vida. Eu já trabalhava com flexibilidade antes da pandemia e isso sempre foi uma vantagem no dia a dia. Que seja pra levar o dog no pet ou fazer uma aula de idiomas no meio do dia.

  2. Cilmara Schneider   •   28/03/21   •   22h17

    Meu sonho, mas me sinto perdida de como começar. 51 998554797