Diversos

Truques de organização de uma viajante experiente para férias sem stress

24 jun 2023
[ 0 ]

Seja por descanso durante as férias ou por trabalho, mas a verdade é que nesses últimos 10 anos viajei muito. Então me considero uma profissional no quesito bagagem. 

Podem ser algumas malas grandes atravessando o oceano para uma mudança de continente ou uma longa viagem de 5 meses carregando com apenas bagagem de mão. O fato é: eu realmente sei aproveitar cada mísero espaço e me orgulho disso! 

Mas para eu chegar nessa perfeição toda eu errei. Muito (ênfase no muito, por favor 😅).

Como meu objetivo é facilitar ao máximo sua vida, vou listar aqui algumas das soluções que encontrei para os erros e excessos que cometi nessa vida de viajante. Tendo a mala adequada, você já pula algumas situações e pode curtir suas férias sem stress.

Praga_republica_tcheca
Ponte Carlos, Praga

Pesquise sobre o destino das férias

Eis aqui a primeira coisa que você deve fazer antes mesmo de sequer pensar em montar a mala de férias: uma pesquisa sobre o local para onde vai viajar. 

Pode parecer bobeira, mas saber se visitará um local histórico com ruas de paralelepípedo ou uma cidade grande faz diferença. Prova disso é: você levaria um salto agulha para andar pelas ruas do primeiro exemplo? Creio que não. 

Por isso é bom montar um roteiro, mesmo que em versão mini. Ao pesquisar para montar essa programação você já entende qual será o estilo da viagem e o que levar na mala. Mas tem mais coisas para incluir nessa pesquisa.

Temperatura: depois de pesquisar seu roteiro, cheque a temperatura. Existem bons sites como o Accuweather que, além da previsão da temperatura por 10 dias, também fornecem a sensação térmica. Esse item é indispensável caso vá viajar no frio, pois a base que dele levar em consideração é a sensação, já que o vento tende a baixar muito a temperatura. 

transporte: se você reparar nos pés das pessoas que vivem em cidades como Paris ou Nova Iorque vai perceber que conforto está acima de tudo. Isso porque nessas cidades as distâncias costumam ser enormes, além do fato de que a maioria das pessoas usa transporte público para tudo. 

Se você for fazer uma viagem inteira de carro e/ou andar pouquíssimo, não tem muita regra. Mas se a ideia for bater perna por aí e usar ônibus e metrô para se locomover, eu indico muito que, mais do que suas roupas, pense em qual SAPATO levar. Isso pode fazer total diferença! 

Independente da estação do ano eu particularmente sempre vou dar preferência para tênis ou sapatos sem salto, mas se essa não é a sua, escolha itens que já usou bastante, que já possuem a “forma” do seu pé. 

Não invente de levar aquela bota nova que nunca usou, pois bem provável que ela machuque seu pé e fique encostada o resto da viagem.

Paris_franca
Paris, França

Restrições de bagagem

Outra coisa importantíssima para férias sem stress é compreender quais são as regras para a tarifa da passagem que comprou, como restrições de tamanho e peso da bagagem, além de itens proibidos. 

Assim como no Brasil, em quase todo o resto do mundo para cada tarifa há benefícios diferentes. Geralmente a mais em conta lhe dá o direito apenas de viajar com um item pessoal + uma mala de cabine. A IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) indica que o tamanho padrão da mala de mão é de no máximo 55x45x25. 

Porém algumas companhias como a Ryanair por exemplo, já começaram a cobrar inclusive por esta mala, disponibilizando gratuitamente apenas uma ÚNICA peça pequena (uma mesmo, bolsas, mesmo que pequenas contam), no tamanho de 40x25x20. Se quiser adicionar uma mala de mão ou despachar, precisará pagar mais por isso. 

Por isso é sempre bom lembrar de consultar as regras da cia com quem vai viajar e o que está incluso na sua tarifa. Isso evita não apenas dores de cabeça, mas também custos extras ja que despachar uma mala de última hora na Ryanair custa em média 60 euros. Kkkkcry 

Necessaire necessária (ou SOS mesmo)

Não importa se você vai viajar só com uma mala de mão ou se vai despachar 4 malas grandes. Ter uma bolsinha de emergências em mãos é algo indispensável, principalmente se o voo for longo. 

A real é que as condições de um voo sempre nos atingem de alguma forma. As baixas temperaturas e a pressurização costumam ressecar peles e lábios, sem contar que a altitude muitas vezes causa muitos desconfortos gástricos e dores de cabeça. 

Ter contigo uma necessaire com alguns produtinhos vai te ajudar a diminuir o perrengue dessas horas de viagem. Independente de o voo durar 1 ou 10 horas, eu sempre carrego comigo um hidratante labial, um remédio para dor de cabeça e uma garrafa de água. Faça chuva ou faça sol, esse é meu kit de sobrevivência e indico que monte o seu.

Organizador_de_mala
Essa é a minha mala! Não viajo mais sem esses cubos!

Será que vou usar mesmo?

Essa é a pergunta que sempre faço quando quero levar comigo algum item a bordo. Será que vai ser útil ou é só mais uma coisa pra me incomodar? E perrengue é a última coisa que queremos nas férias, não é mesmo?

Vou te dar um exemplo: fone de ouvido pra mim é algo indispensável. Mas sabe aqueles travesseiros de viagem? Então, eles mais me incomodam do que ajudam. Já testei vários e de muitas marcas e o saldo foi só dinheiro jogado fora mesmo (mentira, meus amigos ganharam todos kkk).

Essa lógica vale para livros, revistas, Kindle, cadernos, cremes, máscaras de dormir e todo tipo de coisas que as pessoas juram serem obrigatórias numa viagem, seja ela de carro, trem, avião ou disco voador. 

A dica que eu te dou é se fazer a pergunta do título: vou usar mesmo? Ela vai te ajudar muito a decidir. Outra tática é: se levou e não usou é porque provavelmente não precisa, então já tira da lista na próxima vez. 

Checklist

Bom, a minha memória não é das melhores, então quase tudo de importante eu preciso anotar. Minha vida é uma lista. Risos. 

Claro que tá tudo bem esquecer uma coisa ou outra, mas a falta de alguns itens podem inviabilizar sua viagem. Já pensou esquecer a carteira com os documentos? Sem Passaporte, CNH e etc você nem embarca. 

É por isso que eu sempre faço uma lista pré-viagem. Um checklist mesmo, onde vou ticando cada item. Funciona e me ajuda muito. 

Há algum tempo eu fiz um modelo e disponibilizei aqui no blog, já é antiguinho, mas pode servir de base para montar a sua. Se usar, depois me conta o que achou. 

cingapura-dicas
Buddha Tooth Relic, Cingapura

Imprevistos acontecem, até mesmo nas férias

Mesmo consultando a temperatura, fazendo um roteiro e até um checklist, é preciso estar ciente de que imprevistos acontecem. E tá tudo bem. 

Muitas vezes (sempre?) as coisas saem do nosso controle e não temos o que fazer a não ser seguir o fluxo. É normal ficarmos frustrados e chateados, mas como adultos devemos colocar a cabeça no lugar e não inviabilizar uma viagem inteira só porque algo não saiu como planejamos. 

Eu sei que o título desse post fala sobre férias sem stress, mas as vezes é impossível. Então redobre a atenção, planeje o que quiser, sonhe com sua viagem, mas se pintar um imprevisto, lembre-se que pode rasgar o roteiro e, com o jogo de cintura que todo brasileiro tem, refaça os planos. 

Deixe seu comentário