Diversos, Europa, República Tcheca

Praga: conheça a belíssima (e lotada) Ponte Carlos

27 ago 2019
[ 0 ]

Não dá para pensar em Praga sem lembrar da Ponte Carlos e é por isso que o post de hoje é sobre ela, a Karlův most (em tcheco)! 

Ponte Carlos, Praga

Antes mesmo de você saber mais sobre a ponte, você precisa entender a geografia de Praga: A capital da República Tcheca inteira é cortada pelo rio Moldava. Também conhecido como Vltava (em Tcheco), esse rio separa a cidade velha (Praga 1) de regiões super importantes como Malá Strana e Letná.

Pois bem, agora que você já visualizou como a cidade de Praga é dividida, você consegue imaginar o quanto era importante a construção de uma ponte grande e imponente para interligar os dois lados e facilitar a vida de todos os habitantes, né?

Ponte Carlos, Praga

O Rei Carlos IV também sabia disso e então ele ordenou a construção da Ponte Carlos em 1357. 

Mas não foi uma ordem qualquer. Supersticioso que era, o Rei Carlos IV colocou a pedra fundamental na ponte no ano de 1357, no dia 9 de Julho, às 5h31.

Se reparar bem, vai ver que tal data e hora se trata de um palíndromo, que é quando a sequência se mantém igual se lida também de trás para a frente! Olha só: 135797531! Pegou? 

A construção da Ponte Carlos

A ponte demorou mais de 40 anos para ser construída e só ficou pronta lá em 1402. O trabalho de engenharia foi grande, já que ao todo, a Ponte Carlos tem 516 metros. Ela também abriga mais de 30 estátuas ao longo de sua extensão. 

As estátuas de concreto e de bronze são belíssimas e cada uma conta uma parte diferente da história não apenas da Ponte Carlos, mas também de Praga e da própria Europa. 

Uma curiosidade é que a maioria das estátuas expostas hoje não são originais. As cópias foram feitas após a Segunda Guerra Mundial para evitar qualquer acidente com as verdadeiras.

Ah! As estátuas originais estão em um museu da cidade.

Ponte Carlos, Praga

Ponte Carlos, Praga

Caminhando pela Ponte Carlos

Bom, aqui eu sou sempre sincera… então o negócio é o seguinte: a Ponte Carlos vive lotada! Isso ocorre independente se é alta ou baixa temporada.

Já contei nesse post aqui que eu passei 30 dias em Praga e posso afirmar com certeza que que todos os dias milhares de turistas atravessam a ponte. Por isso a minha dica é ir logo no início da manhã ou no fim do dia. Assim você evita o vuco-vuco de turistas.

Ponte Carlos, Praga

Se você quer pegar a ponte vazia para fazer boas fotos, então vá ou BEM CEDO (bem cedo mesmo) ou durante a noite/madrugada. Meu horário favorito (em maio) era o fim do dia, pois o pôr do sol na ponte é lindo! Também fui de madrugada e as fotos ficaram lindas! 

Ponte Carlos, Praga
Ponte Carlos, Praga

Mantenha esse blog vivo!

Se você gostou do conteúdo desse post, saiba que pode ajudar o blog a funcionar e a continuar completamente gratuito! E é bem simples! Basta fazer reservas através do blog, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 

Para fazer reservas de hotel basta clicar aqui. Para alugar um carro e melhorar a mobilidade da sua viagem, clica aqui! E para sair do Brasil já com chip de internet, é só clicar aqui!

Lendas 

Uma das estátuas da ponte é de São Nepomuceno. Antes de se tornar Santo, era quem ouvia as confissões do Rei Venceslau IV e da rainha Joana da Baviera. 

Ponte Carlos, Praga

Certo dia o rei teria ordenado que ele quebrasse o segredo das confissões da rainha. Como não obedeceu, ele foi torturado e seu corpo jogado no rio. Quando os moradores encontraram o corpo de João Nepomuceno boiando no rio, ele estaria acompanhado de cinco estrelas. 

O local onde avistaram o corpo hoje é local de peregrinação e diz a lenda que, se você tocar na estátua em bronze, voltará mais uma vez para Praga. Eu toquei em 2012 quando estive em Praga pela primeira vez e deu certo! :D

Ponte Carlos, Praga

UPDATE: Encontrei esse post do Insider Praga que é uma obra-prima! Eles simplesmente catalogaram cada uma das estátuas e contaram um pouco sobre elas. Também montaram uma linha do tempo com os principais eventos que ocorreram na Ponte! Sério! Vale muito a pena ler! 

Ponte Carlos, Praga
Ponte Carlos, Praga
Prague
Deixe seu comentário