Destinos, Dicas, Dicas Práticas, Diversos, Europa, Papo sabático, Período Sabático

Guia prático de como viajar apenas com mala de mão

03 jun 2019
[ 0 ]

É completamente possível viajar só com mala de mão! Eu mesma passei quase 6 meses apenas com uma mala de 8kg. Se liga nas dicas e transforme sua viagem!


É isso mesmo que você leu: Foram mais de 160 dias consecutivos de viagem e levei apenas uma única mala (e uma mochila pequena). Vem comigo que vou te mostrar como foi possível viajar apenas com mala de mão por tanto tempo.

Antes de mais nada é preciso deixar claro que essas dicas são válidas para qualquer tipo de viagem, dure ela uma semana, 15 dias ou vários meses. O que importa mesmo é captar o segredo: aprender a identificar o que realmente é necessário, desapegar de algumas coisas e reduzir peso.

Como fazer mala de mão
Toda a minha bagagem para MESES de viagem.

Levando apenas uma mala de mão

Nós passamos quase seis meses viajando pela Europa. Nos meses que antecederam essa longa viagem eu comecei a pensar nos prós e contras de levar uma mala de mão ou uma mala maior. Pesquisei muito e levei em consideração as minhas experiências com os dois tipos de bagagem e o principal motivo que me fez optar por uma mala de mão foi a PRATICIDADE!

Sim, pois viajar com pouca coisa não se trata de mágica nem de bruxaria, como muitas amigas e leitores brincam sempre. Trata-se de uma bela dose de esforço para viajar leve e de forma prática.

Já pensou andar com uma mala enorme por ruas seculares de paralelepípedo? E subir vários lances de escada com uma mala pesada? Socorro!  Pior que isso: imagine a cena de alguém correndo apressado pelos corredores de uma estação de trem arrastando uma mala gigante? Pensou? Saiba que foi nisso que pensei também!

Durante esses meses na Europa passaríamos por várias situações parecidas com as citadas acima, como viajar por cidades medievais com ruas de paralelepípedo, pegar trem inúmeras vezes e ficar hospedados em muitos lugares diferentes. E ao pensar nisso tudo e comparando a mala de mão com uma mala grande, só conseguia sentir que a mala pequena estaria alí, levinha e super simples de carregar para qualquer canto!

Agora vamos parar de lero lero e vamos para a parte prática!

Como viajar com mala de mão

Planeje seu roteiro

Antes de pensar na mala, pense no seu roteiro. Planejar os lugares por onde vai passar e quais tipos de atividade vai fazer lhe ajudarão a prever grande parte das roupas, sapatos e objetos que vai precisar. Isso vai reduzir aquela sensação de “Ah, vou levar. Vai que precisa”.

Foco na temperatura

Outra coisa que deve ser feita antes de pensar na mala é acompanhar a previsão do tempo do local para onde vai viajar. Isso será decisivo na hora de escolher as roupas da viagem e será um aliado e tanto para reduzir coisas desnecessárias. Claro que levar um casaquinho mesmo para os dias quentes não faz mal a ninguém. Mas estou falando de APENAS UM, ok? rs

Necessaire esperta

Produtos travel size são o pulo do gato para reduzir consideravelmente o tamanho e o peso da sua necessaire! Já mostrei de forma SUPER DETALHADA alguns macetes nesse post aqui! Leia você vai gostar!  

Viajar com mala de mão e não despachar sua bagagem tem seus prós e contras, como tudo nessa vida. Algo que pode ser visto como contra é o limite de produtos líquidos, cremosos e em gel que podem ser levados a bordo.

Mala de mão.

Você pode levar produtos líquidos, sim, mas fique atento já que cada líquido deve estar dentro de um frasco de no máximo 100ml e o total de potinhos somados na sua necessaire não pode ultrapassar um litro, ok?.

E não adianta levar um frasco de 1 litro com a desculpa que há só um restinho de produto nele.

Esses potinhos podem ser utilizados para shampoo, condicionador, hidratante, perfume e tudo mais que for líquido, cremoso ou em gel. Eles podem ser comprados facilmente em farmácias e mercados: o meu conjuntinho custou R$ 17 e eles duram que é uma beleza. Eu uso esse kit aqui ao lado. Ele está a venda aqui!

Ah, a regra dos 100ML valem também para maquiagens e os potinhos precisam estar dentro de uma necessaire ou saquinho (tipo zip-lock) transparente.

necessaire
Necessaire: Produtos de higiene travel size!

Cubos mágicos = melhores amigos da mala de mão

Eu estava no meio do processo de aprender a viajar com mala de mão quando conheci os cubos de organização de mala e foi amor à primeira vista. Devo dizer que eles foram fundamentais para eu desenvolver meu estilo de viagem e transformaram meu modo de fazer a mala.

Tenho alguns conjuntos de cubos, mas os de maior custo benefício são essas aqui! Os meus cubos são exatamente iguais (tenho rosa e azul), a qualidade é ótima e o preço melhor inda!

Conhecidos também como Packing Cubes, na prática esses cubos organizacionais são nada mais que pequenas bolsas. Eles sempre possuem fechamento em zíper e geralmente eles são feitos de nylon ou algum material leve e maleável.

Sempre que me perguntam se eles ajudam mesmo, a minha resposta é um grande e sonoro SIM!

Essa é a minha mala! Não viajo mais sem esses cubos!

A principal função desses cubos é setorizar tudo o que você tem na mala. Com eles você sabe onde está cada ítem e não precisa revirar a mala inteira e assim ela permanece ORGANIZADA a viagem inteira!

Pensando numa viagem com mala de mão, organizar tudo em cubos ajuda a otimizar o espaço e faz com que você consiga levar mais coisas, pois tudo estará setorizado e cada coisa terá o seu lugar. Falo sobre como os uso aqui nesse post!

<3 <3 <3 Muito amor por esses cubos!

Separando tudo

Se tem uma etapa desse post que faço literalmente todas as vezes que vou viajar é essa! A dica é: separe tudo o que acha que vai precisar, coloque em cima da sua cama e depois prove todas as peças para ver o que combina.

Sim, eu sei que parece chato e de fato é… mas acredito que fazer isso seja a CHAVE DO SUCESSO para uma mala inteligente e compacta. Por fazer esse passo sempre, posso afirmar que provar as roupas faz TODA A DIFERENÇA, pois ajuda a escolher apenas peças que combinam entre si e assim, a reduzir peso e principalmente: ajuda a definir o que é desnecessário.

Essa é a hora de ser racional, ok? Faça um mantra e repita pra você mesma: AS PEÇAS PRECISAM COMBINAR ENTRE SI! kkkkk Não adianta levar uma blusa que combine apenas com uma única calça. Tenha foco e lembre que vai ser melhor levar uma malinha!

Pilha da dúvida

Eu sei que depois de separar, provar e escolher tudo, ainda haverá uma pilha de roupas que você ficou na dúvida se leva ou não. Se ficou na dúvida é porque aquele ítem não é necessário. Se ainda assim a dúvida permanecer, prove novamente e adicione no máximo um ou dois desses ítens na sua mala. F-O-C-O!!!

Repita suas roupas

Se a viagem for longa, é meio óbvio que terá de repetir roupas. Claro que cada um tem suas manias, mas eu defendo MUITO que você repita seus looks. Pense bem: Você está de férias, viajando por um lugar massa… e daí que está usando aquela blusa pela segunda vez?

Outra coisa muito simples (e em conta) é lavar roupa no próprio quarto de hotel. Se estiver pela Europa, Ásia ou Estados Unidos, melhor ainda, pois por lá existem muitas lavanderias que lhe entrega suas roupas no mesmo dia.

Bolsa do gato félix

Como seu espaço é limitado, uma opção interessante é levar um bolsa ou mochila para dar apoio! É aqui que você vai levar seus documentos, dinheiro, cartão, eletrônicos e tudo mais que for valioso e/ou importante.

E é isso! Como você pôde ver não é milagre, é questão de planejamento e uma dose de desapego! É possível viajar com mala de mão SIM! Espero ter te ajudado!!

Mantenha esse blog vivo!

Se você gostou do conteúdo desse post, saiba que pode ajudar o blog a funcionar e a continuar completamente gratuito! E é bem simples! Basta fazer reservas através do blog, assim nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 

Para fazer reservas de hotel basta clicar aqui. Para alugar um carro e melhorar a mobilidade da sua viagem, clica aqui! E para sair do Brasil já com chip de internet, é só clicar aqui!

Deixe seu comentário