O Chile é um país de múltiplas belezas: Do deserto do Atacama ao norte à Patagônia ao sul. Tudo é cercado por muita história e muita, mas muita natureza. Quem decide viajar por esse país tão lindo, quase sempre também passa por Santiago e é por isso que hoje eu listo 10 coisas para se fazer na capital e arredores, como Farellones. É importante dizer que Santiago vai muito além dos 10 itens dessa lista, mas acho que é um belo começo para conhecer.
Então, esse post é quase um mini-roteiro. É só ver o que te interessa e distribuir de acordo com a quantidade de dias que tiver pela cidade (eu fiz em uma semana).
1 – Cerro Santa Lucia
Há vários morros em Santiago e o Cerro Santa Lucia é um dos mais famosos. Aqui está um ótimo lugar para relaxar e curtir uma área verde enorme, com direito a banquinhos e muita preguiça. De brinde ainda é possível subir até o mirante e – se a poluição de Santiago deixar – ter uma ótima vista da Cordilheira dos Andes. Mesmo se não for possível ver a Cordilheira, a vista da cidade também é muito bonita.
2 – Mercado Central
Para falar a verdade, o Mercado Central de Santiago não é tão legal nem tão grande quanto o de São Paulo, mas é um lugar bacana de ir para conhecer mais os costumes dos chilenos. Foi aqui onde provei as melhores empanadas da cidade e o ceviche também não fica por menos. No Mercado Central também é possível encontrar souvenirs e contratar passeios.
3 – Catedral Metropolitana
Linda. Linda. Linda! Datada de 1789, a Catedral Metropolitana de Santiago é belíssima. Ao adentrar pelas antigas e pesadas portas de madeira, dê alguns passos adiante e depois olhe para trás. Assim você verá o trabalho de iluminação desse lugar repleto de vitrais. Sem contar as imagens de Santos e as paredes e teto riquíssimos em detalhes.
4 – Pátio Bella Vista
É uma espécie de galeria que une restaurantes, mercadinhos, souvenirs e agências de turismo, tudo para facilitar a vida do turista. A parte boa é que aqui existem ótimos restaurantes e a parte ruim é que, como é uma área voltada para turistas, as coisas costumam ter preços altos. Mas não se engane, em quase toda a cidade é assim: um lomo a lo pobre, prato tradicional chileno que na prática trata-se de bife, batata frita e ovo frito, chega a custar R$ 50.
5 – Palácio de la moneda
É aqui que trabalha a Presidente do Chile, Michelle Bachelet. O Palácio de La Moneda, como o nome diz, primeiro foi construído para funcionar como casa da moeda e agora é a sede da Presidência da República do Chile. O prédio, que é belíssimo, também abriga o Ministério do Interior, a Secretaria Geral da Presidência e a Secretaria Geral do Governo, por isso está sempre cercado de seguranças.
6 – Cerro San Cristóbal
É um restinho da Cordilheira dos Andes em Santiago e uma das melhores vistas panorâmicas da cidade (quando a poluição/tempo deixam). Pelo que pude perceber em Santiago é um dos lugares preferidos dos moradores e também dos turistas. Há um funicular para subir os mais de 800 metros de altura. A foto é do blog Rock and Road, que tem postagens incríveis sobre o Chile.
7 – Tour pela vinícola Concha y Toro
Uma delícia passar a tarde caminhando entre as parreiras da vinícola mais famosa do Chile. Até contei aqui minha experiência. Vale tanto para iniciante quanto para os winelovers mais avançados. Além do vinho delicioso, o lugar é muito bonito.
8 – Almoçar no restaurante Aquí esta coco
Esse é o tópico ostentação! É verdade que não é das opções mais em conta, mas o Aqui está Coco é um dos melhores restaurantes da cidade e faz jus à fama. As refeições são realmente sensacionais e o atendimento idem. Vá para comer ao menos um Ceviche, um dos melhores que já provei na vida.
9 – Ver um pôr do sol em Farellones
Aqui está meu lugar preferido dessa lista! Farellones é uma pequena cidade que fica aos pés da Cordilheira dos Andes e tem uma vista sem igual dos Andes e também de Santiago. É um povoado pequeno, com poucas opções de restaurantes, é verdade. Mas ver o sol se escondendo aos poucos entre as montanhas é surreal de lindo. Está na minha lista dos 5 sunsets mais bonitos que já vi até agora. Aqui tem um post para você programar um final de semana por lá!
10 – Esquiar
O dia mais divertido e o mais dolorido de toda a viagem. Não, não é fácil esquiar ou deslizar de snowboard montanha abaixo. A verdade é que – a não ser que tenha sorte – você vai levar muitos tombos antes de conseguir parar em pé por uns dez metros. Ainda assim, com certeza vale cada centavo gasto. Se quiser saber como foi minha aventura, aqui está o post com dicas sobre esquiar em El Colorado.
É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.