Américas, Chile, Diversos

Concha y Toro: degustação e tour na maior vinícola do Chile

11 jan 2016
[ 0 ]

Concha y Toro O tour até a Vinícola Concha y Toro pode ser feito em um bate e volta a partir de Santiago, até já contei como chegar lá de metrô. Agora vou contar como é o passeio regado a vinho e um pouco sobre a história da maior vinícola do Chile, que exporta para mais de 100 países.

Como comentei no texto anterior, escolhemos o pacote básico já que não entendemos quase nada sobre vinhos e usamos o passeio como uma espécie de ‘introdução’ ao assunto.

Mas se você já faz parte da turma do enoturismo, então imagino que saiba bem mais que o básico e daí é preciso escolher outra modalidade de tour.

Chegamos com antecedência ao local porque decidimos almoçar lá. Existe um ótimo restaurante na vinícola e você pode escolher sentar no ambiente interno ou externo. Os dois são bacanas. Eu comi uma salada que estava maravilhosa. Já o Eberson pediu uma empanada e não gostou muito.  Também pedimos um Ceviche, que estava perfeito.

E a louca das portas ataca novamente! haha Não posso ver uma porta ou janela antiga que já saio clicando, gente!

E a louca das portas ataca novamente! haha Não posso ver uma porta ou janela antiga que já saio clicando, gente!

Na hora marcada a guia nos reuniu para iniciar o tour. Achei a turma relativamente grande: de 15 a 20 pessoas, mas vale lembrar que era alta temporada [Julho/2015] e imagino que nessa época qualquer tour fique lotado. Assim que atravessamos o portão já deu para perceber o quanto a propriedade é linda (e enorme).

Portão onde começa o Tour

Portão onde começa o Tour

Concha y Toro

Passamos pelos jardins muito bem cuidados, pela casa construída para abrigar Don Melchor Concha y Toro (fundador da marca) e depois finalmente chegamos aos vinhedos.

Concha y Toro, Chile

Araucárias! <3

Concha y Toro, Chile

Concha y Toro, Chile

Mesmo com a parreiras secas e uma ou outra folha, foi muito bonito de ver. Em cada ponto a guia explicava sobre cada tipo de uva plantado ali, além de falar um pouco mais sobre a história e como a Concha y Toro foi ganhando fama e destaque ao redor do mundo.Concha y Toro, Chile

Concha y Toro, Chile

Concha y Toro, Chile

Seguimos para uma área interna, onde degustamos três tipos de vinho. Nesse momento, mais uma vez, a guia explicou todo o processo de fabricação dos vinhos provados: da colheita ao rótulo. As taças que usamos na degustação são um brinde.Concha y Toro, Chile

Concha y Toro, ChileDepois foi a vez de conhecer o grande segredo por trás do Casillero del Diablo, o vinho mais conhecido (não o melhor) da marca. Nesta parte andamos em meio aos barris cheios de vinho e em determinado momento as luzes se apagam e começa um vídeo com a lenda que cerca o Casillero del Diablo. Não vou contar em detalhes para não estragar a surpresa, mas é uma parte super interessante e uma baita jogada de marketing.

Concha y Toro, Chile

Aliás, quando comecei as pesquisas para montar meu roteiro do Chile, li muitos relatos dizendo que o passeio seria mais um “pega turista”. Mas digo que – ao menos na minha avaliação – é justamente o contrário. Vale dizer que pra mim, “pega turista” é quando não há qualidade do passeio oferecido ou quando não se cumpre o que promete e nesse aspecto, a Concha y Toro cumpre muito bem o prometido já que é justamente o marketing em volta da história com uma pitada de fantasia e muita qualidade é que fazem desse passeio tão legal.

Então recomendo sim a visita, mesmo que não entenda nada sobre vinhos (Eberson nem ao menos bebe vinho e adorou).

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram.

Deixe seu comentário