Dicas, Diversos

Para incentivar e inspirar: Projeto Perca um livro

23 dez 2013
[ 4 ]
Edição do "Não conta lá em casa". Este foi o primeiro livro que perdi...

Edição do “Não conta lá em casa”. Este foi o primeiro livro que perdi…

Imagine a seguinte cena: você está no aeroporto, prestes a embarcar para suas merecidas férias, quando vê um livro ali, no cantinho da cadeira.

Você pega na esperança de que tenha a identificação de quem o perdeu, mas, para sua surpresa, encontra um bilhete dizendo que você acabou de encontrar um livro ‘perdido’ e que sim, você pode leva-lo para ler no caminho. Assim, de graça.

Eu como amante de livros iria adorar e a boa notícia é que isso pode acontecer, sim. Trata-se de um projeto conhecido como Livro Itinerante, Livro Viajante ou apenas Perca um Livro.

A ideia é promover, incentivar e compartilhar a leitura e o projeto consiste em “perder” – de propósito mesmo – um livro em um local público com grande circulação de pessoas. Pode ser em um aeroporto, terminal rodoviário, hospital, igreja, prefeitura, banco de praça, enfim, um lugar onde você pode perder e alguém encontrar.

O único compromisso de quem encontrar o livro é de perde-lo assim que terminar de ler. Isso garante que o livro vai continuar circulando e inspirando mais leitores.

Eu conheci esse projeto há algumas semanas pelo blog Dentro do Mochilão e achei a ideia fantástica. Na mesma semana vi que a Infraero está tocando esse mesmo projeto no aeroporto de Congonhas e  nos aeroportos da Região Norte do Brasil.

Eu já separei uma pilha de livros para perder por aí, claro que “viagem/turismo” será o foco principal dos livros que selecionei, mas você pode participar perdendo livros de qualquer assunto. Assim como vi no blog Dentro do Mochilão, acho bacana que você deixe um bilhetinho identificando o projeto e explicando as regras da brincadeira.

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram

 #Wanderlust
Deixe seu comentário
4 comentários em "Para incentivar e inspirar: Projeto Perca um livro"
  1. Cris Marques   •   07/02/14   •   16h35

    Iara, que ótimo! Que possamos inspirar novos viajantes e leitores! Não sabia dessa da Infraero e dei uma pesquisada no site deles e vi que fizeram até um marca texto para explicar sobre o “Livro Viajante”, nome do projeto deles. Achei ótima esse ideia também. E assim, vamos construindo algo muito maior. Parabéns pela iniciativa!!!

    Beijos

    • Iara Vilela   •   07/02/14   •   16h40

      Cris, esta ideia é maravilhosa pelo fato de nós – cidadãos comuns – mudarmos um pouquinho o acesso a leitura no nosso país. Que o projeto cresça ainda mais!

  2. Edmar Ferreira   •   15/09/14   •   09h43

    Pessoal, não seria legal saber quem está lendo um livro que foi libertado? Ou até mesmo saber por quais cidades já passou? Vocês podem ter essas informações cadastrando os livros no site http://www.livroviajante.net antes de soltá-los em lugares públicos. Lá o seu livro recebe um código e é possível rastrea-lo, deixar uma mensagem para quem ler o livro e os leitores podem dar sua opinião ou comentário a respeito do livro.
    Espero ter ajudado.
    Abraços!

    • Iara Vilela   •   15/09/14   •   10h56

      Oi Edmar! Adorei a ideia e obrigada pela ajuda!

      Iara