Américas, Brasil, Destinos, Diversos, Fernando de Noronha

Fernando de Noronha e suas praias paradisíacas

14 dez 2020
[ 0 ]

Fernando de Noronha e suas praias paradisíacas é um Guia sobre as principais praias do arquipélago mais lindo desse Brasil! #Noronhe-se

Bom, não é exagero nenhum dizer que Noronha é um dos lugares mais lindos do mundo, então saiba que daqui pra frente você vai receber uma avalanche de fotos incríveis e muitas dicas sobre a ilha. 

dois-irmaos-fernando-de-noronha
Morro dois irmãos, Fernando de Noronha, SETEMBRO/17

Nesse post vou apresentar as principais praias, mas antes de começarmos é importante que saiba que aqui no blog tem um post bem completo sobre as taxas necessárias para curtir a ilha. Nele estão todas as informações das praias ‘privadas’, que fazem parte do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR) e que para acessá-las é preciso pagar ingresso. Tá tudo explicadinho no post. 

Agora que você já sabe que existem praias privadas, vou sinalizar cada uma delas com ** , assim você não se perde. 

Fernando de Noronha e suas praias paradisíacas

Quando estiver na ilha muito provavelmente vai ouvir as seguintes expressões: “Mar de dentro” e “Mar de fora”. Isso porque Noronha é dividida em duas costas: o “Mar de dentro” é voltado para o continente Africano e o “Mar de fora” virado para o Brasil e é neste lado que estão as melhores praias como a Baía do Sancho, por exemplo. 

1 – Praia do Sancho **

Comecei logo que praia mais bonita do mundo! E isso não é apenas minha opinião, não! A praia do Sancho foi eleita a mais bela do planeta várias vezes pelo Tripadvisor Travelers’ Choice Award, uma premiação que leva em conta a nota do público da plataforma e suas experiências.

Ela concorre simplesmente com lugares paradisíacos como a Whitehaven beach, que fica na Austrália. Já estivemos por lá e posso dizer que a concorrência é apertada, como você pode conferir nesse post.

sancho-fernando-de-noronha
Baía do Sancho, Fernando de Noronha, SETEMBRO/17
fernando-de-noronha
Baía do Sancho, Fernando de Noronha, SETEMBRO/17

Bom, depois de puxar sardinha pra Baía do Sancho, devo admitir que ela é linda, mas o acesso é um pouco complicado. Por fazer parte do PARNAMAR, há um pouco mais de estrutura aqui.

Ao passar pelo posto de controle do local, você já dá de cara com uma passarela muito bem feita e que te permite chegar até o ponto de descida para a Praia do Sancho e também até dois mirantes magníficos para a Praia dos Golfinhos e para a Baía dos Porcos.

fernando-de-noronha
Fernando de Noronha
dois-irmaos-fernando-de-noronha
Mirante Morro dois irmãos, Fernando de Noronha, FEVEREIRO/20

A parte ruim é que há acessibilidade apenas nas partes dos mirantes e a descida realmente não é recomendada para pessoas com dificuldade de locomoção. 

Depois de apreciar os mirantes, é hora da descida! A praia fica na parte de baixo de um paredão de pedra, logo, para chegar até ela você precisa descer (e depois subir) uma looonga escadaria. Outra opção é ir de barco. 

A escadaria tem duas etapas: a primeira escada é de ferro e é curta, porém um pouco íngreme e passa em meio às pedras. A segunda é mais tranquila, como você pode ver na foto. 

fernando-de-noronha
Escadaria Baía do Sancho, Noronha

Com chuva ou sem chuva?

Estive em Noronha duas vezes, sendo que a primeira foi em Setembro (melhor mês) e a segunda em Fevereiro (um pouco de chuva). Aqui nesse post eu dei dicas de qual melhor época para visitar Noronha. É incrível ver como a ilha e o mar mudam.

Se você tiver a oportunidade de vir no período de seca, vai encontrar uma água calma, de um azul intenso e com visibilidade absurda ( perfeito para a prática de snorkel). Já em março o mar é mais agitado, mas não deixa de ser lindo. Compare nas fotos abaixo:

sancho-fernando-de-noronha

Praia do Sancho em Fevereiro
sancho-fernando-de-noronha
Sancho em Setembro

2 – Baía do Sueste **

Mais uma praia que faz parte do PARNAMAR. Se você mergulha, faz snorkel ou é apenas um apreciador da natureza como eu, saiba que a Praia do Sueste é perfeita para ver de pertinho a rica vida marinha de Noronha. 

É muito comum (muito mesmo) ver tartarugas, cardumes de peixes e claro, os famosos e temidos tubarões. Com snorkel é bem fácil observar uma infinidade de vidas marinhas, mas também é preciso ter cuidado, pois há regras como não tocar nos animais. Isso, inclusive, é passível de multa. 

fernando-de-noronha
Pic do Suel

Com tanta natureza, saiba que a galera do Projeto Tamar está sempre por lá! Na última vez que fui, eles “capturaram” uma tartaruga enoooooorme para monitorar os dados como tamanho, peso e etc. Eles aproveitam e dão uma verdadeira AULA para os visitantes. É lindo de ver o trabalho deles, inclusive recomendo ir conhecer a sede do projeto em Noronha.

3 – Praia do Leão **

Confesso pra você que eu acho uma pena que a Praia do Leão não entre no roteiro de muita gente que visita Noronha.

A praia tem uma beleza selvagem e é um tanto quanto deserta. Perfeita para algumas horinhas de descanso, só aproveitando a brisa do mar. Aqui é a principal área de desova de tartarugas e o mar, apesar de um pouco mais agitado (prudência, SEMPRE!), é lindo!

praias-fernando-de-noronha
Praia do Leão, Fernando de Noronha

O nome vem de uma pedra que fica logo em frente da faixa de areia. Reza a lenda que é possível ver um leão deitado. Você consegue enxergar?

PS: EU NÃO CONSIGO VER ESSE DIACHO DE LEÃO! rs

Se você caiu nesse post e ainda está sonhando com sua ida para Noronha, saiba que é muito importante se preparar e saber de algumas coisinhas importantes. É por isso que fiz esse post especial chamado Fernando de Noronha: o que saber antes de ir. É só clicar e aproveitar.

praias-fernando-de-noronha
Diz a verdade: Você consegue ver o leão?

4 – Baía dos Porcos

Minha praia favorita da ilha! Noronha tem rochas vulcânicas e a combinação das pedras escuras com a água verdinha forma um visual único e de uma beleza sem fim. Sabe o tipo de lugar que você precisa de um tempo pra processar tanta beleza? Esse lugar é a Baía dos Porcos! Fernando de Noronha e suas praias paradisíacas, esse post não tem esse nome à toa, né?

fernando-de-noronha
Baía dos Porcos em dia de chuva. Fernando de Noronha

Como expliquei acima, o mirante da praia tem entrada pela Baía do Sancho, portanto faz parte do PARNAMAR e é preciso ter o ingresso para o Parque Nacional Marinho, mas a parte boa é que visitar a Praia dos Porcos é de graça! Já a praia em si é linda e cheia de vida marinha. No período de seca algumas piscinas se formam por aqui. É maravilhoso.

fernando-de-noronha
Baía dos Porcos, Fernando de Noronha

O acesso é pela Cacimba do Padre e depois o trajeto tem uma escadinha já desgastada e sinuosa. Então lembre-se de tomar cuidado, tá? Na pequena trilha até a praia, há um morrinho. Suba nele, pois ali há um mirante natural com uma vista surreal do morro Dois Irmãos

fernando-de-noronha
Morro Dois Irmãos, Fernando de Noronha

Na lateral desse morrinho também tem uma panorâmica da Cacimba do Padre. É lindo e vale o pequeno esforço. 

fernando-de-noronha
Mirante para Cacimba, Fernando de Noronha

5 – Cacimba do Padre

É entre a Cacimba e a Baía dos Porcos que fica o morro Dois Irmãos, o principal cartão postal da ilha, então é um combo que pode ser feito no mesmo dia. A Cacimba do Padre é uma praia sem esforço, com uma longa faixa de areias brancas e perfeita para curtir e relaxar. 

Durante o período de seca o mar é calmo, mas de dezembro a março a Cacimba vira o sonho de todo surfista já que tem ondas que chegam a 3 metros. Inclusive aqui ocorrem etapas do mundial de surf, um espetáculo que pude conferir na última visita à ilha.

fernando-de-noronha
Cacimba do Padre, Fernando de Noronha

6 – Baía dos golfinhos

A Baía dos Golfinhos é um local destinado apenas à observação dessa natureza tão exuberante que existe em Noronha. Como o nome diz, a baía recebe diariamente a visita de golfinhos e avistá-los é sempre emocionante. 

Se quiser muito ver esses lindos seres aconselho vir bem cedinho. Se quiser mais informações, procure a galera do Projeto Golfinho Rotador que está sempre por lá fazendo a contagem e monitorando a presença deles.

O Mirante dos Golfinhos tem acesso pela Baía do Sancho (que faz parte do PARNAMAR) e pelo mar, em um dos muitos passeios de barco oferecidos na ilha. Como disse acima, é um local para contemplar, então é proibido nadar ou fazer qualquer outra atividade por aqui.

fernando-de-noronha
Praia dos Golfinhos, Fernando de Noronha

7 – Praia do Porto

É daqui que saem muitos dos passeios de barco e apesar de ser uma praia não tão bonita quanto as outras, a Praia do Porto é uma excelente opção para quem gosta de mergulhar e/ou fazer snorkel. 

O motivo de ser tão especial é que ali existe uma embarcação naufragada há alguns anos e que hoje serve de abrigo para muitos animais marinhos. É por isso que é um lugar e tanto para ver tartarugas, peixes e até arraias. 

Outra coisa legal dessa praia é que por aqui tem várias barraquinhas para comer e beber. Dá pra passar horas ou aproveitar para dar uma esticadinha na volta de algum passeio.

8 – Praia da Conceição

Mais uma praia do tipo “sem esforço”, rs. É linda, acessível e você não precisa subir uma escadaria sem fim e nem pagar para aproveitar cada grãozinho de areia. Ela tem uma faixa de areia branca e bem longa, além de ter um visual incrível e uma opção maravilhosa para ver o pôr do sol, pois a vista é muito bonita.

Outra dica é aproveitar o Bar do Meio que fica na ponta dessa praia para beberiscar algo no fim do dia. É uma delícia.

fernando-de-noronha
Praia da Conceição, Fernando de Noronha

9 – Praia do Meio

O Bar do Meio que citei acima fica bem NO MEIO, entre a Praia da Conceição e a Praia do Meio, rs, então você já sabe que é uma praia bem localizada e de fácil acesso. 

Como tudo em Noronha, é uma praia bem bonita, mas eu particularmente prefiro ela na época de seca, quando algumas piscinas naturais se formam.  

fernando-de-noronha-brasil
Os famosos Flamboyant de Noronha

10 – Praia do Cachorro

É a praia mais próxima à área central da ilha e aqui fica um spot super fotografado: o Buraco do Galego. 

Essa piscina natural se forma quando a maré baixa e a vista daqui é pra lá de privilegiada. Se estiver em Noronha na alta temporada, se prepare para enfrentar fila para tirar a foto perfeita. 

fernando-de-noronha
Buraco do Galego, Fernando de Noronha. Foto: @manurigoni

ah…. Fernando de Noronha e suas praias paradisíacas não poderia ser um nome mais apropriado para esse post, não é mesmo?

Deixe seu comentário