Nem só de sal, areia e mar vive esse paraíso. Existe uma Noronha além das praias que é cheia de atrações e que merece igualmente ser explorada por você e seus amigos e familiares.

Se você chegou no blog agora, saiba que temos vários posts lindos e super completos sobre o arquipélago. São eles:
- O que saber antes de viajar para Noronha (clima, melhor época, etc)
- Saiba quais são e quanto custam as taxas e ingressos para conhecer a Ilha
- Guia das praias de Fernando de Noronha
Noronha além das praias:
Eu decidi fazer esse post depois que uma amiga visitou Noronha e ficou encantada com outros atrativos da ilha que vão além das praias. Depois do relato dela, eu me dei conta que de realmente é verdade que maioria dos conteúdos abordam apenas o mar paradisíaco do arquipélago e deixam de lado algumas coisas a mais que podem ser feitas e vividas por aqui.
Vamos lá?
Forte Nossa Sra dos Remédios
Muita gente recomenda fazer o Ilha Tour logo no primeiro dia, mas dependendo do seu horário de desembarque, isso nem sempre é possível. É por isso que sugiro que você vá até o Forte assim que chegar e dessa forma vai conseguir ao menos ter uma noção básica da ilha, já que fica em um local alto.
Ele é um símbolo da história de Noronha, que foi invadida várias vezes, principalmente por franceses e holandeses que tentavam dominar o Brasil e até serviu de prisão.
O Forte Nossa Senhora dos Remédios foi construído em 1737, sobre ruínas de uma primeira fortificação feita por soldados da Holanda e está de pé até hoje.


Ao andar pelo local você ainda vê canhões espalhados pelo pátio, além de uma pequena capela e vários cenários legais não apenas para ver Noronha do alto, mas que também rendem boas fotos.
Pra mim, o melhor daqui é a vista que permite uma visão quase em 360 graus da ilha. Dá pra ver a Vila dos Remédios, algumas praias e o Morro do Pico. Outra coisa bacana é que ele foi recentemente restaurado e tem entrada gratuita.
O pôr do sol aqui é sensacional e se preferir vir cedinho, saiba que aqui há um ponto de monitoramento do Projeto Golfinho Rotador e dá pra acompanhar um pouquinho do trabalho deles.

Capela de São Pedro dos Pescadores
Uma capela branca, pequena e simples, com uma enorme cruz de madeira na frente e uma belíssima vista para o mar (dos dois lados). A Capela de São Pedro dos Pescadores fica no extremo da ilha, quase em frente ao Porto e é um dos lugares de contemplação e tranquilidade.
Casamentos intimistas são sempre celebrados aqui e se der a sorte de pegar a capela aberta, aproveite e agradeça pela oportunidade de conhecer esse paraíso na terra. Da primeira vez peguei a Capela fechada e depois aberta. É simples e linda e tem vista pro mar.
Sim! A Noronha além das praias também é muito interessante! Já estive aqui 2 vezes e eu voltaria de novo, e de novo e de novo… Não dá pra cansar e nem enjoar desse arquipélago.


Museu dos tubarões
Quase ao lado da Capela está um museu completamente dedicado aos tubarões e que é um ótimo local para levar as crianças, pois é muito didático. Por aqui um apanhado de informações sobre esse bichinho temido por todos, além de ossadas, mapas, desenhos e esculturas.
Se quiser passar mais tempo com os pequenos por aqui, a estrutura ainda conta com uma lojinha de souvenir e um restaurante bem aconchegante e bastante espaço para a gurizada correr e gastar energia.

Ilha tour
Se eu tivesse que te indicar apenas um passeio privado, esse passeio seria o ilha tour e eu tenho certeza que depois você iria me agradecer. Como o nome diz, esse passeio dá uma volta pelos principais pontos do arquipélago e com certeza é a melhor forma de se localizar e também de escolher os lugares onde quer voltar com calma depois.
O ilha tour costuma passar pela Capela, Porto e centro histórico e também nas principais praias como Sancho, Leão e Cacimba do Padre.
Eu fiz com a Atalaia Turismo, mas todas as agências fazem praticamente a mesma rota, então escolha a que for mais conveniente pra você. E se me perguntar sobre a Atalaia em si, posso dizer que a agência é excelente, tem guias locais e é super pontual.

Projeto tamar
O Projeto TAMAR é incrível e super necessário por estudar e acompanhar a vida das tartarugas marinhas. Por ser um berçário importante, os trabalhos em Noronha ocorrem desde 1984 e em 96 o museu nasceu.
Além de ter uma loja de souvenirs em apoio ao projeto, no museu há palestras diárias sobre vida marinha e sustentabilidade de uma forma geral. Mas não se engane! As palestras não são chatas! Pelo contrário! São ótimas e é mais um local perfeito para trazer crianças e adolescentes, já que conta com uma estrutura super bacana.
Outra coisa bacana é que é possível ver o trabalho deles de pertinho! Há sempre medição de tartarugas na Praia do Leão e na Sueste também. E uma coisa que eu amo é que quanto estão em campo, eles sempre dão uma aula para todos que estão na praia, com muita paciência e carinho. É maravilhoso!

Fotos profissionais
Já pensou em tirar fotos profissionais dentro e fora d’água e que fogem do tradicional? E se for com uma das fotógrafas documentais mais premiadas desse Brasil? Melhor ainda, né?!!
Além de ser uma das minhas melhores amigas, a Manu Rigoni mora em Recife e faz fotos maravilhosas em Noronha (e em todo Pernambuco também!)! Nem vou falar mais nada, apenas babem nessas fotos aqui!
Para entrar em contato com a Manu é simples: basta clicar aqui e conhecer o Instagram dela.
Clique nas fotos desse carrossel para ver as imagens em maior tamanho. <3




RESERVE SUA VIAGEM CONOSCO!!
Você sabia que ao fazer reservas ou adquirir algum produto através dos nossos links parceiros você ganha descontos e de quebra nós ganhamos uma pequena comissão? É como pagar um cafezinho em troca das muitas dicas que damos de graça!
Então nos ajude a manter o blog assim, independente, com informações reais e sem aquele monte de publicidade!
Reserva de hotéis e pousadas pelo Booking: 👇🏻
Reserva pelo Airbnb para se sentir em casa:👇🏻
Malas e coisas para a viagem? Na Amazon tem!