O Post de hoje é um tour pela República Tcheca. Nesse texto eu falo sobre cinco lugares perfeitos para um bate-volta a partir de Praga ou para estadia de um dia. Vamos lá?
Bom! Se você está preparando um tour pelo Leste Europeu fique sabendo que aqui tem várias dicas sobre Praga e arredores, pois passei um mês estudando na cidade e aproveitei para conhecer o máximo possível. É só clicar aqui para ver a lista de posts!


Como se locomover na República Tcheca
Agora que você já sabe que temos um montão de conteúdo sobre esse país lindo, é hora de pensar como se locomover de Praga até esses destinos.

Trem
Trem é meu meio de transporte favorito e de uma maneira geral, a República Tcheca tem linhas férreas que permitem acessar a maior parte das cidades. É o caso de Cesky Krumlov e Kutna Hora, por exemplo.
O porém é que nem sempre o valor é acessível, então a minha dica é: compare os preços, pois muitas vezes viajar de ônibus é bem mais barato e as viagens costumam ser curtas (lembre-se que estamos falando de bate-volta, certo?).
Ônibus
Costuma ser o meio de transporte mais barato e é ok viajar de ônibus pela República Tcheca. Se as distâncias forem curtas, então, nem se fala. Por quase toda a Europa já utilizei a Flixbus e até fiz post sobre ela. É uma opção excelente para quem quer economizar. O post tá aqui. http://viajandoaprendi.com.br/flixbus-viajando-barato-pela-europa/
Carro
Viajar de carro é uma maravilha, pois te permite mudar de idéia ou simplesmente para para tirar uma foto no meio do caminho. E dirigir pela República Tcheca é fácil e seguro.
5 bate-volta a partir de Praga
Esse artigo tem o objetivo de bate-volta, ou seja… que você volte para seu hotel no fim do dia. As duas primeiras cidades da lista até podem ser visitadas em um único dia, mas minha sugestão é a seguinte: nos dois primeiros destinos dessa lista, se permita dormir ao menos uma noite! Você não vai se arrepender! EU JURO!!!

Český Krumlov – 172 km de Praga
Poucos lugares têm o poder de nos transportar para o mundo da fantasia como Český Krumlov! Sério! A cidade parece cenário de filme, daqueles que a gente vê o castelo, as casas com telhados parecidos, uma ponte e ruas de paralelepípedo.
Como contei nesse post completão, estive aqui duas vezes e volto quantas mais tiver oportunidade! Para entender os motivos de Český Krumlov atrair tanta gente, vou falar brevemente sobre sua histórias que tem mais de 5 séculos. Acompanhe:


Os registros mais antigos datam que Český Krumlov nasceu ainda no século XIII, às margens do Rio Vltava. É incrível ver do alto do castelo (da parte grátis) que a cidade inteira serpenteia o rio, num zigue-zague lindo. Por isso não custa ressaltar que visitar o castelo é inesquecível, assim como conhecer os jardins e todo seu arredor.
Durante o verão é possível ver pessoas praticando kayak no rio e os restaurantes estendem suas tendas e mesas ao longo da rua e calçada. A diversão aqui é caminhar por cada uma das vielas históricas e entre as frestas dos prédios ver o castelo de ângulos diferentes.


Pilsen ou Plzeň – 95 km de Praga
Sim, meu caro leitor, você pensou certo! Foi nessa cidadezinha bem no interior da República Tcheca que a cerveja Pilsen foi inventada. Uma salva de palmas!!!!!!
Pois bem: Plzeň é uma cidadezinha fofa, como praticamente todas as cidades do Leste Europeu. Ela foi fundada em 1295 pelo rei Venceslau II, é uma das maiores cidades Tchecas e tem um centro histórico muuuuuuito lindo!



Bem na praça central você pode ver a catedral de São Bartolomeu, construída em estilo gótico e na mesma região está a Sinagoga de Plzeň, uma das maiores da Europa.
Se for amante da cerveja como nós, vai querer visitar a fábrica da Pilsner Urquell (aka onde tudo começou). O tour pela cervejaria é ótimo, eu realmente me surpreendi com a qualidade do passeio e para visitar as instalações da cervejaria (e beber alguns goles direto da fonte) você precisa apenas comprar o bilhete com um pouco de antecedência no site da empresa. Custa 250 CZK (+/- R$ 50).


Se você estiver indo na primeira semana de maio terá a incrível oportunidade de acompanhar o Festival da Liberdade, criado para comemorar a libertação da cidade das tropas Nazistas pelos Americanos. Durante o festival você verá as pessoas caracterizadas com as roupas da época (de enfermeiras à soldados), assim como verá Jipes e tendas.

Kutná Hora – 83 km de Praga
Aqui está um passeio perfeito de bate-volta e que é super “diferentão”, sabe? Nós fomos de trem e foi a melhor escolha, pois cansa menos.

Além de ser uma cidade fofa, Kutná Hora também é conhecida pelo Ossário de Sedlec, que é um dos maiores de toda a Europa. Sim, um ossário é a principal atração da cidade e por mais mórbido que possa parecer, Sedlec é quase uma obra de arte (tanto que é patrimônio da Unesco).



Além do Ossário você pode visitar a Catedral de Santa Bárbara, o Colégio Jesuíta e o Pátio italiano, que ficam no centrinho. Como Sedlec fica um pouquinho fora do centro, minha dica é ir logo cedo, faz o ossário, almoça e depois bater perna pela cidade. Aqui tem um post sobre a cidade!

Chodová Planá – 161 km de Praga
Aqui vai uma dica um tanto quanto diferente. Chodová Planá não é uma big cidade histórica, tão pouco cheia de atrações… o diferencial desta cidadezinha com menos de dois mil habitantes é sua fonte de cerveja e seu SPA, o primeiro que se tem registro a oferecer tratamentos e banhos de cerveja.


Isso mesmo! Por aqui além de beber uma bela cerveja Tcheca direto da fonte, você pode também tomar um banho de banheira regado ao líquido dourado! Você pode pegar mais informações clicando aqui.
É, minha gente! Por essa vocês não esperavam, né?!


Chodová Planá fica um pouco depois de Pilsen, então é uma bela dobradinha para um final de semana. Também fica há poucos quilômetros de Kalovy Vary, outra cidade igualmente linda.
Terezín – 61 km de Praga
E nem só de coisas divertidas se faz esse post. O último bate-volta que recomendo é nada menos que um Campo de Concentração Nazista que fica há cerca de uma hora de Praga.

Nem de longe o campo de Theresienstadt tem a fama de Auschwitz ou Dachau, mas é igualmente impactante. Esse campo era visto como “modelo” na época, por não se tratar de um campo de extermínio. É um absurdo de ler e ver pessoalmente nos impacta profundamente.
É impossível sair daqui indiferente. Aqui tem mais informações sobre.


RESERVE SUA VIAGEM CONOSCO!!
Você sabia que ao fazer reservas ou adquirir algum produto através dos nossos links parceiros você ganha descontos e de quebra nós ganhamos uma pequena comissão? É como pagar um cafezinho em troca das muitas dicas que damos de graça!
Então nos ajude a manter o blog assim, independente, com informações reais e sem aquele monte de publicidade!
Reserva de hotéis e pousadas pelo Booking: 👇🏻
Reserva pelo Airbnb para se sentir em casa:👇🏻
Malas e coisas para a viagem? Na Amazon tem!