Ásia, Camboja, Dicas, Diversos, Myanmar, Tailândia

Tudo o que você precisa saber para viajar pela Tailândia

13 abr 2015
[ 4 ]

Esse post tem tudo o que você precisa saber para viajar pela Tailândia. É aquele tradicional apanhadão que faço onde, além de dar dicas gerais, faço uma lista com todos os posts que fiz sobre as duas vezes que estive no país.

Sim! Estive na Tailândia duas vezes: a primeira em 2012 e a segunda em 2019 e as duas viagens foram completamente diferente uma da outra. Claro que só o fato de já saber o que esperar já proporciona experiências diferentes, mas não foi apenas isso.

Na primeira vez contratamos alguns serviços já aqui do Brasil e fechamos uma espécie de pacote com uma empresa, o que deixou tudo um pouco engessado. Na segunda fomos por conta e tivemos muita liberdade de escolha e pudemos mudar muita coisa já estando lá.

Bê-a-bá da Tailândia

Bom, a Tailândia é um dos países que formam o sudeste asiático e faz fronteira com Myanmar, Laos e Camboja. O Tailandês é a língua oficial, mas o inglês faz parte da rotina do país por conta do alto número de turistas, então de uma forma geral é tranquilo percorrer o país e até no interior dá para se virar e o inglês basicão já quebra um galho.

A moeda é o Baht, que é muito desvalorizada e é por isso que a Tailândia é o paraíso de mochileiros e dos mãos de vaca! kkk  Você pode conferir a cotação do dia clicando aqui. Mesmo com a desvalorização do Real, o Sudeste Asiático ainda é uma boa opção para os brasileiros e principalmente para os Nômades Digitais.

Como chegar e como se locomover?

Na primeira vez percorremos a Tailândia de norte a sul e também conhecemos a capital do Camboja. Justamente por incluir tanta coisa no roteiro e para dar conta dessa logística maluca, fizemos trechos de carro e de avião. E foi uma ótima escolha. Do Brasil até Bangkok voamos pela Etihad e internamente utilizamos a Bangkok Airways.

Na segunda vez fizemos Tailândia e Indonésia e novamente fizemos os trajetos de avião.

Já dentro das cidades, é legal dizer que é tudo múltiplo. Bangkok, por exemplo, é uma cidade enorme e você tem disponível vários meios de transporte como táxi, metrô, ônibus, aplicativos de transporte e barco (sim, barcos tem linhas e horários, como ônibus).

Quanto ao app, por aqui não existe Uber e sim o GRAB. Ele está disponível tanto para Android quanto para IOS. O tuktuk, que é uma moto adaptada e que é a marca registrada da região, é super fofo e divertido, mas não costuma ser o mais em conta já que apenas turistas costumam utilizar.

Apesar disso, acho uma experiência divertida e que é válida pelo menos uma vez. Se quiser agilizar algum passeio (tanto de taxi quanto de tuktuk), indico que feche o valor antes com o motorista, pois alguns golpes infelizmente costumam acontecer.

Quando fomos?

2012: Fomos no finalzinho de dezembro! Chegamos em Bangkok dia 27 e passamos o ano novo por lá. Foi uma ótima escolha, pois pegamos pouca chuva e pouco calor.

2019: fomos em abril e eu realmente não recomendo essa época por conta do calor surreal. Eu morei em Cuiabá por 8 anos e achei que conhecia o que era calor… kkkkkkcrying ledo engano! Pegamos sensação de 47C por dias e dias seguidos. Impossível de aproveitar muita coisa.

Para você entender melhor, aqui  tem um ótimo post para saber qual a melhor época para visitar  o sudeste asiático.

Cidades na Tailândia que já visitamos:

Bangkok

Foram 6 dias nessa metrópole conhecendo templos, mercados e pessoas. Andamos de tuktuk, trem, barco e carro e que cidade surpreendente!

Sei que a palavra ‘surpreendente’ é clichê pra caramba, mas Bangkok é uma cidade enorme, que mescla prédios ultramodernos com casas simples e templos seculares e tudo parece se entrelaçar, sabe? A impressão que dá, é que um faz parte e completa o outro. É uma cidade muito interessante!  .

Confira os lugares que visitamos em Bangkok ou ao redor da cidade:

Mais de 8 mil barracas, muita gente e um lugar único: este é o Chatuchak Market

 Wat Pho – o templo do Buda ReclinadoIMG_0345

Engarrafamento de barcos no Mercado Flutuante de BangkokIMG_0176

Wat Arun e o pôr do solUma das galerias do templo.

Kanchanaburi: para gringo ver IMG_1430_2

A histórica Ayutthaya e seus Buddhas decapitadosIMG_0944

Chiang Mai <3

Da capital seguimos para o interior: Chiang Mai e Chiang Rai. Olha, Chiang Mai é um encanto só, tem uma vibe meio europeia e cheira canela!  E em Chiang Rai estivemos no templo mais lindo da vida, o Branco.

Essa é a graça de viajar pra mim. Tem gente que evolui estudando, praticando esportes ou ajudando o próximo. Eu fui aprender mais sobre mim mesma lá na Ásia onde tudo é simples, mas muito profundo. Esses são os posts da região de Chiang Mai e Chiang Rai:

 Passeio de balsa (furada) de bamboo na TailândiaIMG_2174

No alto da montanha: Wat Phrathat Doi SuthepIMG_2325

Long Neck Village: a tribo das mulheres girafa no norte da TailândiaIMG_2759

O incrível Wat Rong Kung, em Chiang RaiIMG_2459

Ilhas

Chega de Templos! Hora de ver as paradisíacas praias da Tailândia! E olha, que lindeza de mar azul turquesa!! Ficamos em Phuket por 6 dias e foi pouco, muito pouco! Isso só nos deixou com vontade de voltar e ficar mais tempo. Nem vou me prolongar, vejam vocês mesmos nesses posts:

O azul do mar das Ilhas Ko Phi Phi e PhuketIMG_2956

Maya Bay, a paradisíaca praia da TailândiaEsta era a minha vista sentadinha na praia!

 Montando a mochila: que roupas levar para o continente asiático?Tudo o que levei para a viagem

Comidas asiáticas

Achei a gastronomia desses dois países muito parecida com a nossa. O arroz é servido em quase todas as refeições, assim como frango e peixe. É claro que há uma infinidade de restaurantes internacionais que te deixarão bem à vontade (se você for fã de pimenta e frango como eu, você tá feito!).

Algo que chamou minha atenção e que adorei foi o fato de que a gastronomia de rua é bem presente. Na saída dos templos sempre há barraquinhas e mais barraquinhas de mil coisas diferentes, mas as que mais gostei foram as que vendiam frutas já descascadas e cortada em um saquinho. Eles te davam um palito (tipo esses de churrasquinho de rua) para você ir comendo pela rua. Amei. Comi muito!

Muita gente me alertou sobre o cuidado (ou a falta de) no preparo dos alimentos, mas acho que alguns cuidados devem ser tomados tanto se você estiver na Suíça quanto na tribo mais pobre do mundo: limpeza do lugar e validade do alimento! O resto fica tudo certo.

Vistos

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia. Já para viajar ao Camboja precisamos sim ter visto para entrar no país. Aqui conto o que é preciso fazer:

Vistos para Tailândia e Camboja IMG_1986

Valores

Costumo dizer que caro mesmo só a passagem, que geralmente custa a partir de R$ 2,5 mil, pois o resto é bem em conta (por isso muitos mochileiros simplesmente amam a Ásia).É possível fazer uma refeição completa (prato feito ENORME + refri) a partir de 4 dólares, mas se você for mais exigente e quiser um restaurante melhor, também é barato (entre 12 e 19 dólares) e se você for MUITO exigente… Bem, aí o céu é o limite! Rs

Hotéis escolhidos

Poderia entrar no parágrafo dos valores, pois também são muito em conta. E olha, tem para todos os bolsos e gostos. Para terem uma base, o valor da diária de um hotel 3 estrelas aqui é o valor da diária em um 5 estrelas lá.

 Onde nos hospedamos:

Bangkok: Pullman King Power

Chiang Mai: Le Meridien 

Chiang Rai: Le Meridien

Phuket: SALA Phuket Resort & SPA

Quanto tempo ficar? 

Bom! Depende muito do tipo de roteiro que você pretende fazer, mas não imagino uma viagem à Àsia durar menos do que 15 dias. Pense comigo: só nossa ida levou 21 horas, isso que tivemos sorte e pagamos uma conexão ótima! Então imagine levar mais de 40h (ida + volta) e passar apenas uma semana? Não rola, né?

É isso pessoal! Não se esqueçam de comentar os posts, isso ajuda o blog a ganhar vida, me orienta sobre as preferências de vocês e me estimula, pois a cada comentário fico muito feliz! Você também pode acompanhar a gente no Facebook e Instagram

Deixe seu comentário

4 comentários em "Tudo o que você precisa saber para viajar pela Tailândia"
  1. Jamile Callegher   •   08/05/15   •   14h33

    Olááááááá!!!
    Acabo de conhecer o blog, só li o post do casório e já super amei!!!!! Vou dar mais uma fuçada!! rsrsrsrs

    • Iara Vilela   •   12/05/15   •   10h21

      Olá, Jamile. Tudo bem?
      Espero que tenha gostado do blog e volte sempre a nos visitar!
      Qualquer dúvida é só entrar em contato por aqui, facebook ou instagram pelo @comoserrosaprendi!

      :*

  2. Belisa   •   11/05/15   •   13h07

    Maravilhoso!! Os passeios você fechava no hotel ou ia por conta própria mesmo? :)

    • Iara Vilela   •   12/05/15   •   10h16

      Olá Belisa, tudo bem?
      Então, fizemos de tudo um pouco: fechamos alguns passeios ainda aqui no Brasil com a empresa Terra Mundi, fizemos muitos passeios por conta e outros tantos pegamos no hotel. Fazer isso é tudo bem tranquilo se você pesquisar antes e já tiver uma base dos preços, pois como em todo lugar turístico ele “metem a faca” nos viajantes. Tem que barganhar sempre!

      :*